Sprint Planning ou em português planejamento da sprint é uma atividade recorrente no momento de cada sprint, quando toda a equipe Scrum se reúne para chegar a um acordo sobre uma meta de sprint e selecionar um subconjunto de itens de backlog de produto que pode se comprometer a realizar durante a sprint.

Para um sprint de duas semanas a um mês, a sprint planning não deve levar de quatro a oito horas para ser concluído.

Participantes

A equipe completa do Scrum colabora durante o planejamento da sprint: A equipe de desenvolvimento, o Product Owner e o ScrumMaster.

Entradas

As entradas da sprint planning são as seguintes:

  • Backlog do produto. Os PBIs de prioridade mais alta já devem ser preparados, o que normalmente significa que os PBIs têm critérios de aceitação e foram dimensionados adequadamente, estimados e priorizados.
  • Velocidade da equipe. A velocidade histórica da equipe é um indicador preditivo de quanto trabalho é prático para a equipe completar em um único sprint.
  • Restrições. A equipe deve ter identificado qualquer restrição comercial ou técnica que possa afetar materialmente o que a equipe pode oferecer.
  • Capacidades da equipe. A equipe deve saber quais membros da equipe estão disponíveis (e qual é a sua disponibilidade) para esse sprint específico, bem como quais habilidades cada membro da equipe possui.
  • Objetivo Inicial do Sprint. O PO deveria ter identificado o objetivo de negócio que ele idealmente gostaria de ver realizado durante o sprint.

Saídas

No final da sprint planning, a equipe de desenvolvimento comunica seu compromisso por meio dos dois resultados do planejamento de sprint: Uma meta de sprint finalizada e um backlog de sprint.

Processos

O processo da sprint planning pode ser realizado de várias maneiras, mas normalmente ela é dívida em duas partes.

A abordagem começa com a equipe determinando a sua capacidade.

A capacidade de uma equipe é o número total de horas estimado que a equipe terá disponível para trabalhar em itens de backlog de produto durante o sprint, menos outras atividades de sprint regulares, compromissos de não sprint e tempo de folga planejado.

A capacidade também deve levar em conta as habilidades individuais dos membros da equipe, especialmente habilidades altamente especializadas que podem ter disponibilidade muito limitada durante um sprint.

A maioria das equipes também reserva algum tempo de buffer contra o não planejado e inesperado.

A capacidade pode ser medida em pontos de história ou em horas de esforço. Eu recomendo horas de esforço, porque eu prefiro que a equipe adquira confiança em seu compromisso, dividindo as histórias em tarefas, que são estimadas em termos de horas. Eu discutirei as razões por que um pouco depois.

  • PARTE 01: Durante a parte 1, a equipe determina sua capacidade de concluir o trabalho e prevê os PBIs solicitados pelo proprietário do produto que acredita poder entregar até o final do sprint.
  • PARTE 02: Em seguida, na parte 2, a equipe adquire confiança em sua capacidade de concluir os itens previstos na parte 1, criando um plano.

Muitas equipes concluem seu plano dividindo os PBIs em um conjunto de tarefas e, em seguida, estimam (em horas) o esforço necessário para concluir cada tarefa. Em seguida, a equipe compara a estimativa de horas-hora com sua capacidade, em termos de horas, para verificar se seu compromisso inicial era realista.

Quer saber mais como realizar uma sprint planning? Se cadastre na nossa newsletter e fique ligado nos nossos artigos semanais!

Conclusão

Fique por dentro de nossos conteúdos se cadastrando na nossa newsletter semanal! Clique aqui!

HNZ

HNZ

Leave a Reply