Há algum tempo, as áreas de TI ganharam uma posição muito mais estratégica nas empresas. Isso porque elas são essenciais para responder à alta demanda dos consumidores por produtos digitais. Aliado a isso, é preciso investir em uma experiência do cliente excepcional e, nessas horas, o DevOps surge como aliado.

Além de investimentos, a área de TI precisa de agilidade, processos bem definidos, boa comunicação e a possibilidade de inovar. Nessas horas, o DevOps e suas práticas se tornam fundamentais para alcançar essas exigências e garantir a excelência das áreas de desenvolvimento e infraestrutura de software.

Que tal entender melhor a relação entre DevOps e experiência do cliente? Acompanhe, a seguir, as nossas dicas!

O que é e para que ele serve?

DevOps

 

O DevOps tem o objetivo de quebrar a barreira que existe entre Desenvolvimento e Operações. Desta forma, as duas áreas trabalham de forma integrada, usando práticas e ferramentas adotadas por desenvolvedores e profissionais da infraestrutura de software.

Muitas organizações investem em DevOps para terem mais agilidade, segurança, estabilidade e inovação em cada entrega, gerando mais confiabilidade aos serviços.

Quer entender melhor como funciona o DevOps? Olha só:

Como o DevOps impacta a área de experiência do cliente

Em uma cultura tradicional, assim que a equipe de desenvolvimento termina o código de um determinado software, o próximo passo é investir em processos secundários e de versionamento, que incluem testes e build. Só depois é que o projeto é encaminhado ao time de infraestrutura.

Esse, por sua vez, precisa realizar o deploy e disponibilizar esse software em um servidor. Bastante linear, esse fluxo de trabalho pode aumentar o tempo de entrega e abrir margem para erros de programação e falhas de execução do software.

Com o DevOps, todos os processos são integrados, de modo que o desenvolvimento executa sua parte do software visando a facilitar o trabalho da área de operações. Além disso, atividades manuais que tomam um tempo precioso da equipe são realizadas por ferramentas de automação.

Quando se fala de experiência do cliente, agilidade, eficiência e inovação constantes são fundamentais, não é? O DevOps é um grande aliado no momento de transformar tudo isso em realidade e garantir que o consumidor seja atendido de acordo com as suas expectativas.

Qual é a importância de implementar DevOps no seu negócio?

DevOps

Atualmente, agilidade e inovação não servem mais como um diferencial. Elas são essenciais para que as empresas sobrevivam. Com a tecnologia modificando a forma como fazemos negócios, qualquer empresa precisa dessas qualidades em sua área de TI.

A cultura DevOps é uma das chaves para construir essas características, uma vez que agrega inúmeros benefícios às rotinas de produção de software e, por consequência, aumenta a qualidade de cada entrega.

Algumas das vantagens do DevOps no atendimento ao consumidor são:

Exigência de mercado

De acordo como a IDC, o mercado global de ferramentas para DevOps deve atingir o valor de US$ 15 bilhões até 2023.

 

Mais agilidade de entrega

Com melhor alinhamento, times de desenvolvimento e infraestrutura podem trabalhar facilitando as atividades um do outro.

Liberdade de inovação para a equipe

Os profissionais ficam mais livres para exercitar sua criatividade em cada entrega, garantindo softwares diferenciados e com scripts de melhor qualidade.

Menos chances de falha humana

Ferramentas de automação e atividades repetitivas, como testes e build, ficam mais confiáveis

 

Que tal entender como implementar a cultura DevOps na sua empresa e quais são as melhores ferramentas? Siga acompanhando as nossas dicas e aprenda com quem entende do assunto!

HNZ

HNZ

Leave a Reply