Uma equipe é um grupo de pessoas trabalhando em direção a um objetivo comum, interdependentes uns com os outros, com alguma familiaridade entre os membros. As equipes mantêm um conjunto de convicções expressas pela maioria dos participantes. Além disso, eles têm forças internas e externas agindo sobre eles que estabelecem e mantêm a identidade do grupo.

Há uma de trabalho, chamada trabalho de relacionamento. O trabalho de relacionamento é um catalisador social, facilitando o trabalho de forma a encurtar o tempo necessário para fazer outro trabalho, reduzir as barreiras de comunicação e construir a confiança com base no respeito. Afinidade é a medida da força de relacionamento entre indivíduos, equipes, unidades de negócios e até mesmo empresas. É incrivelmente difícil de medir com precisão.

Independentemente da estrutura organizacional, as empresas muitas vezes atribuem um valor aos papéis, criando uma escada de prestígio. Os indivíduos perceberão um papel como mais valioso do que outro, criando uma hierarquia de importância. Essa hierarquia pode ser reforçada pela cultura da empresa baseada em quem recebe bônus, promoções ou outros resultados desejados. Esta escada pode criar uma falsa sensação de motilidade ascendente com base na mudança de papéis, encorajando os indivíduos a perseguir empregos que eles podem não ser tão bem adequado para ou não desfrutar tanto.

As empresas muitas vezes têm várias equipes que precisam trabalhar juntos. À medida que as empresas começam a depender de serviços externos, as equipes precisam trabalhar com outras empresas para atingir metas. Entender quem tem o conhecimento ou habilidades necessárias e construir relacionamentos fortes com essas diferentes equipes, organizações e empresas é afinidade.

Laços interpessoais dentro das equipes

Equipe de TI

Forças internas incluem uma tensão entre estabilidade e mudança

As pessoas dentro de um grupo podem favorecer a estabilidade através de uma busca por verdades imutáveis ou “melhores práticas”. Nossas tendências para a estabilidade podem trabalhar para tornar uma equipe ou um grupo mais coeso e evitar conflitos naturais pode levar pessoas dentro de uma equipe a concordar uns com os outros mais do que eles poderiam de outra forma. Uma equipe com muito conflito pode não ter estabilidade interna suficiente para cumprir seus objetivos, mas evitar muito o conflito leva a uma homogeneidade de pensamento que reduz a criatividade e habilidades de resolução de problemas.

As forças externas que unem as equipes tendem a ser situacionais

O conflito com outro grupo, como a competição por recursos compartilhados, vai vincular e fortalecer a identidade da equipe, como identidades individuais e sucessos são muitas vezes alinhados com o sucesso e a identidade da equipe. Os objetivos ou prazos impostos externamente podem ter um efeito semelhante, assim como algo que ameaça a estabilidade ou mesmo a existência da equipe – embora seja preciso notar que, embora algumas circunstâncias e conflitos externos possam reunir algumas equipes, os grupos que carecem de coesão e estabilidade inicial suficientes têm um grande conflito já é improvável que sobreviver em sua forma original.

A força dos laços interpessoais pode ser medida por vários fatores:

  • Tempo compartilhado. Basta passar algum tempo trabalhando juntos pode ajudar a fortalecer os relacionamentos no local de trabalho.
  • A intensidade da relação superar os desafios e resolver os conflitos, especialmente em experiências intensas como a resolução de uma interrupção da produção, pode unir as pessoas.
  • Reciprocidade de histórias compartilhadas. Abrir e compartilhar tantas vitórias pessoais e adversidades é uma ótima maneira de conhecer uns aos outros.
  • Reciprocidade de apoio Tomar on-call durante feriados, cobrindo uma mudança quando um colega de equipe está de férias, ou ajudar alguém com um problema que eles estão trabalhando em todos os são grandes maneiras de apoiar uns aos outros.

Coesão da equipe

Coesão de equipe é o grau em que os membros individuais querem contribuir para a capacidade do grupo para continuar como uma unidade de trabalho funcional. Uma equipe de baixa coesão tende a assumir um tipo de mentalidade de “todos por si”, com os membros da equipe atuando por interesse próprio e não pelos interesses da equipe como um todo. Escusado será dizer que há menos confiança, menos compartilhamento de conhecimento e menos empatia em equipes menos coesas.

Outras facetas da dinâmica da equipe incluem integração de equipe, ou até que ponto uma equipe combina experiência individual e trabalho em um todo unificado, bem como a solidariedade de equipe, ou até que ponto uma equipe tem interesses comuns que os unem. A integração da equipe é especialmente valiosa para a produtividade porque permite que mais conhecimento seja compartilhado entre os indivíduos, permitindo que as pessoas trabalhem juntas mais do que mantendo conhecimento para si mesmas, e essa síntese de ideias pode permitir que uma equipe se torne mais forte e produtiva do que como apenas a soma de seus membros individuais.

Diversidade

Equipe de TI

Ao pensar em nossas associações de grupo, devemos nos certificar de considerar a ampla gama de grupos aos quais as pessoas podem pertencer. Embora existam muitos recursos disponíveis que vão em muito mais profundidade do que temos espaço para aqui, vamos discutir brevemente os benefícios e eixos de diversidade e como as equipes e organizações podem trabalhar para criar ambientes inclusivos que funcionam bem para o negócio e o Indivíduos que trabalham para ele.

