Muitas pessoas acreditam que DevOps é apenas uma moda, ou que seja algo que foi inventado nos últimos anos. Mas afinal, você sabe qual é a história do DevOps?
Como e porque DevOps surgiu
Bom, talvez você leitor irá ficar surpreso, mas o DevOps já tem alguns anos de estrada. Tudo começou lá atrás, mais precisamente em 2008, Patrick Debois, começou a propor e fomentar a discussão de métodos para solucionar conflitos entre as áreas de Desenvolvimento e Operações. Algo que sempre esteve presente dentro das áreas de TI. A preocupação de como aumentar a maturidade da gestão de infraestrutura, e sair de configurações manuais que travavam a TI. Ele já estava trabalhando em implementar ideias de desenvolvimento de software para atividades de infraestrutura, em sua palestra que manifestou em Toronto em 2008.
Veja o material desta palestra neste link: http://www.jedi.be/presentations/agile-infrastructure-agile-2008.pdf?utm_source=blog&utm_campaign=rc_blogpost
Já em 2009 com o grande Patrick Debois toma conhecimento de uma palestra na conferência da Velocity, onde dois funcionários da Flickr fizeram um seminário chamado “10+ Deploys per Day: Dev na Ops Cooperation at Flickr”.
Nesta palestra do Seminário, eles apresentaram os resultados extraordinários, inimagináveis para a época, quando resolveram discutir como resolver os constantes conflitos entre as áreas de desenvolvimento e operações de IT, de forma que os problemas possam ser resolvidos com mais agilidade dentro da Flickr. Esse seminário pode ser considerado como o marco do início do Devops, onde Patrick Debois se inspira para nomear o movimento inimaginavel.
Em 2009 o então “Padrinho” do DevOps Patrick Debois dá seu ponta pé inicial na disseminação deste conceito pelo mundo, criando em Ghent na Bélgica o primeiro DevOps Days. Esse evento ocorre até hoje, porém atualmente em proporções mundiais. Inclusive algumas cidades no Brasil como Campinas, São Paulo, Belo Horizonte, Recife, entre outras sediam esse evento com muita aderência e sucesso. A partir disso tiveram diversos eventos além do DevOps Days que deram continuação a evolução do Devops no tempo: Criação de livros como “entrega contínua” e “projeto fênix”, criação de relatórios como o “State of DevOps Report” e certificadoras provendo material para a capacitação em Devops como a “EXIN”, o “DevOps Institute” e a “Dasa”.
A evolução da disseminação do DevOps durante o tempo
- Em março de 2011, o Gartner publicou um relatório no qual afirmava que, até o final de 2015, DevOps se tornaria a principal estratégia em 20% das organizações mundiais.
- Em 2017 DevOps, segundo o relatório da puppet, 25% das equipes já eram DevOps
O gráfico de pesquisa sobre o termo DevOps também seguiu um crescimento exponencial durante os anos
Mas quais problemas levaram à criação do DevOps?
Historicamente existem fortes conflitos entres os desenvolvedores e administradores de sistemas, mas eles concordam que seus clientes do negócio fazem exigências antagônicas. Por um lado, os usuários de negócios pressionam a área de IT por mudanças o mais rápido possível (novos recursos, novos serviços, novos fluxos de receitas), mas também exigem um sistema estável, livre de interrupções, de alta qualidade e segurança (algo que leva tempo).
O problema com o processo de entrega de software tradicional (ou a falta dele) é que ele não está bem adaptado para suportar estes dois requisitos simultaneamente. Assim, as empresas têm de escolher entre…
- Entregar mudanças rápidas e acabar com um ambiente de produção confuso ou…
- Manter um ambiente estável, mas desatualizado
A ideia é que com a colaboração entre os grupos que eram antes distintos principalmente nos seus objetivos e metas, eles possam um ajudar o outro, compartilhando conhecimentos e responsabilidades, a fim de melhorar a qualidade, a escalabilidade do software, a gestão e a eficiência das suas equipes de TI.
O mundo dos negócios agradece a adoção do DevOps. Com ele as organizações estão sendo capazes de lançar um software de maior qualidade, com deploys mais ágeis, mais seguros e com uma resposta mais ágil a qualquer falha ou incidente.
No vídeo abaixo você pode conferir com mais detalhes essa incrível história do DevOps
Conclusão
Isso é só o começo, DevOps ainda tem muito a evoluir, ele dentro das empresas já não está mais sendo considerado como uma vantagem competitiva, mas sim como essencial para a sobrevivência futura. Quem não está ainda adotando a cultura DevOps dentro da sua organização está ficando para trás.
Quer entender um pouco mais sobre o que é DevOps? Nós temos um curso gratuito que conseguirá tirar muitas dúvidas sua e te fazer enxergar melhor o quão vasto é esse tema. Abordamos diversos assuntos como CALMS, Integração Contínua, Colaboração, Testes Contínuos, Entrega Contínua, Monitoramento Contínuo, Automação e outros conceitos.