O dia a dia de desenvolvimento de softwares e sistemas costuma ser corrido e complexo. Gestões que priorizem os detalhes e sejam exigentes com prazos e resultado final são necessárias, mas não de forma rígida, como você pode imaginar. Por isso, investir na aplicação de disciplinas como a DevSecOps traz muitos benefícios para a sua carreira, sabia?

Quem trabalha com desenvolvimento provavelmente se depara com alguns dilemas, que vão desde a dificuldade na hora de implementar até APIs complexas, tarefas repetitivas e falta de suporte competente. Outro problema comum é a falta de percepção de como as alterações vão impactar na experiência do usuário final.

Muito comuns na jornada de desenvolvimento, esses problemas podem ser contornados e sanados com a ajuda do DevOps, que ajuda a lidar melhor com a imprevisibilidade e traz muitos benefícios para a sua carreira. Se ainda assim, agregar a segurança no processo contínuo, aí fortalecemos as vulnerabilidades com DevSecOps.

Quer entender melhor como o DevSecOps beneficia os profissionais? Acompanhe as nossas dicas a seguir!

Por que o DevSecOps foi criado e como ele pode ajudar a sua carreira

DevSecOps

As metodologias que orientam os times de desenvolvimento foram criadas para melhorar a organização operacional e padronizar processos. Desta forma, elas minimizam falhas de comunicação, ajudam a delegar tarefas com maior precisão e agilizam as entregas.

Falar de DevSecOps e como ele pode beneficiar a sua carreira é, consequentemente, falar de DevOps, movimento de integração de desenvolvimento de software junto com todas as outras especialidades, que investe na comunicação para integrar os desenvolvedores aos profissionais da área de operações.

O DevOps trouxe muitos benefícios aos profissionais de desenvolvimento ao simplificar a integração e estabilizar a construção de software, integrando os profissionais de diferentes especialidades, garantindo a qualidade das entregas e reduzindo o tempo de entrega ao cliente. Tudo isso impacta diretamente na velocidade de trabalho da equipe e na qualidade do trabalho de todos.

Assim, DevOps aproximou desenvolvedores dos profissionais operacionais, adotando a prática da integração e entrega contínua. Isso facilita o acompanhamento das empresas no lançamento de cada nova versão. Para que gere bons resultados, o DevOps precisa ser pautado na automação.

Se a mensuração do tempo de liberação ou de ciclo era uma pressão constante aos desenvolvedores, com DevOps este é dividido em tempo de desenvolvimento e tempo de entrega. No primeiro, refinamos disciplinas e práticas com Integração Continua, e no segundo automatizamos o máximo possível para acelerar atividades repetitivas elevando a precisão com a Entrega Continua.

Seus principais resultados diretos e impacto na carreira dos profissionais incluem:

  • Aumento da produtividade dos profissionais;
  • Automatização de tarefas que demandavam muito tempo;
  • Redução do tempo de desenvolvimento e entrega;
  • Diminuição do custo operacional de cada projeto.

Com a chegada do DevSecOps, foi disseminado no processo continuo, um conjunto de ações adicionais, que é a preocupação operacional com a segurança. Essa disciplina prioriza a segurança em todas as etapas do projeto, incentivando a equipe de desenvolvedores a manter sua velocidade de entrega com práticas seguras no processo.

As principais características do DevSecOps incluem:

  • Priorização da segurança durante o desenvolvimento;
  • Automatização da segurança;
  • Feedback contínuo.

Com a segurança em vigor, o DevSecOps exige que o código esteja seguro, livre de vulnerabilidades que possam ser exploradas após a entrega. Um de seus pilares é a automatização da segurança, que possibilita o incremento drástico na segurança do código.

Feedback contínuo é outro ponto que só traz benefícios à carreira dos profissionais envolvidos nesse processo. Ele envolve os testes que colocam o software à prova, retornando notificações sobre trechos do código com vulnerabilidades ou inconsistências. Desta forma, os desenvolvedores são permanentemente atualizados sobre a otimização do código em que trabalham.

Mas não somente os desenvolvedores passam a ser envolvidos na segurança. Temos todas as etapas tanto da Entrega Continua e Operação Continua, com atividades de segurança inseridas no seu processo: testes de aceitação da segurança, monitoração da segurança, detecção, contenção e recuperação frente ataques, análise dinâmicas, condições da configuração e infraestrutura segura, entre outras.

Dessa maneira, são distribuídas ações em todas etapas do processo, para fortalecer as soluções sem ter que inspecionar no final, quando todas as decisões já foram tomadas e só teríamos como opção reagir frente a uma construção vulnerável, como é nos métodos clássicos.

Principais benefícios da aplicação das disciplinas DevSecOps para a sua carreira

Profissionais acostumados a trabalhar com o DevSecOps e que implementam essa disciplina às suas rotinas têm uma série de vantagens e pontos de diferenciação. Entre os principais, podemos citar:

Agilidade

Fruto da própria automatização, esse benefício permite que gestores e toda a equipe tenham mais velocidade de desenvolvimento, correção e entrega. Na comparação com as rotinas que usam a metodologia tradicional, a diferença é bem grande e o preparo dos profissionais é bastante diferente.

Colaboração

Profissionais que usam a disciplina DevSecOps são um grande salto colaborativo e conseguem trabalhar bem melhor em equipe. Isso porque a integração entre diferentes setores estimula uma comunicação mais eficiente e livre de ruídos. Essa habilidade é, hoje em dia, muito valiosa para as organizações.

Economia

Na rotina do desenvolvimento de software, tempo é dinheiro. O DevSecOps permite uma redução de custos operacionais, uma vez que os desenvolvedores terceirizam à automação boa parte das tarefas repetitivas com as quais perderiam tempo. Assim, há melhor aproveitamento por hora trabalhada e mais eficiência dos profissionais.

Segurança

Com uma rotina permeada pela automação e abordagem de monitoramento de falhas em tempo real, profissionais que dominam a disciplina DevSecOps melhoram drasticamente a qualidade do código trabalhado, entregando softwares mais robustos para o cliente final.

Além de tudo isso, o DevSecOps permite a escalabilidade dos projetos, enquanto exerce um controle minucioso sobre toda a cadeia de processos. Trata-se da união perfeita entre velocidade, segurança e resultado e, por isso, vale a pena investir em mais esse conhecimento para a sua carreira!

HNZ

HNZ

Leave a Reply