Cada vez mais as organizações estão ampliando suas práticas e IT Service Management (ITSM) além do framework ITIL.

 

ITIL (Information Technology Infrastructure Library)

ITIL (Information Technology Infrastructure Library) é um framework que vem sendo refinado há mais de 20 anos e oferece um conjunto de práticas para gerenciar TI com base na experiência dos setores públicos e privados. Para alguns, é conhecido como a Bíblia em gerenciamento de serviços de TI. Suas práticas exigem um alto comprometimento em projetos que às vezes podem levar anos para começar a entregar valor para os clientes.

Porém, hoje esse cenário está mudando com frequência, podemos notar que as organizações estão buscando cada vez mais inovar e aplicar melhorias em seus processos, facilitando a entrega de valor para os clientes de forma mais assertiva e com custo mais atraente.

Novas teorias e práticas estão complementando e completando o que é chamado de “melhores práticas” no gerenciamento de serviços de TI.  Os resultados disso são: o DevOps, a agilidade e principalmente a filosofia Lean, que foi adaptada e aplicada dentro da TI.

 

DevOps

Se pararmos para analisar o movimento DevOps , podemos notar que grande parte das práticas vem ao encontro dos conceitos do Lean, que teve suas origens na linha de produção da Toyota há décadas, e hoje adquirindo ganhando cada vez mais força, porque nos mostram como descartar ideias que não entregam valor ou que não serão adotadas rápido o suficiente, desperdiçando nossos recursos e tempo com elas. Os princípios por trás do Lean podem ser comunicados a todos os tipos de atividades dentro da TI, como melhoria de processo, gerenciamento de mudanças, substituição de sistemas, programas de governança, risco e conformidade.

 

DevOps X Lean

Se compararmos o DevOps com o Lean, podemos enxergar de forma clara que os objetivos de ambos, são praticamente os mesmos: Aumentar o feedback, ampliar o aprendizado, empoderar equipes, reduzir desperdícios e atrasos, limitar o trabalho em andamento, realizar mudanças incrementais e melhorar continuamente para atingir melhores resultados.

Provavelmente, esse é o real motivo que leva a TI a buscar essas práticas adaptando os processos tradicionais de gerenciamento de serviços (ITSM).

Por um lado, temos a preocupação em mantermos os serviços disponíveis, blindando o ambiente de produção, aplicando controles que podem aumentar o tempo de entrega, sem falar da conformidade que, muitas vezes, temos que obedecê-la para mantermos nossos contratos com vinculações legais e até normas culturais.  Por outro lado, temos a necessidade de inovar e entregar valor cada vez mais rápido para os nossos clientes, sem comprometer a segurança e a qualidade dos produtos e serviços.

 

E ai? Será que dá para fazer tudo isso utilizando as boas práticas da ITIL, Agilidade, movimento DevOps e a filosofia Lean?

Minha resposta é: Claro que sim!

O grande desafio é encontrar o equilíbrio correto entre o controle que permite às equipes avançarem rapidamente e ainda manter os riscos relacionados à conformidade em um nível aceitável. Dessa forma é possível evitar que coisas ruínas aconteçam e, ao mesmo tempo, permitir que a criatividade e a experimentação possam melhorar continuamente o valor entregue pela TI dentro das associações.

Agilidade, DevOps e Lean estão encontrando o seu caminho em ITSM e mudando uma maneira como associações modernas de TI estão administrando os serviços que oferecem.

Confira em nosso vídeo como o Lean IT pode ajudar sua organização a superar o período de pandemia:

[video_embed video = “kN-9thimt_Y” parameters = “” mp4 = “” ogv = “” placeholder = “” html5_parameters = “” width = “700” height = “400”]

Leave a Reply