O DevOps é uma abordagem  que mudou significativamente os paradigmas da construção de softwares, liberação e  gestão. Sua adoção exige uma grande mudança de mentalidade para lançar versões de software, já que engloba excelência no serviço ao cliente, redução de custos e maior eficiência. Por isso mesmo, é comum que haja muitas dúvidas sobre sua adoção e funcionamento.

Esse método prevê unidades de negócio ágeis, adaptáveis e flexíveis para trabalharem em conjunto e gerar produtos e serviços de excelência. Ciclos longos de lançamento? Não mais com o DevOps. Frameworks mais ágeis? Com certeza!

Essas e muitas outras questões, bem mais complexas, fazem parte do dilema de muitos gestores sobre como uma organização alavanca o DevOps hoje em dia.

Quer entender melhor o funcionamento dessa metodologia? A seguir, confira 5 dúvidas frequentes sobre DevOps e veja a melhor forma de implementá-las na sua organização!

1. Qual é a importância do DevOps na liberação de novas versões de software?

Em geral, o desenvolvedor envia o pacote à equipe de infraestrutura, que deve colocá-lo em um servidor para liberar um novo software. Geralmente, temos muitas pessoas fazendo a mesma tarefa.

Com o DevOps, esse processo fica mais simples, já que ele implementa:

  • Mudança no ambiente para que ele seja mutável, mas igualmente seguro;
  • Entrega contínua facilitada;
  • Integração entre as equipes de infraestrutura e desenvolvedores.

Com essas alterações, reduzindo a quantidade de software liberado, cada lançamento tem menos mudanças, porém acontecem com maior frequência.

2. O profissional DevOps é um generalista ou especialista?

hnz-consultoria-e-treinamentos-blog-devops-o-profissional-devops-e-um-generalista-ou-especialista

Quem atua com DevOps em uma empresa precisa ter conhecimento na área, porém não é necessário ser especialista em infraestrutura ou desenvolvimento, já que os profissionais se complementam nesse time.

É preciso, sim, ter uma base sólida de conhecimento nas duas áreas. Um caso seria entender de lógica de programação e camadas de network, ambientes, testes, segurança, por exemplo.

3. Fenômeno Fullstack com o DevOps é possível?

A função de fullstack encaixa todas as habilidades de um front-end e back-end no mesmo perfil. Para muitos profissionais, essa combinação é demais e exige muito de uma pessoa ou equipe.

O DevOps corre o risco de passar pelo mesmo fenômeno, porém, como a abordagem não se trata de um profissional, essas mudanças seriam implementadas em uma equipe encarregada de difundir uma cultura de integração e desenvolvimento contínuos, distribuindo melhor as responsabilidades.

4. DevOps está relacionado a metodologias ágeis como o Scrum?

hnz-consultoria-e-treinamentos-blog-devops-esta-relacionado-a-metodologias-ageis-como-o-scrum

Uma as vertentes do DevOps surgiu junto com o Manifesto Ágil, porém nem sempre não é um referencia especifica de algum framework de mercado. Basicamente, o motivo para isso acontecer é que o deploy contínuo não precisa de métodos ágeis para funcionar.

Entretanto, é indicado que o DevOps seja parte do framework, já que tem alguns princípios parecidos, como a autonomia das equipes, liberação regular de pequenos lotes de software, teste unitários e uma maior colaboração do negocio e equipes técnicas de TI.

5. DevOps está ligado à TI escalonável?

A web escalonável compreende um padrão de computação global que oferece recursos de grandes provedores de serviços em nuvem dentro da configuração de TI de uma empresa. Isso acontece em paralelo com a construção de aplicativos e infraestrutura de várias companhias.

O DevOps entra nesse processo como o primeiro passo para que as organizações expandam suas operações, conduzindo um desenvolvimento rápido, contínuo e incremental de apps e serviços.

Como o DevOps pode beneficiar organizações de vários portes

O DevOps é uma das abordagens de maior sucesso no universo de TI e cria diversas oportunidades para as empresas se tornarem mais ágeis e eficientes na entrega de seus produtos e serviços.

Se bem implementado, o DevOps pode poupar uma quantidade significativa de tempo e dinheiro, além de aumentar a eficiência em todos os níveis.

Para criar um ambiente DevOps, não há solução rápida: é preciso tempo para atrair os stakeholders e mudar políticas, práticas e atitudes. Com a sua adoção, automatizar processos de testes e lançamentos se torna algo corriqueiro, gerando muito menos custos e elevando a eficiência para que desenvolvedores utilizem seu tempo escrevendo códigos em vez de detectar e corrigir bugs.

Atualmente, há muitas ferramentas de automação que podem ajudar a tornar um teste, monitoramento ou processo de implantação mais eficientes. Vale a pena conhecê-las e tornar o DevOps parte da sua empresa!

Artigos relacionados:

Conheça nosso canal no Youtube 

HNZ

HNZ

One Comment

Leave a Reply