No mercado e entre diversos autores é comentado que DevOps não é uma receita para qualquer organização. O importante dessa avaliação é entender quais são os critérios que estão sendo colocados para conseguir observar dentro do cenário no qual nós estamos trabalhando essas dificuldades ou facilidades que nos são apresentadas.

Então se nós temos uma organização em princípio que não está com nenhum movimento de adaptabilidade ou transformação nós podemos ter algumas dificuldades. Porque se ainda não foi mapeado ainda o fluxo de valor, ainda temos uma cultura muito tradicional que é avessa a qualquer mudança, então por mais esforços que nós fazemos de tentar colocar, adaptar, organizar as equipes de alguma outra maneira talvez o próprio meio vá nos colocar em uma situação um pouco complicada.

O que pode ocorrer?

DevOps

Outro cenário importante que muitas vezes ocorre é o de que somente um pedaço da organização poderia estar engajada num movimento de fluxo de valor. Em princípio isso pode ser talvez uma visão piloto que vai nos ajudar a transformar a organização, mas pode ser visto também como uma limitação. Outro ponto importante, e aqui é uma situação bastante polêmica, se nós pensarmos que a TI é vista como uma área que não agrega valor a organização. Se nós observamos a grande dependência que existe dos processos de negócios frente a tecnologia da informação em algumas organizações isso não tem sido muito claro. As áreas de TI são vistas muitas vezes como atrapalhadores no sentido de não providenciar soluções em tempo, a custo razoável e com pontos de estabilidade se pensarmos em relação a organização.

Isso pode ser também um ponto de atenção, devido a que se a TI não tem a importância, relevância e não é vista como uma área estratégica que permeia qualquer ação do negócio talvez nós tenhamos dificuldades. Porque há uma dificuldade ainda maior de engajar um negócio de TI nesse movimento. Então se nós pensarmos, e sendo claros num cenário atual isso é muito comum, as dificuldades que a TI tem passado para conseguir entregar esse engajamento em uma organização devido a uma atividade técnica ou a falta de capacitação do pessoal, devido a uma série de problemas que tem aportado a uma organização que está dando soluções aquém do esperado ou do que poderia dar. Então nesse desgaste da TI com o negócio se apresenta uma situação que é muito complicada de virar no sentido de conseguir investimentos necessários para fazer uma transformação que integre a TI como um agente estratégico de mudança da organização como um todo. Se isso não é visto, qualquer investimento em TI será visto como um custo e aí nós estamos com um problema grave!

Com isso nós estamos colocando aqui uma necessidade de olhar de forma crítica como nós estamos posicionados dentro da organização e a partir daí ver o que podemos fazer que talvez demore muito mais do que se esperaria quando a TI é reconhecida e ativa frente a soluções da empresa.

Como é o cenário de uma organização de TI?

Essa ideia de uma organização de TI, vista como uma solução, uma bala de prata que vai resolver todos os problemas talvez esse cenário não será tão fácil.

Então qual a ideia das empresas em relação a conseguir fazer com que os processos comecem a ficar mais estabilizados?

Logicamente que um grande atrapalhador desse modelo é a dívida técnica. Ou seja, as soluções estão fragilizadas, os problemas são crônicos o desgaste do pessoal é grande e todo que nós comentamos em outro artigo que deu origem ao Devops. É como se a gente tivesse que de alguma maneira dar origem ao DevOps dentro da organização, nesse sentido, nessa metáfora nós precisamos ver que pequenos ajustes poderão trazer grandes benefícios inicialmente. Porque uma vez que eu consigo estruturar um modelo para diminuir a dívida técnica, para diminuir a fragilidade, que são os dois pontos importantes que as empresas desejam para não jogar dinheiro fora no sentido de desperdício, porque é isso que acontece. A gente começa a tolerar o desperdício e isso está fazendo parte da conta que pago mensalmente, uma vez ela aceita, fica dentro do que se espera se projeta isso ao longo do tempo e tenho que manter uma equipe que suportará incidentes, suportando processos, falhas e assim por diante.

Então essa situação complexa provavelmente não teremos muitos benefícios ou muitas vitórias rápidas. É claro que essas vitórias poderiam ser vistas a muito suor.

