A segurança é um ponto crucial para qualquer ação de TI, inclusive no desenvolvimento vinculada ou não às metodologias ágeis. Anos de pesquisas e inovação permitiram chegar ao DevOps, um conjunto de práticas que pregam colaboração contínua, automação e transparência, seguido pelo DevSecOps, que traz ainda mais a segurança às aplicações e ao ciclo de entrega de soluções.

Cenário de muita aprendizagem e oportunidades

Você sabia que um levantamento feito pela Oracle com a KPMG indicou que 66% dos profissionais de segurança e desenvolvimento não integram a segurança em suas práticas? Some a isso programas de treinamentos em segurança muito fracos e com poucos recursos e temos um cenário de muita aprendizagem e oportunidades.

O DevSecOps é uma extensão do DevOps, pensado com o objetivo de ser mais seguro e eficiente no ciclo contínuo. Quer entender como melhorar a segurança das aplicações usando esse recurso e o que ele tem de diferente? Acompanhe as nossas dicas!

DevOps e DevSecOps: como aconteceu a transformação

Toda companhia possui objetivos claros quando o assunto é desenvolvimento de softwares: aumentar a visibilidade, reduzir ciclos de vida de desenvolvimento e entregar de forma contínua. O DevOps é uma ferramenta estratégica que ajuda muito nesses momentos, se bem executado.

Prova disso é que, em pouco tempo, o DevOps se tornou a abordagem eficiente de construção de softwares e implantação de funcionalidades. Estimativas indicam que quase 1/3 das organizações já usam essa abordagem.

Entretanto, com a necessidade de oferecer cada vez mais segurança, especialmente diante de ameaças relacionadas a configuração e autenticação, foi necessário incluir o “Sec”, que significa “Segurança”, ao DevOps. O DevSecOps, portanto, incorpora e aprimora a segurança do DevOps.

O DevSecOps integra a segurança ao processo de desenvolvimento, liberação e operação, fazendo parte do mindset das empresas, que devem considerar a segurança como uma responsabilidade de todos.

Automatização pela integração de ferramentas

Basicamente, o DevSecOps e seu conjunto de processos e ferramentas oferece automatização pela integração de ferramentas que compõem o ciclo de vida de:

  • Desenvolvimento;
  • Repositórios;
  • Ferramentas de construção automatizada;
  • Sistemas de gestão de projetos ágil;
  • Plataformas de colaboração.
  • Monitoração e telemetria.

Com o DevSecOps, há integração de segurança em times ágeis de TI e no desenvolvimento DevOps – mantendo sempre a agilidade e velocidade de desenvolvedores.

A segurança deve permear todo o ciclo de desenvolvimento e, por isso, o DevSecOps prevê uma mudança cultural, fazendo parte das rotinas de levantamento de requisitos e planejamento ao desenvolvimento, teste, implementação e lançamento.

Vantagens de adotar o DevSecOps na sua organização

Você sabia que times maduros em DevSecOps conseguem identificar vulnerabilidades três vezes mais cedo? Além disso, é possível testar em um nível de 91 a 100% de código.

Outros benefícios trazidos pelo DevSecOps são:

  • Integração de controles de segurança no conjunto de ferramentas de integração e entrega contínua;
  • Alto nível de colaboração entre profissionais de desenvolvimento, infraestrutura, produto e cibersegurança;
  • Mais eficiência operacional e automação, elevando a velocidade de entrega de novas aplicações e funcionalidades;
  • Maior alinhamento do Compliance com regulamentações do setor;
  • Maior cobertura e efetividade dos processos de segurança;
  • Mais qualidade de software;
  • Ciclos de testes com tempo reduzido;
  • Menor débito de segurança.
hnz-consultoria-e-treinamentos-blog-devsecops-como-melhorar-a-seguranca-das-aplicacoes-equipe (2)

Ferramentas DevSecOps mais utilizadas

CSA – Container Security

IAST – Interactive Application Security Testing

RASP – Runtime Application Self Protection

DLP – Data Loss Prevention

SAST – Static Analysis Security Testing

WAF – Web Application Firewall

OSS – Open Source Software Governance

IDS/IPS – Intrusion Detection/Protection System

AVS – APIs Security Vulnerabilities

SAT – Static Application Security Testing

SCA – Software Composition Analysis

DAST – Dynamic Analysis Security Testing

Desafios para aumentar a segurança das operações com DevSecOps

Há algumas etapas que precisam ser superadas quando o assunto é aumentar a segurança de operações com DevSecOps. As principais são:

1. Métricas e objetivos diferentes para avaliar

Grande parte dos profissionais de segurança têm dificuldades para fazer com que desenvolvedores priorizem a correção de vulnerabilidades. Além disso, eles acreditam que boa parte desses profissionais ainda não consegue detectar essas falhas após o ciclo de vida.

Para que haja mais segurança, é preciso que se faça uma triagem constante de potenciais riscos (o que demanda tempo). Afinal, com diferentes objetivos e métricas relevantes, os envolvidos não conseguem colaborar de maneira eficiente.

2. Habilidades em segurança

Grande parte dos engenheiros tem poucos conhecimentos em segurança. Por isso, uma dificuldade é treiná-los com as habilidades necessárias para que apliquem a segurança às suas atividades, entendendo melhor as implicações sobre o sistema.

3. Grande quantidade de ferramentas

A proliferação de ferramentas gera dificuldades em gestão e integração, o que pode causar atrasos no ciclo de desenvolvimento, além de dificuldade para explorar os achados das ferramentas, afetando a efetividade de programas DevSecOps.

Conclusão

O DevSecOps é uma forma de promover a integração entre os envolvidos em levantar requisitos, construir, testar e entregar uma aplicação. Assim, eles conseguem ver tudo, trabalhar juntos e automatizar tudo o que seja possível, gerando uma aplicação mais segura. Vale a pena investir nessa abordagem!

Treinamento DevSecOps Essentials

Conheça nosso curso preparatório DevSecOps Essentials, que proporciona um crescimento profissional e um amplo conteúdo sobre DevSecOps, assunto que hoje é de extrema importância e urgência para todas as organizações por conta da LGPD. Ele foi feito para os profissionais de TI que desejam conhecer sobre o tema e estar à frente das novas demandas do mercado.

Para mais informações clique aqui!

HNZ

HNZ

Leave a Reply