Nesse artigo, vou falar sobre a certificação do EXIn DevOps Master. Trago algumas dicas que podem ajudar as pessoas que desejam realizar ou estão estudando para realização do exame.

 

Prova de certificação Exin DevOps

Falar sobre o movimento DevOps é muito prazeroso e divertido. Nosso foco é na prova de certificação, oferecida por um dos maiores institutos de certificações voltados para profissionais de TI (EXIN).

É uma prova desafiadora, que possui um nível de dificuldade elevado, porém, seguindo um bom plano de estudos, com disciplina e algumas dicas, é possível passar.

Bom, vamos começar falando um pouco sobre a prova.

Antes de realizar a prova, você precisa ter concluído um treinamento homologado pelo EXIN, abaixo eu deixo a indicação de um excelente treinamento, ministrado pelo meu amigo Heinz Dieter Nevermann Zamorano que cobre todo conteúdo cobrado na prova.

https://hnz.com.br

A prova é composta por 50 questões, com duração máxima de 120 minutos e a pontuação mínima para ser aprovado é de 65%, o que significa acertar o mínimo de 33 questões.

Peso de cada tópico na prova

Cada tópico relacionado ao DevOps possui determinado peso na prova, conforme distribuição abaixo.

  1. DevOps adoption 28%
  2. Planning, requirements and design 18%
  3. Development and deployment 30%
  4. Operation and Scaling 22%
  5. End-of-Life 2%

Outros tópicos podem ser obtidos direto na página do EXIN, dentro da parte de downloads existe um documento chamado PREPARATION GUIDE (ENGLISH), que descreve em detalhes.

https://www.exin.com

Você pode realizar a prova no seu próprio computador, na sua casa. Existem alguns pré-requisitos que devem ser cumpridos, você precisa filmar todo o ambiente que você está e, durante toda a prova, o microfone e a Webcam ficam ligados para serem revisados posteriormente por um “auditor”. A nota da prova sai logo que você finaliza o exame, mas você ainda não recebe a certificação, a sua prova será revisada pelo “auditor” para ver se você cumpriu todos os requisitos exigidos para o exame remoto. Eles estipulam um prazo de até 10 dias úteis para a resposta final.

 

O caminho que segui para obter essa certificação foi o seguinte:

Após realizar o treinamento, iniciei a revisão da apostila entregue no curso, que por sinal é muito rica em conteúdo e exemplos. Como o assunto é muito interessante acabou me despertando o interesse em aprofundar o conhecimento, acabei lendo as literaturas onde o Exin se baseou na construção da prova.

Você pode conferir a literatura completa pelo link, clicando em downloads no guia de preparação, página pg 15.

https://www.exin.com

 

1º dica: Leia o livro “Entrega Contínua”

Leia o livro “Entrega Contínua” dos autores Jez Humble e Davird Farley. É um livro que possui uma boa explicação e exemplos e tenho certeza que a leitura irá surpreendê-los.

https://www.amazon.com.br

A leitura desse livro, irá lhe ajudar a interpretar as questões da prova com mais facilidade.

Terminei de ler o livro e corri para os simulados que recebi no treinamento. Aproximadamente 100 questões de simulados e mais 25 questões do simulado oficial, disponibilizado pelo EXIN.

As questões que eu errava, buscava as respostas na apostila do curso e no livro até ter o entendimento sobre o assunto.

 

2º dica: Não se apeguem a simulados

Não se apeguem a simulados, principalmente para este exame. As questões da prova são baseadas em cenários e na maioria das vezes são textos longos que colocam o candidato a analisar profundamente cada caso e escolher a melhor resposta para aquele cenário. As alternativas de resposta são boas e na maioria das vezes corretas, porem uma questão irá definir a melhor resposta para o cenário proposto.

Por isso, decorar questão de simulados, não vai te ajudar a obter êxito na aprovação do exame.

Realizei os simulados algumas vezes, sempre revisando o assunto que não tinha ido muito bem. Outro ponto interessante é que após concluir o treinamento, o instrutor inclui os alunos em um grupo de WhatsApp de ex alunos que já concluíram o treinamento, e muitos já realizaram o exame. É um grupo muito rico e você pode tirar dúvidas e pedir ajuda para outros alunos, inclusive o instrutor.

 

3 ° dica: Assuntos específicos, podem exigir alguns passos para solucionar um determinado problema

Exemplo:

Rollback sem perda de dados:

1 – Copiar os dados e a chave primaria da tabela principal na tabela temporária

2 – Recriar a estrutura da tabela principal com o esquema original.

3 – Copie os dados da tabela temporária para a tabela principal e restabeleça quaisquer restrições referenciais.

Caso você não tenha o entendimento ou domínio pleno da solução, busque decorar esses passos, dessa forma você irá conseguir responder com facilidade esse tipo de questão.

Inclusive, essa foi uma questão que caiu no meu exame.

Minha jornada de estudos durou cerca de 3 meses e após esse período, me senti confiante para realizar o exame.

 

4º dica: Realizem o exame pela manhã

Mas por que esse horário?

Bom, isso é particular de cada pessoa, porem escolhi esse horário porque pela manhã, após ter uma boa noite de sono, estamos com a cabeça mais fresca e a mente mais arejada.

Sem contar que se algo der errado durante o exame e você não conseguir resolver, pode ficar desesperado e não irá conseguir dormir.

Outro ponto importante, é que a prova tem 2 horas de duração e dependendo do seu cansaço do dia, pode ser que atrapalhe a sua concentração, que será muito exigida na hora do exame.

Segui esses passos e consegui ser aprovado no exame de certificação EXIN DevOps Master. Fiquei muito feliz em saber que após uma longa jornada de estudos, obtive o sucesso esperado.

Devido a dificuldade do exame e a escassez de material disponível na internet, resolvi criar um mapa mental focado no conteúdo da prova, inclusive sinalizando possíveis questões que possam ser cobradas, não posso garantir que irão cair, mas pode ajudá-los na revisão do conteúdo.

Link do mapa mental: https://www.mindmeister.com

Espero que essas informações possam ser uteis e ajudá-lo na obtenção da certificação DevOps máster.

Afinal, DevOps é colaboração, então vamos compartilhar conhecimento!

Boa sorte!

 

Leave a Reply