O framework Scrum é cada vez mais popular entre as equipes de desenvolvimento, sabia? Isso porque existe muita pressão por projetos inovadores, ágeis e de qualidade, o que significa prazos menores e maior esforço de todos. Empresas de TI lidam com projetos complexos e, portanto, entender e aplicar o Scrum é essencial para tornar as entregas melhores e mais rápidas.

Profissionais que desenvolvem softwares têm a possibilidade de usar práticas e metodologias que ajudam a melhorar a qualidade da entrega. Felizmente, o Scrum é um deles e, para aplicá-lo da melhor forma, é importante aprender o framework em dez passos!

Cada vez mais utilizados, os métodos ágeis são indispensáveis em muitas áreas, especialmente TI. Pensando nisso, falamos, a seguir, sobre como aprender definitivamente o Scrum!

Como funciona o gerenciamento de projetos com Scrum?

Scrum

Métodos ágeis, como já dissemos, têm o objetivo de facilitar a entrega de resultados melhores em curtos períodos de tempo. Eles dão mais ferramentas para que os times consigam gerenciar todos os afazeres, fazendo com que todos visualizem, de forma panorâmica, todas as etapas do processo.

Para se manter sempre atualizado no que diz respeito a tendências e metodologias, como o Scrum, é essencial que os gestores de TI se envolvam em:

  • Traçar estratégias de desenvolvimento;
  • Criar um modelo de negócio que fuja do convencional.

O framework Scrum é uma abordagem focada na otimização do fluxo de trabalho, especialmente para times de TI. A ideia é aplicar a gestão de projetos ágeis, com uma equipe 100% integrada e totalmente comprometida.

Com a colaboração de equipes, um bom gestor e um fluxo de trabalho coordenado, é possível fazer entregas cada vez mais rápidas e eficientes.

Que tal entender melhor os passos para implementar o Scrum na sua empresa e extrair o melhor dele? Acompanhe as nossas dicas!

10 passos para aprender e implementar o Scrum

Quando você pensa em Scrum, é importante definir uma série de pontos e atentar para o cumprimento de suas diretrizes. Só assim você conseguirá resultados exponenciais em projetos, ok?

Os 10 passos que elencamos para que você implemente o Scrum aos seus projetos de TI são:

1. Defina a liderança para o projeto (Product Owner)

O Project Owner é um dos principais membros da equipe de projetos durante o andamento de um projeto Scrum. Ele será encarregado da liderança do time, determinando recursos, prioridades e objetivos.

O Product Owner é indispensável para qualquer projeto que utilize Scrum. É com base nele que você montará uma equipe de qualidade.

2. Determine um coordenador para a equipe (Scrum Master)

Definido o Product Owner, é hora de avaliar quem será o Scrum Master, responsável por coordenar a equipe de trabalho.

A decisão deve ser tomada com cautela e é importante escolher alguém com habilidades comprovadas para exercer a função. Isso porque esse profissional será encarregado da performance da equipe como um todo.

3. Selecione os integrantes do time de desenvolvimento

É importante saber, em um projeto Scrum, que profissionais trabalharão na iniciativa. Serão necessários freelancers para determinada função? É preciso contratar mais gente?

O ideal é compor uma equipe interdisciplinar, de acordo com as suas necessidades. Além disso, para ter os melhores resultados com o Scrum, é importante considerar as habilidades específicas de cada profissional antes mesmo de delegar tarefas.

4. Tenha prioridades bem definidas (Product Backlog)

Em um projeto Scrum, o Product Owner (liderança) é o responsável por dizer quais são as prioridades do projeto. No gerenciamento de projetos com Scrum, ele é conhecido como “Product Backlog”.

Definir prioridades é um ponto bastante importante em um framework Scrum, já que as tarefas mais importantes devem ser realizadas primeiro.

5. Separe o projeto por etapas, com prazos bem definidos (Sprints)

Os Sprints são outro aspecto bem importante no framework Scrum. Junto com a lista de prioridade de tarefas (Product Backlog), é importante determinar passos e prazos a serem cumpridos.

É muito mais fácil separar os projetos em subtarefas, estabelecendo um calendário de entrega por etapas, que devem ser cumpridas.

6. Promova a interação entre os membros da equipe

O andamento de projetos inteligentes com Scrum precisa de interação para gerar bons resultados.

Inclusive, muitos casos de sucesso do Scrum vêm da interação entre os membros da equipe. Afinal, é preciso que todos trabalhem de forma ágil, integrada e motivada para que a produtividade esteja sempre alta.

7. Mantenha a informação em dia com reuniões frequentes

É importante, no framework Scrum, discutir o andamento do projeto, as falhas, o cenário interno/externo e os resultados esperados.

As reuniões periódicas são ótimas para se adaptar às necessidades. É importante, portanto, realizá-las e deixá-las sempre interessantes e abertas para feedbacks, troca de ideias e aprendizado.

8. Revise os passos e calendários

Acompanhe frequentemente as etapas do fluxo de trabalho para ter certeza de que nada importante foi esquecido.

É importante, ainda, conferir os roadmap para ver se tudo está em dia. Isso porque, como muitas tarefas são interdependentes, qualquer erro de revisão pode levar ao fracasso.

Projetos grandes e com muitos membros, especialmente, precisam de checagem extra.

9. Inclua ferramentas para aumentar a produtividade

Além de adotar um método ágil, como o Scrum, é importante garantir que os profissionais consigam trabalhar em um ambiente agradável e com máxima produtividade.

Isso tem grande contribuição para cada ponto do projeto e ajuda – muito – a atingir o sucesso na gestão de tarefas.

10. Gerencie projetos com Scrum de forma online

O framework Scrum traz rapidez e eficiência aos projetos, quando bem aplicada. Para aproveitar suas vantagens, a dica é usar as ferramentas para gerenciamento de projetos Scrum online.

Esses softwares são uma ajuda para automatizar processos. Um exemplo é o quadro Scrum online, que permite coordenar, com vários recursos, as demandas, entregas e o fluxo de trabalho.

O ideal é escolher uma plataforma que se encaixe nas suas necessidades para começar a utilizá-la.

Conclusão

As metodologias ágeis têm sido cada vez mais utilizadas pelas organizações, e no desenvolvimento de produtos de TI não é diferente.

Elas trazem muitos ganhos, como maior satisfação de clientes e aumento da agilidade nos processos. O Scrum também permite que empreendedores lancem, no mercado, produtos e serviços com características inovadoras em tempo reduzido.

Com benefícios que se estendem para além do ambiente de trabalho, o Scrum é a uma boa aposta em diversas áreas, especialmente em TI. Invista nesse framework!

HNZ

HNZ

Leave a Reply