Você sabe por que é cada vez mais fácil contratar e cancelar (quase sempre) serviços? Graças à tecnologia, o Software as a Service (SaaS) é a denominação para empresas que disponibilizam aplicações pela internet para realizar as mais variadas tarefas. Ela é parte da revolução na forma de lidar com o usuário, cada vez mais no centro dos negócios.

Empresas reconhecidas por sua alta qualidade de atendimento, como Dropbox, Google Drive, Netflix ou Pipefy, por exemplo, são SaaS, sabia? Elas dependem de cloud computing para, pois oferecem, em sua maioria, um serviço virtual e eletrônico, podendo ser ou não em rede.

Quer entender melhor o que significa SaaS e como ser uma empresa deste tipo? Nós te explicamos a seguir!

O que significa SaaS? 

Software as a Service (SaaS)

Empresas de serviços existem aos milhões em todo o mundo, não é mesmo? Elas precisam estar em contato permanente com os clientes, oferecendo todo o suporte necessário, mas como fazer isso sem um espaço físico destinado a esse setor?

O Software as a Service (SaaS) é um serviço prestado de forma virtual e eletrônica. Empresas SaaS são aquelas que oferecem aos clientes a facilidade de usar aplicações pela internet, como um serviço mesmo. Nada mais de CDs ou pendrive de instalação.

Uma aplicação online pode ser usada de forma simples e remota. Basta apenas ter uma conexão com a internet – e o melhor é que não é preciso instalar ou atualizar softwares.

A origem do SaaS está na necessidade cada vez maior de oferecer respostas rápidas no dia a dia. Ele, de forma resumida, chegou para transformar produtos em serviços, tornando muito mais fácil o uso de softwares.

Como funciona o SaaS?

Hoje em dia, não existe mais a necessidade de comprar licenças, instalar e atualizar softwares. O SaaS faz com que todo esse processo aconteça online, seja em instalações locais ou via browser.

O cliente paga uma solução como serviço e não como licença. Então, ao contrário daqueles CDs de antigamente, o fornecedor é quem disponibiliza o sistema.

Um exemplo prático de como o SaaS funciona é a Netflix. A gigante do streaming oferece um serviço para inúmeros usuários em todo o mundo. Cada cliente tem sua conta protegida e sabe que ninguém vai acessar suas informações pessoais, mesmo que todos façam parte de uma mesma plataforma.

Resumidamente, o SaaS disponibiliza serviços para vários clientes e, ao mesmo tempo, com segurança individual.

Quais são as diferenças entre empresas SaaS e softwares convencionais?

Software as a Service (SaaS)

A principal diferença entre empresas SaaS e softwares convencionais é o local da hospedagem dos dados.

No modelo convencional, o software precisava ser instalado no computador da empresa contratante.

Já no SaaS, ele pode ser acessado através de um navegador na internet, pois os dados ficam salvos na nuvem.

Vantagens de se tornar uma empresa SaaS

O SaaS é muito mais vantajoso para o usuário e para a empresa. Alguns benefícios trazidos por ele são:

  • Dispensa instalação;
  • Opções customizáveis;
  • Custos iniciais reduzidos;
  • Acesso a partir de qualquer lugar;
  • Integrações com outros sistemas;
  • Pacotes variados (paga apenas pelo que usar);
  • Atualizações automáticas.

O último ponto, inclusive, é um dos mais atraentes quando o assunto é SaaS. Não existe coisa pior do que esperar um técnico ir ao escritório para fazer uma manutenção de software – algo que gasta tempo e é trabalhoso.

Com o SaaS, mesmo que haja algum problema, todo o atendimento e suporte é online.

Exemplos de empresas SaaS

Software as a Service (SaaS)

Já existem muitas empresas se destacando com a oferta de Software como Serviço. A seguir, falamos sobre algumas, para facilitar o entendimento do SaaS:

Adobe

Oferece diferentes serviços por assinatura dentro da Adobe Creative Cloud. Tudo é feito online, de maneira prática e eficiente.

Salesforce

O CRM online mais usado e famoso do mundo também oferece soluções de Software as a Service.

The Ultimate Software Group

Outra empresa que atua no segmento de tecnologia e cujas soluções são baseadas na nuvem é a The Ultimate Software Group.

Resultados Digitais

Esta empresa brasileira, muito conhecida no mercado por suas soluções em automação e marketing digital, a Resultados Digitais é uma empresa SaaS.

Com mais de 13 mil empresas atendidas, ela usa o SaaS para oferecer diversos serviços, indo de e-mail marketing a produção e publicação de conteúdo.

Que áreas se beneficiam do SaaS

O SaaS, embora seja adaptável a diversos segmentos de empresas, é amplamente utilizado nas áreas de:

  • Marketing digital;
  • Financeiro, especialmente bancos digitais;
  • E-commerce;
  • Delivery;
  • E-learning;
  • Cobrança.

Amplamente utilizado no mundo e por empresas líderes em seus segmentos, o SaaS é uma solução que merece ser estudada – e implementada!

HNZ

HNZ

Leave a Reply