Para garantir a segurança no desenvolvimento de software, é essencial focar nesse ponto desde o início do ciclo de desenvolvimento. Entretanto, ao mesmo tempo, é essencial voltar as atenções à agilidade, mas como fazer isso e evitar vulnerabilidades no código? Com o DevSecOps!

Importante no desenvolvimento de software, o DevSecOps é uma estrutura de colaboração que integra desenvolvimento, segurança e operação. Ele expande a atuação do DevOps original, adicionando práticas de segurança ao processo de entrega de aplicações e mantendo a agilidade do processo. A rigor, DevOps já incorpora as práticas de segurança, mas, se precisamos avaliar o resultado em que o tópico seja integrar uma solução altamente segura, precisamos nos referir às práticas especificas como DevSecOps.

Quer saber mais sobre como resolver o dilema existente entre as equipes de DevOps e de segurança e mesclar tudo isso no desenvolvimento de software? A gente te ajuda!

Como mesclar segurança e agilidade no desenvolvimento de Software

Desenvolvimento de Software

Geralmente, dentro da realidade de desenvolvimento de softwares, há um “conflito” entre o time de DevOps, que deseja lançar um software rapidamente, e a equipe de segurança, que sempre prioriza esse aspecto acima de tudo. No passado estes grupos de segurança tem sido taxados com verdadeiros “bloqueadores das mudanças”, pelo tardio envolvimento deles nas soluções e pelo alto grau presente de vulnerabilidades das soluções não tratadas pelos desenvolvedores e profissionais de infra estrutura.

Com o tempo, foram desenvolvidas abordagens para viabilizar o desenvolvimento ágil de softwares de forma segura, permitindo a entrega de novos sistemas e serviços com rapidez e segurança.

O DevSecOps é a forma mais segura e confiável de se fazer isso. Isso porque essa abordagem implementa um conjunto de princípios e práticas que ajudam as organizações a protegerem seu software, infraestrutura, sistemas e dados. Trata-se de uma evolução da abordagem de segurança tradicional.

Há diferenças entre DevSecOps e DevOps?

DevOps e DevSecOps são muito comparados, como estados de maturidade evolutivos. Dentro das etapas das três maneiras do DevOps propostas por Gene Kim, chegar da esquerda à direita é uma meta inicial, onde posteriormente se evolui para incorporar segurança a partir do feeback (segunda maneira). Por isso, são disciplinas complementares dentro de um grande guarda chuvas do DevOps.

O DevOps é o processo de integração de desenvolvimento de software e de operações de sistemas. Já o DevSecOps é uma variação que foca na segurança dentro destes processos, levando estas à mais a esquerda.

Com o DevSecOps, é possível manter o mais alto nível de segurança sem, no entanto, perder velocidade e controle. Essa abordagem enfatiza a importância de os desenvolvedores trabalharem sempre com foco em criar códigos seguros e compatíveis. Isso reduz o tempo de inatividade, retrabalho e perda de dados.

DevSecOps: quais habilidades a equipe necessita ter?

Desenvolvimento de Software

hnz-consultoria-e-treinamentos-blog-conheca-as-3-maneiras-devops-terceira-maneira

Para que o DevSecOps funcione bem dentro de uma organização, garantindo segurança e agilidade no desenvolvimento de software, é fundamental que os engenheiros de DevSecOps sejam qualificados para detectar vulnerabilidades.

Dessa forma, eles precisam ter um perfil de colaboração, com boas habilidades de comunicação. É, ainda, necessário ter amplo conhecimento de segurança e disposição para fornecer suporte aos usuários da infraestrutura.

Se o time for bem capacitado e integrado, os benefícios de implementar o DevSecOps são inúmeros.

Para quem trabalha com segurança de TI, o DevSecOps permite mover seu trabalho de segurança para a esquerda, ou seja, para estágios anteriores no ciclo de desenvolvimento. Isso evita deixar seu trabalho “à direita”, nas fases em que o software está quase pronto e os problemas tendem a ser mais sérios e custosos.

Com ciclos de feedback contínuos, o DevSecOps permite:

  • Identificar os riscos antecipadamente: ciclos de desenvolvimento só podem continuar depois que as bases de código são verificadas como devidamente seguras;
  • Ter segurança automatizada: ao automatizar a segurança, você reduz as oportunidades de erro e garante que os padrões de segurança sejam mantidos de forma mais rígida e confiável;
  • Ter mais produtividade da equipe: os times de DevSecOps trabalham para cobrir tarefas adicionais em menos tempo, reduzindo custos.

Atrelar a segurança e a agilidade ao desenvolvimento de software leva em conta fatores como cliente, público-alvo e exigência de entrega de builds rápidas. Vale a pena conhecer melhor o DevSecOps e adotar sua abordagem à rotina de desenvolvimento da sua empresa.

HNZ

HNZ

Leave a Reply