O framework Scrum vem crescendo dentro das companhias já faz um bom tempo. Dentro do framework existem papéis, responsabilidades, princípios, estimativas, monitoramento e muitas outras coisas. No artigo de hoje iremos listar e comentar um pouco sobre quais são os princípios de um planejamento Scrum para que você e sua equipe alcancem resultados extraordinários!

1. Não dá para acertar os planos de primeira

A abordagem do Scrum ao planejamento é fiel às suas raízes empíricas de inspeção e adaptação.

Ao desenvolver usando o Scrum, não acreditamos que podemos obtê-lo logo no início, por isso não tentamos produzir todos os artefatos de planejamento antecipadamente.

No entanto, produzimos alguns dos artefatos de planejamento desde o início para obter um bom equilíbrio entre o planejamento inicial e o planejamento just-in-time.

2. Planejamento antecipado deve ser útil sem ser excessivo

A maioria de nós esteve envolvido no desenvolvimento de produtos em que o nível de detalhes associado ao planejamento preditivo inicial, que era absurdo.

Isso significa que não devemos fazer um planejamento inicial?

Não. Isso seria negligente e imprudente. Igualmente temerário, no entanto, é planejar até o ponto em que é difícil ou caro reagir à realidade.

3. Mantenha as opções de planejamento abertas até o último momento responsável

Para alcançar um bom equilíbrio entre o planejamento inicial e o planejamento just-in-time, somos guiados pelo princípio de que devemos manter opções importantes em aberto até o último momento responsável.

Isso significa que salvamos o planejamento que é melhor realizado de uma maneira just-in-time por um tempo em que temos informações muito melhores.

As equipes de scrum não devem tomar decisões antecipadas de planejamento com base em informações ruins.

4. Foque mais em adaptar e replanejar do que na conformidade com plano

Muitos esforços de desenvolvimento de produtos colocam muita ênfase no planejamento inicial e não são suficientes no planejamento contínuo.

O problema com essa abordagem é que, quanto mais tempo gastamos desenvolvendo um plano altamente previsível, maior a probabilidade de estarmos em uma inercia significativa em se conformar com o plano, em vez de atualizá-lo para responder às mudanças.

O planejamento do Scrum afirma que você não pode obter planos imediatamente e não pode eliminar a mudança, não importa o quanto você tente.

Como tal, as equipes Scrum valorizam a resposta à mudança e replanejamento ao longo do plano inicial.

5. Gerencie corretamente o inventário do planejamento

Ao planejar, as equipes do Scrum precisam lembrar que a criação de um grande inventário de artefatos de planejamento preditivos, ainda não validados (por exemplo, gráficos de Gantt) é potencialmente um grande desperdício.

Lembre-se que à medida que o esforço de desenvolvimento se desdobra, as equipes Scrum validam as suposições adquirindo conhecimento.

Ao fazer isso, eles aprendem onde a realidade difere de seus planos iniciais originais.

Se eles tiverem um grande volume de artefatos com base nesses planos iniciais, estarão sobrecarregados com o desperdício de ter que desmontar e refazer os planos futuros que foram invalidados pelo que acabaram de aprender

Isso gera pelo menos três formas de desperdício

  • Esforço desperdiçado para produzir as partes do plano inicial que devem ser descartadas.
  • Desperdício significativo de ter que atualizar o plano inicial.
  • Oportunidade desperdiçada de não ter investido tempo em atividades mais valiosas (como entregar software de trabalho de alto valor), porque esse tempo foi gasto fazendo um trabalho inicial.

Sabendo de tudo isso, por que as equipes ainda gastam tanto tempo adiantado?

As equipes são atraídas para um planejamento preditivo excessivo quando tentam responder a perguntas como Quando estará pronto? ou Quantos recursos podemos obter por uma data futura conhecida?

Estas são questões válidas que precisam ser abordadas. Os planos iniciais podem fazer as equipes pensarem que têm as respostas certas e um alto nível de certeza – mas não se enganem.

Há muito menos desperdício – e, em última instância, maneiras mais precisas – de responder a essas perguntas do que adivinhar a longo prazo e com baixa certeza.

6. Favoreça releases menores e mais frequentes

O Scrum favorece lançamentos menores e mais frequentes (em comparação com um lançamento único e grande), pois os lançamentos frequentes fornecem

  • um feedback mais rápido e
  • melhoram o retorno sobre o investimento (ROI) de um produto.

Quase sempre podemos melhorar os lucros do ciclo de vida de nosso produto aproveitando o desenvolvimento incremental e as várias versões de subconjuntos de recursos menores e comercializáveis.

7. Planeje para aprender rápido e pivotar quando necessário

Não há previsão ou adivinhação antecipada que substitua a realização de algo, o aprendizado rápido e, em seguida, o pivô quando necessário.

Ao pivotar, quer dizer mudar de direção enquanto consolidamos no que aprendemos. Precisamos estar preparados para agir rapidamente quando soubermos que nosso plano atual não é mais válido.

Nosso objetivo é percorrer o ciclo de aprendizagem de maneira rápida e econômica. Portanto, devemos estruturar nossos planos com o aprendizado como um objetivo principal.

Obtendo feedback rápido, podemos determinar se nossos planos estão nos levando a uma direção viável. Se não, podemos nos rotear ou nos redirecionar.

Agora que você sabe quais são os princípios de um planejamento Scrum, que tal aplicar nas suas reuniões estratégicas? Se precisar de ajuda pode contar conosco!

Conclusão

Fique por dentro de nossos conteúdos se cadastrando na nossa newsletter semanal! Clique aqui!

HNZ

HNZ

Leave a Reply