Para funcionar bem, o gerenciamento de TI precisa de um controle eficaz de erros, certo? Isso porque, ao fugir de armadilhas de gerenciamento de TI, é possível ter uma performance melhor do time, com entregas de mais qualidade e em prazos menores. Mas você conhece os principais erros a serem evitados?
Um volume alto de ajustes, refacções e bugs não é produtivo para ninguém que é envolvido no gerenciamento de TI. Por isso, é importante contar com uma rotina mais segura e projetos mais assertivos, fugindo dos erros mais comuns no gerenciamento de TI.
Ao fazer isso, você observa os gargalos e pontos de melhoria para o desenvolvimento do time e da companhia. Para te ajudar nesse processo, listamos, a seguir, 5 armadilhas de gerenciamento de TI para evitar!
5 erros a serem evitados no gerenciamento de TI
Gerenciamento de TI
A área de TI tem grande importância no funcionamento e nas estratégias de negócio em uma empresa. Cada vez mais é importante focar no gerenciamento de TI para evitar problemas, retrabalhos e perdas de diferentes tipos.
As armadilhas mais comuns no gerenciamento de TI e que devem ser evitadas são:
1. Pular a fase de planejamento
A área de TI precisa agir rapidamente, mas não pode ser desorganizada. Diante disso, é importante ter uma estruturação e inteligência em seus processos.
A fase do planejamento evita que a pressa forneça soluções insuficientes ou muito custosas. E isso precisa ser feito em conjunto com as outras áreas da empresa, sem isolar a TI dos outros departamentos.
Os serviços implementados pela TI beneficiarão todos os colaboradores, certo? Então, é importante incluí-los desde o início, entendendo suas demandas e buscando ideias que ajudem a aprimorar os sistemas no dia a dia.
2. Não estruturar o orçamento de TI
Outra armadilha muito comum no gerenciamento de TI é lidar mal com o orçamento disponível para o setor.
Bons gestores de TI precisam saber quanto podem gastar e onde estão gastando. Com isso, é possível buscar novas soluções no mercado e tentar direcionar a área cada vez mais na direção da agilidade e otimização, que significa fazer mais gastando menos.
3. Deixar de avaliar diferentes fornecedores
Um outro erro grave no gerenciamento de TI é não se preocupar em buscar alternativas para os serviços e encontrar soluções mais econômicas e eficientes.
O mercado de TI é muito dinâmico e isso significa que sempre haverá novos modelos de ferramentas, novas ideias para transformar processos e até novas formas de se pagar pelos serviços.
Quer um exemplo? A mudança recente de softwares que funcionavam com a aquisição de licença para o modelo “as a service”. Empresas que acompanham o mercado e fornecedores mais promissores conseguem fugir da armadilha de não estarem sempre atualizadas.
4. Descuidar-se da segurança no gerenciamento de serviços de TI
Este, provavelmente, é o erro mais grave quando se fala de impactos reais e prejuízos para uma empresa de gerenciamento de TI, que é muito importante para estratégias e operações.
A segurança da informação não só protege ativos do negócio, mas simplifica o acompanhamento da produtividade e padroniza processos de utilização desses serviços.
Seja em servidores próprios ou na nuvem, seu sistema deve se adaptar às demandas dos colaboradores sem deixar de entregar performance.
Ferramentas de coleta e análise de dados integrados fornecem indicadores para planejar o futuro, prevendo a evolução de KPIs em todas as áreas relevantes. Uma das armadilhas no gerenciamento de TI é não ter qualquer tipo de mecanismo de BI.
5. Não investir em inteligência de dados
Sem uma visão clara dos seus sistemas, o responsável de TI gerencia serviços sem saber quanto gasta neles, como são utilizados, que vulnerabilidades apresentam e o que poderia fazer para melhorá-los.
Esse é um dos principais erros a serem atacados para simplificar a resolução de todos os outros. Para evitar que isso aconteça, o primeiro passo é incluir automação e inteligência na gestão de dados, tanto no seu uso quanto na performance de seus serviços.
Essa automação se estende para o acompanhamento e monitoramento de informações da operação, permitindo que a produtividade seja otimizada e a segurança, incrementada.
Gestores de TI que não se preocupam tanto com o futuro acabam liderando uma empresa obsoleta e defasada, que não conseguirá sobreviver a longo prazo. A solução para esse erro é mais planejamento, investindo em atualização e inovação de sistemas, ferramentas e processos.
Quem investe em TI investe no sucesso da empresa e, por isso, é tão importante fugir das armadilhas do gerenciamento de TI – núcleo das estratégias de negócio para o futuro!