O DevOps, muito mais do que uma metodologia, é uma coletânea de boas práticas adoptada e adotada por várias empresas, que permite entregas de demandas mais rapidamente em forma estável, além de outros benefícios, como menos desperdícios, menos custos e maior fidelidade de clientes no mercado. Veja dicas de gestão de projetos de TI com DevOps.
As metodologias de desenvolvimento iterativo/ incremental de software, adaptadas com DevOps preveem uma estreita colaboração entre desenvolvedores de software, controle de qualidade, infraestrutura e segurança, e equipes de operações de TI. Seu objetivo é o de reduzir o tempo de resposta e melhorar a qualidade e eficiência, mas você sabe como fazer uma boa gestão de projetos de TI com DevOps?
Um ponto importante é que DevOps pode ser aplicado, independentemente do método de projetos. As boas práticas DevOps permitem agregar tanto disciplinas técnicas como de gestão e cultirais ao próprio método escolhido. Assim algumas das atribuições do DevOps incluem resolver contratempos na entrega de projetos, bem como bugs, gaps, retrabalhos, baixa produtividade, atrasos e falhas em procedimentos básicos. Há empresas que, após adotarem o DevOps, conseguiram entregar sua demanda 30 vezes mais rapidamente, segundo uma pesquisa da Puppet Labs.
Quer entender melhor como fazer uma boa gestão de projetos de TI com DevOps? Acompanhe, a seguir, as nossas dicas.
Benefícios da gestão de projetos de TI com DevOps
O estilo de desenvolvimento iterativo traz uma série de vantagens para a gestão de projetos de TI, sabia?
Os principais são:
- Ciclos de lançamento mais curtos;
- Produtividade aumentada;
- Tempo de resposta ao mercado mais rápido;
- Atualizações menos intrusivas;
- Software de maior qualidade;
- Mais satisfação dos clientes.
A gestão de projetos de TI com DevOps requer a implantação de infraestrutura e aplicativos rapidamente, tratando-os como código e permitindo que esse código seja implantável a qualquer momento de forma testável e repetível.
Desta forma e com essa abordagem, eles podem ser implementados onde for necessário, seja em Data Center, na nuvem ou entre vários ambientes.
Como um dos princípios do DevOps é desenvolver e testar ambientes que simulem um ambiente de produção, na gestão de projetos é fundamental garantir prever e identificar incompatibilidades no ambiente, tais como diferenças simples na configuração no sistema operacional (SO) ou no nível do middleware – que podem causar problemas significativos de qualidade.
Antes, os desenvolvedores não podiam verificar como o aplicativo se comportaria no ambiente de produção ou se ele poderia ser implantado por meio dos processos utilizados no ambiente de testes.
Uma solução para isso seria combinar uma infraestrutura de nuvem com automação para equipes de DevOps, dando às equipes o provisionamento de autoatendimento e a disponibilidade do ambiente sob demanda.
Além desta dica, quer saber de outras recomendações sobre gestão de projetos de TI com DevOps? Dá uma olhada!
4 segredos de gestão de projetos de TI com DevOps
Existem alguns processos essenciais para se destacar em gestão de projetos de TI com DevOps. São eles:
Automação
O DevOps depende diretamente da automação, que precisa funcionar de maneira perfeita para garantir uma boa gestão de projetos de TI. Para isso, é imprescindível contar com ferramentas que se constroem, que se compram e ferramentas de código aberto, proprietárias.
Com o auxílio dessas ferramentas, é possível automatizar grande parte do desenvolvimento de software, além do processo de implantação. Outro componente fundamental nesse processo é a automação de pilha completa para fornecer os meios para implantar um aplicativo em nuvem e configurar o ambiente de nuvem em que ele é executado.
A automação garante que os sistemas corretos estejam disponíveis como e quando necessário, correspondendo aos sistemas de produção nos quais os aplicativos desenvolvidos estarão instalados.
Governança
Muito além dos conceitos de nuvem e automação, o DevOps serve para empresas que estejam adotando o conceito de governança. Isso porque, no DevOps, há uma grande quantidade de cargas de trabalho colaborativas abertas, código compartilhado e contribuições de outras equipes que podem estar em outras unidades de negócios ou fora das equipes de desenvolvimento ou teste.
O conceito de governança é imprescindível na gestão de projetos de TI com DevOps porque permite que as organizações consigam abrir a carga de trabalho e mudar a forma como a colaboração funciona entre os times.
A governança fica mais leve do ponto de vista processos demorados, sobrecarregados e pesados quando inserimos a automação. DevOps permite ser mais rigoroso na rastreabilidade e controle com o uso do ferramental que automatiza atividades rotineiras, minimizando riscos e aumentando a qualidade, deixando os processo de governança, como por exemplo, gestão da mudança, mais leves.
Cultura
Uma empresa que não tem a cultura certa no momento de gerir projetos de TI com DevOps provavelmente não terá os melhores resultados. Uma cultura forte e bem estruturada requer liderança e incentivo de equipes de pessoas, cada qual com suas habilidades e experiências.
É preciso eliminar o medo de punição ou do fracasso, garantindo que o aprendizado por meio da experimentação e colaboração seja valorizado. Para fazer uma correta transição de cultura DevOps, é preciso mudar a cultura da organização de TI e, provavelmente, o restante da empresa também.
As equipes devem ser:
- Multidisciplinares;
- Autônomas;
- Auto gerenciáveis.
Agir como startup
Para integrar o DevOps e conseguir gerir projetos de TI de maneira efetiva, é preciso agir da mesma forma que uma startup, com agilidade, foco no que importa e encarando riscos e fracassos de maneira positiva.
Outro ponto fundamental é a mensuração de resultados, que ajudam a saber se os esforços de uma equipe estão funcionando. Hoje em dia, há muitas ferramentas que ajudam na gestão de projetos de TI ao apontarem seus indicadores de sucesso.
Algumas questões que devem ser feitas pela equipe podem ser:
- Qual é o tempo gasto entre desenvolvimento e implementação?
- Com qual frequência surgem bugs?
- Quanto determinada funcionalidade da aplicação está sendo utilizada?
- Quantos usuários você ganhou ou perdeu numa mudança?
Feito isso, é preciso compartilhar esses dados e adotar medidas para melhorar as ações, evitando que ações negativas permaneçam ou se repitam.
Para melhorar a gestão de projetos de TI com DevOps, é fundamental entender esse modelo iterativo, em que clientes podem acompanhar processos, operações, engenharia de software e controle de qualidade.
Vale a pena investir no DevOps para ter uma empresa mais escalonável, que traga vantagens para empresas e departamentos de TI e priorize entregas mais rápidas!
Conheça nossos cursos focados em maximizar a eficiência da TI com base em DevOps, clique aqui!