Condições que devem ser atendidas para que as empresas consigam adotar o DevOps.

DevOps

Negócio altamente dependente da tecnologia da informação

Por exemplo se a organização depende em forma ativa e muito forte da tecnologia da informação significa o que? Por exemplo empresas que ofertam seus produtos pela internet e chegam a um usuário final. Claro que aí tenho uma dependência altíssima da tecnologia que deve funcionar, deve trazer novidades, deve engajar, criar fidelidade, deve atender de forma eficiente e ela será um motor de respostas a uma melhoria da organização. Se nós estamos nesse cenário, é um cenário muito fértil para conseguir implantar de forma rápida as soluções.

Tecnologia da informação usada pela organização tem uma alta taxa de mudanças

A tecnologia da informação usada por essa organização tem uma taxa alta de mudanças, ou seja, não existe uma estabilidade no qual a TI uma vez que a solução está pronta já fica num patamar de quase uma manutenção leve e se esse for o caso também tenho dificuldades de conseguir investir porque não consigo ver valor nesse investimento Agora se há muita mudança e ela impacta diretamente o negócio por falta de qualidade, por atraso, por diversas situações complexas é muito mais fácil investir nessa mudança.

O principal negócio requer mudanças rápidas para testar novas ideias ou hipóteses de negócio

Sabemos que existem três tipos de inovação aquelas que simplesmente me colocam em uma posição de melhorias que já faço e faço muito bem então estou aperfeiçoando. Uma segunda na qual eu vou expandir e vou ofertar o mesmo serviço de uma outra maneira, um exemplo disso foi a Netflix que antes entregava vídeos através de DVDS, e coisas do tipo e passou a ofertar esse mesmo produto, mas agora em streaming. Então houve uma adaptação do negócio, mas num mesmo espaço de mercado. E a terceira que é uma reinvenção radical do negócio, tendo como exemplo a Amazon que banca todo um negócio de venda de livros que ela faz com situações extremamente diferentes, ou seja, ela começou a expandir seu negócio de maneira completamente diferente.

Bom se o seu negócio está associado a uma situação dessas, é logicamente que também tem um espaço mais fértil para conseguir investir e gerar soluções que tragam uma mudança dentro da organização.

Riscos relacionados à TI para o negócio principal, que os proprietários consideram inaceitáveis

Outro ponto importante, quando os riscos associados a uma má qualidade afetam consideravelmente o negócio, ou seja, eles deveriam ser inaceitáveis uma vez que se materializam. Que exemplo de negócio podemos colocar nesse espaço? Por exemplo a área financeira. Se nós como clientes de um banco por exemplo ou de alguma outra ação similar, começamos a observar que dinheiro some e aparece e começamos a ter uma fragilidade de resposta por causa de erros do próprio sistema, a organização perde credibilidade na hora por mais que isso seja corrigido imediatamente, dá uma sensação de que o banco não tem controle do que faz. E como ele faz? Sistemas de informação fazem um trabalho árduo de validar e controlar a movimentação que parte das áreas de negócio do banco fazem. Então eu tenho uma dependência de negócio grande porque o risco de fazer errado é eventualmente muito complexo.

Todos os outros métodos provados e testados para aumentar a eficácia não dão mais resultados significativos

E outro ponto colocado pelos autores é o caso de que outros métodos não tenham funcionado da maneira que se espera a que sempre encontramos uma série de fatores no qual o método não encaixa, não entra de maneira adequada dentro da própria organização. A gente observa no mercado vários fracassos nessa transformação digital, ágil e uma série de receitas que vai aparecendo em diferentes entidades para tentar garantir que essa mudança aconteça de forma bem-sucedida. Mas dependemos muitas vezes da cultura da organização da maneira como ela se adapta, dos métodos de como fazer uma implantação adequada. Talvez aí tenhamos um outro espaço fértil para trabalhar com DevOps nas empresas.

A sua empresa está ficando para trás e necessita de DevOps? Entre em contato conosco! Temos soluções criadas especialmente para cada cliente baseado em suas necessidades. Clique aqui e saiba mais!

Newsletter HNZ

Fique por dentro de nossos conteúdos se cadastrando na nossa newsletter semanal! Clique aqui!

HNZ

HNZ

Leave a Reply