DevOps se apresenta hoje como uma realidade, focado em um antigo um sonho de tranquilidade, rapidez e estabilidade da transição de TI ao Negócio, que para muitos vem resolver um pesadelo de rotinas de esforços descontrolados, estresse e altas perdas ao negócio.
Sua abordagem vem preenchendo um espaço de agilidade de ponta a ponta no ciclo de vida do software e infraestrutura, que integra não somente o projeto como também a entrega em operação, para orquestrar desde a concepção de uma ideia ou iniciativa até sua implantação, um conjunto de práticas e ferramentas, papeis e responsabilidades das mais diversas dentro da organização, competências especialistas combinadas com equipes multidisciplinares, técnicas de diferente ordem inclusive de preservação, contingencia e testes, preparação e adequação da cultura com a finalidade de facilitar o aprendizado e a eliminação sistemática de erros, plataformas diversas ordens, modos de gerenciamento focados em obter resultados dinâmicos e eficazes num contexto complexo e competitivo.
Estamos em um momento especial de transição dos métodos convencionais à agilidade total na disponibilização de soluções de alto valor e qualidade. A exigência do mercado para os profissionais de TI, está em disponibilizar retornos rápidos ao investimento com a entrega de alto valor. Acabaram os projetos monolíticos de anos de esforços sem nenhuma implantação intermediária.
Quem deve estar implicado na certificação DevOps Master?
- Gerentes de Projetos: quem atua no planejamento, controle e execução das atividades de TI para entregar valor ao negócio.
- Scrum Master, Times Scrums, Product Owner: para integrar atividades de projeto nas atividades e processos de negócio.
- Testadores: integrar atividades de automação de testes junto aos usuários e equipes. Construir soluções que garantem uma cobertura confiável de testes.
- Operações, Gerentes de Serviços, Incidentes, Problemas, da capacidade, Mudança, Liberação, etc: ITSM para integrar atividades de Operação junto à dinâmica da liberação.
- Analistas de Negócios, desenvolvedores, arquitetos, desenhadores: que colhem habilidades necessárias para transformar-las em software.
- Qualidade e Assurance: garantir a qualidade e aderência aos normas e legislação vigente.
- Governança de TI: alinhamentos com a garantia de valor, esforços, ROI.
Que benefícios irá trazer esta certificação?
Habilidades e competências para implantar, operar, adaptar, melhorar a entrega de valor ao negócio usando sensivelmente parâmetros atuais da cultura da organização de TI e do negócio para evoluir de mecanismos manuais e de alto risco, a plataforma de alta velocidade e segurança para o negocio, com soluções eficiente e eficazes de TI.
Além destes argumentos, hoje é uma tendencia e um paradoxo que está quebrando com os métodos convencionais e habituais, os que coloca o profissional na vanguarda da tecnologia, da empregabilidade com competências altamente desejadas no mercado.
https://www.linkedin.com/pulse/por-que-me-certificar-em-devops-master-quem-deveria-heinz-dieter