Você sabe para que serve e como conseguir uma certificação EXIN Agile Scrum Master? Mais do que isso, como obtê-la e como ela pode te ajudar na sua carreira profissional?

É comum que haja muitas dúvidas em torno desta certificação, que tem conquistado cada vez mais adeptos em todo o mundo. Se você quiser entender melhor como ela funciona, veja, a seguir, tudo o que você precisa saber a respeito da certificação EXIN Agile Scrum Master!

O que é a certificação EXIN Agile Scrum Master?

Certificação EXIN Agile Scrum Master

hnz-consultoria-e-treinamentos-blog-o-que-e-a-certificacao-exin-agile-scrum-master

A EXIN Agile Scrum Master é uma certificação única que combina princípios do Agile e práticas Scrum com ensinamentos para aprender a aplicá-los ao dia a dia empresarial.

O reconhecimento foi criado em 2015, quando a EXIN expandiu sua oferta global de certificação, com o lançamento internacional do EXIN Agile Scrum Master. Agora, é possível ter uma evidência, com reconhecimento mundial, para competências avançadas e habilidades no campo de Agile Scrum.

foco da certificação EXIN Agile Scrum Master são os profissionais na área de gerenciamento de projetos de TI, desenvolvimento de softwares, gestão de negócios ou gestão de serviços de TI. Podem, ainda, se beneficiar desta certificação profissionais envolvidos de alguma forma na implementação da metodologia Scrum e gerenciamento de projetos ágeis.

Entre os principais temas cobrados e analisados na certificação EXIN Agile Scrum Master estão:

  • Mindset Ágil;
  • Função do Scrum Master
  • Estimativa, planejamento, monitoramento e controle Agile;
  • Projetos Complexos;
  • Adoção do Agile.

Ao contrário da maioria das certificações de nível mais elevado, a certificação EXIN Agile Scrum Master não requer experiência profissional em Agile. Ela é aberta aos profissionais que já trabalham com Agile Scrum ou planejam trabalhar com a abordagem.

Com bom custo x benefício, esta certificação é acessível a todos os profissionais interessados em trabalhar com Agile Scrum em nível avançado.

Como funciona o exame para obter o EXIN Agile Scrum Master

Com duração de uma hora e 30 minutos, a certificação EXIN Agile Scrum Master é composta por 40 questões de múltipla escolha, de nível avançado.

Para ser aprovado, o candidato precisa acertar pelo menos 65% das respostas, que são preenchidas por meio digital ou presencial, nas línguas francês, japonês, polonês, alemão, espanhol, português, dinamarquês e chinês.

Como a abordagem Agile é cada vez mais popular no gerenciamento de projetos de forma flexível, ela tem sido muito utilizada na área de desenvolvimento de softwares, mas também é utilizada em outros tipos de projetos.

Isso deriva do fato de a abordagem Agile focar na auto-organização e nas capacidades multifuncionais, com equipes enxutas e etapas rápidas de desenvolvimento chamadas “Sprints”. Desta forma, a filosofia resulta em um modo mais flexível de trabalho e cada vez mais buscado por empresas e profissionais.

A EXIN Agile Scrum Master é um nível acima do Agile Scrum Foundation, que é o primeiro nível da certificação dentro do domínio de Projeto e Gerenciamento de Programa. Com a certificação, o profissional obtém reconhecimento internacional baseado no e-CF (e-Competence Framework), confirmando seu profundo conhecimento e habilidades em Agile Scrum.

O nível Master da certificação foi desenvolvido por experts EXIN em exames e certificações, em parceria com especialistas internacionais de alto nível na área de Agile Scrum, incluindo pesquisadores universitários.

Para obter o EXIN Agile Scrum, a certificação de nível Foundation não é pré-requisito obrigatório. No entanto, o EXIN a recomenda fortemente, bem como outras certificações como PRINCE2 Agile, EXIN Lean IT Foundation e certificações do Scrum.org e Scrum Alliance.

quesito obrigatório para fazer o exame é realizar o treinamento com um provedor de treinamento credenciado. As aulas incluem atividades práticas e cumprem carga horária de 2 dias.

Reconhecimento da certificação pelo e-CF

Certificação EXIN Agile Scrum Master

hnz-consultoria-e-treinamentos-blog-reconhecimento-da-certificacao-pelo e-cf

Seguindo o padrão de outras certificações do portfólio do EXIN, o EXIN Agile Scrum Master foi desenvolvido usando os princípios do e-Competence Framework (e-CF), que confirma a qualidade da certificação e garante o desenvolvimento da competência desejada.

Algumas das competências cobertas pelo nível avançado da certificação Agile Scrum são:

  • Product/Service Planning;
  • Application Design;
  • Solution Deployment;
  • Problem Management;
  • Personnel Development;
  • Project and Portfolio Management;
  • Process Improvement;
  • Business Change Management.

Algumas das principais características que transformam o EXIN Agile Scrum Master em uma certificação cada vez mais utilizada no mundo são a qualidade baseada no e-CF, a relação custo/ benefício e adaptação para a demanda local. Vale a pena conhecer melhor a certificação!

HNZ

HNZ

Leave a Reply