A diversidade é crítica para a inovação: as diferentes ideias, perspectivas e pontos de vista que vêm de diferentes origens são uma parte crucial do desenvolvimento de novas ideias. Diversas equipes serão capazes de desenvolver produtos que trabalham para uma base de clientes mais ampla devido às suas experiências únicas. Quanto mais grupos diferentes ou indivíduos trabalham juntos, mais estimulados criativamente as pessoas tendem a ser. A indústria de tecnologia tende a ser muito homogênea, consistindo principalmente de homens brancos heterossexuais, em proporções muito maiores do que são encontrados na população em geral, o que pode reduzir sua inovação e criatividade.

Grupos heterogêneos trocam uma gama mais ampla de informações e discutem mais tópicos do que os homogêneos. Esses benefícios são ainda mais acentuados quando os grupos estão trabalhando em tarefas que exigem criatividade ou quando são obrigados a interagir com membros sem grupos, onde o pensamento divergente pode ser útil. Na prática, isso significa que as equipes que interagem com os clientes se beneficiarão do aumento da diversidade, levando a uma maior satisfação do cliente.

Um estudo realizado pelo pesquisador e professor de administração Orlando C. Richard em 2000 mostrou que a diversidade cultural na força de trabalho levou a um aumento do desempenho da empresa durante os períodos de crescimento da empresa e do negócio.

Embora diversos grupos levem a um aumento do desempenho nos níveis individual, da equipe e da empresa, a desvantagem é que eles também podem causar aumentos no conflito interpessoal, o que pode levar a uma moral mais baixa no curto prazo. Faz sentido que diferentes pontos de vista, expectativas e opiniões levem a divergências. É importante certificar-se de que os desentendimentos são tratados bem, não apenas por quem grita mais alto. Pensando no compacto devops, temos que saber que estamos trabalhando em direção ao mesmo objetivo e agir com o entendimento de que ainda compartilhamos esse objetivo, apesar dos desacordos.

Não importa muito se você conseguir entrevistar e contratar funcionários diversos, se você não pode mantê-los. Juntamente com a diversidade, as empresas precisam iniciar iniciativas de inclusão para garantir que os indivíduos pertencentes à minoridade experienciam a pertença e o estímulo para manter a singularidade dentro do grupo de trabalho.

Benefícios da melhora da afinidade

Há uma infinidade de benefícios para melhorar a afinidade entre equipes em níveis individuais, de equipe e organizacionais. Maior empatia e comunicação ajuda as pessoas a sentir que suas vozes são ouvidas e suas preocupações apreciadas, o que cria um ciclo de moral melhorado e produtividade. Uma melhor dinâmica inter-sistemas cria organizações mais robustas e produtivas que são capazes de oferecer soluções mais criativas, trabalhar de forma mais eficaz entre unidades de negócios e iterar mais rapidamente. Afinidade melhorada é bom não só para as pessoas que trabalham para o seu negócio, mas para o negócio também.

Tempo de ciclo reduzido

Tempo de ciclo e lead time (tempo de espera) são medidas de trabalho e produtividade que têm raízes no sistema Kanban, um sistema de agendamento para a produção Lean desenvolvido na Toyota nos anos 1950. O lead time é o tempo desde que um pedido é feito até quando o resultado final é entregue, ou o ponto de vista do cliente sobre quanto tempo leva algo para ser concluído. O tempo de ciclo também termina com a entrega, mas começa, em vez disso, quando o trabalho começa com um pedido e não quando um pedido é recebido. O tempo de ciclo mede mais a taxa de conclusão ou a capacidade de trabalho de um sistema em geral e um tempo de ciclo mais curto significa que menos tempo está sendo desperdiçado quando um pedido foi feito, mas nenhum progresso ou trabalho está sendo feito.

Redução de Barreiras de Comunicação

A falta de comunicação, mal-entendidos e outras formas de comunicação errada são alguns dos maiores custos ocultos no local de trabalho. Ser incapaz de comunicar claramente as expectativas, seja para o que um cliente quer, o que é necessário para uma solução de enfrentamento interno, ou para o lado humano de coisas como as pessoas são esperadas para trabalhar em conjunto, muitas vezes leva a essas expectativas não satisfeitas. A repetição do trabalho, devido a expectativas não claras na primeira vez ou a múltiplas pessoas inconscientemente duplicando esforços uns dos outros, também é dispendiosa. Problemas com a comunicação desperdiçam tempo, trabalho e dinheiro.

Confiança

Os benefícios de organizações de alta confiança versus baixa confiança são numerosos. Colegas que confiam uns nos outros são capazes de colaborar mais e duplicar menos esforço. Os funcionários que confiam em sua organização para apoiá-los podem levar o tempo necessário para investir em si mesmos e suas habilidades, fortalecendo as conexões em seu trabalho e reduzindo o risco de esgotamento. Criando e mantendo um ambiente de alta confiança é fundamental para promover as relações e compreensão que incorporam devops.

Inovação

Construir redes que permitam que os indivíduos se conectem tanto dentro como fora da organização incentiva a ponte que preenche lacunas no conhecimento ou na inovação dentro de sua organização. Para ser inovador, uma organização precisa ter uma cultura de confiança e inocência, que não só recompensar o sucesso, mas também lidar bem com a falha. A inovação exige assumir riscos, e uma cultura da culpa que pune a tomada de riscos, bem como as falhas que resultam, não se presta ao comportamento criativo de assumir riscos que produz soluções inovadoras.

Quer melhorar a produtividade da sua equipe e implementar DevOps na sua organização? Entre em contato em conosco pelo nosso e-mail “contato@hnz.com.br” que ofereceremos treinamentos e consultorias personalizadas para a sua necessidade! Conte com quem realmente sabe do assunto.

Leave a Reply