O DevOps é uma das maiores revoluções criadas nas áreas de TI. Com essa abordagem, é possível abandonar um modelo de produção tradicional, no qual um time só pode trabalhar no projeto após a entrega do produto intermediário pelo membro anterior da cadeia. Sua implementação eleva a qualidade de entrega, mas você sabe como isso acontece?
Alguns dos benefícios trazidos pelo DevOps incluem um modelo interativo, no qual clientes têm a possibilidade de acompanhar os processos e operações. Outra vantagem é o trabalho conjunto entre engenharia de software e controle de qualidade, que trabalham juntos em todas as etapas do projeto.
Que tal conhecer melhor como o DevOps aumenta a qualidade de entrega? Acompanhe as nossas dicas!
Por que DevOps melhora a qualidade de entrega
DevOps
O DevOps melhora a capacidade de entrega do desenvolvimento digital, mas você sabe por que isso acontece?
Existem alguns motivos para que esse resultado seja obtido. Entre eles, podemos citar:
- Implementação de melhores práticas e fluxos de trabalho, gerando economia de tempo e dinheiro;
- Maior previsibilidade do ciclo de vida do software;
- Ajuda na construção de uma cultura corporativa de inovação;
- Construção de altos níveis de motivação;
- Menor downtime;
- Feedback mais constante, com adaptação de estratégias.
Você sabia, por exemplo, que, com esses benefícios trazidos pelo DevOps, equipes mais experientes conseguem realizar várias entregas por dia. Com a automação de processos, desde a criação do hardware até a configuração das aplicações, todos os aspectos do ambiente se tornam reproduzíveis. Desta forma, há maior previsibilidade e confiança no produto.
Indústrias com regulamentações, como das áreas de saúde ou finanças, têm muitos ganhos com as práticas DevOps. Elas ajudam a automatizar processos de validação e certificação e tornam os processos mais eficientes e ágeis.
Um estudo, conduzido em 2017, indica que times que adotam metodologias ágeis e DevOps são 45% mais produtivos! Este também é um dos impactos na qualidade das entregas, pois, com isso, os profissionais conseguem equilibrar melhor vida pessoal e profissional.
5 razões para usar a cultura DevOps em uma organização
Existem, hoje em dia, muitas organizações que aplicam o DevOps sempre a seus processos. Se você ainda não está convencido de que esta é a melhor abordagem, veja, a seguir, 5 motivos para começar agora a investir nesta mudança de cultura!
1. Grande redução de custos nas operações de TI
Com essa nova metodologia de trabalho, o feedback é ampliado entre os times. Assim, o DevOps eleva a comunicação entre os envolvidos em um projeto, reduzindo tempo de entrega e melhorando a qualidade do trabalho final.
Como aplica os conceitos de metodologia ágil e automação, o DevOps é fruto da integração entre desenvolvimento e operações. Com essa abordagem, o desenvolvedor também participa das fases de implantação e operacionalização, encurtando o looping de feedback do cliente.
2. A automação traz muitos benefícios
A automação não visa apenas a reduzir custos, mas também manter o projeto funcionando. Ela está diretamente ligada à inovação, pois substitui processos antigos e invariáveis.
O DevOps melhora processos e metodologias para otimizar tempo e eliminar retrabalhos e desperdícios. Com isso, há mais domínio sobre mudanças, menos riscos nos processos, uma produção ágil e sistematizada e maior qualidade de trabalho.
3. DevOps permite que uma organização seja muito mais escalável
As práticas de DevOps têm provocado grande impacto nas empresas, especialmente no crescimento do negócio e na qualidade do desenvolvimento.
Isso porque integrar desenvolvimento e operações pode impulsionar a evolução rápida e ágil de softwares e serviços. O DevOps é, portanto, parte essencial para as empresas que pretendem expandir suas operações.
4. Revoluciona o ambiente de TI
O DevOps é capaz de transformar todo o departamento de TI em um ambiente de trabalho que poupará tempo e dinheiro, ampliando a qualidade dos produtos e serviços.
O desafio de fazer com que operação, desenvolvimento e qualidade trabalhem juntos é um desafio, mas, se bem feito, o processo traz uma menor taxa de falhas e menos tempo para a implantação final ou parcial de um projeto.
5. Há inúmeras vantagens para empresas e departamentos de TI
A adoção do DevOps gera muitas alterações na forma como os processos de desenvolvimento são executados.
Entre suas principais vantagens estão:
- Entregas mais rápidas, com menos riscos e custos reduzidos;
- Maior controle das aplicações desenvolvidas pelos times integrados e aumento da colaboração entre as atividades;
- Melhoria no ambiente de produção, com mais facilidade no desenvolvimento de projetos;
- Há maior compreensão dos detalhes de cada etapa do projeto;
- Há mais valor do negócio, com a colaboração entre equipes mais motivadas.
O DevOps é indispensável na cultura das empresas, pois representa uma verdadeira revolução que cria ciclos virtuosos. Vale a pena investir em aprimorar seus conhecimentos sobre essa estratégia!
Artigos relacionados: