Ao contrário dos processos mecânicos, os resultados no software dependem fortemente de fatores humanos. A introdução de DevOps mudou nossa indústria, concentrando-se em pessoas e processos em todos os papéis para incentivar a colaboração e cooperação, ao invés de competir com a especialização. Com isso, listamos 14 benefícios do DevOps para a sua organização!

hnz-consultoria-e-treinamentos-blog-diversidade

14 benefícios do DevOps

1. Dar autonomia às equipes

Um dos princípios fundamentais do pipeline de implantação é que ele é um sistema de autosserviço: permite que testadores, pessoal de operações e suporte obtenham qualquer versão da aplicação que quiserem em qualquer ambiente que escolherem. Uma contribuição importante para o tempo de ciclo são as pessoas envolvidas no processo de entrega que estão esperando para receber uma “versão boa” da aplicação. A habilidade de implantar facilmente qualquer versão em qualquer ambiente tem muitas vantagens.

  • Testadores conseguem selecionar versões anteriores da aplicação para verificar mudanças no comportamento das novas versões.
  • A equipe de suporte pode implantar versões anteriores da aplicação que os usuários estão usando para reproduzir um defeito.
  • A equipe de operação pode selecionar uma versão que eles sabem que é boa para implantar em produção como parte de um exercício de recuperação de desastres.
  • Implantações podem ser feitas com um único clique.

2. Reduzir erros

Erros podem ser introduzidos em software a partir de vários locais. As pessoas que pediram o software podem ter pedido as coisas erradas, os analistas que capturaram os requisitos podem tê-los entendido mal, e os desenvolvedores podem ter criado código com defeitos. Os erros dos quais estamos falando aqui, entretanto, são especificamente aqueles introduzidos em produção em função da má gerência de configuração.

3. Reduzir o estresse

Entre os benefícios óbvios, o mais agradável é a redução do estresse de todos os envolvidos com uma entrega de versão. A maioria das pessoas que já́ se envolveu em um projeto de software próximo da data de sua entrega de versão sabe o quão estressante o evento pode ser. Já́ vimos gerentes de projetos conservadores, sensíveis e conscientes sobre qualidade perguntarem para seus desenvolvedores: “Vocês não podem simplesmente modificar o código?”, ou administradores de bancos de dados sensatos inserirem dados diretamente no banco de dados para aplicações que não conhecem. Em ambas as ocasiões, e em muitas outras como essas, a mudança foi uma resposta direta à pressão de “simplesmente fazer a coisa funcionar”.

4. Flexibilidade de implantação

Executar a aplicação em um ambiente novo deveria ser uma tarefa simples – idealmente, seria apenas uma questão de ativar novas maquinas físicas ou virtuais e criar algum tipo de informação que descreve as propriedades únicas daquele ambiente.

5. A prática leva à perfeição

Nos projetos em que trabalhamos, tentamos obter um ambiente dedicado para cada desenvolvedor ou par de desenvolvedores. Entretanto, mesmo em projetos que não chegam a esse ponto, qualquer time que usa integração continua ou técnicas de desenvolvimento incrementais e iterativas precisará implantar a aplicação em diversos ambientes com frequência. A melhor tática é usar a mesma estratégia de implantação seja qual for o ambiente final.

6. As organizações de alto desempenho estão decisivamente superando seus pares de baixo desempenho em termos de rendimento

Organizações de alto desempenho 200 vezes mais frequentemente do que os baixos, com 2.555 vezes mais rápido. Eles também continuam a superar significativamente desempenho baixo, com 24 vezes mais rápido tempos de recuperação e taxas de falha de mudança três vezes menor.

7. Os altos rendimentos têm uma melhor fidelidade dos empregados

Empregados em organizações de alto desempenho foram 2,2 vezes mais propensos a recomendar a sua organização para um amigo como um ótimo lugar para trabalhar, e 1,8 vezes mais propensos a recomendar sua equipe para um amigo como um ótimo ambiente de trabalho.

8. Melhorar a qualidade é tarefa de todos

Organizações de alto desempenho gastam 22% menos tempo em trabalhos não planejados e retrabalho. Como resultado, eles são capazes de gastar 29 por cento mais tempo em novos trabalhos, como novos recursos ou código. Eles são capazes de fazer isso porque eles constroem qualidade em cada etapa do processo de desenvolvimento através do uso de práticas de entrega contínua, em vez de retrabalhar na qualidade no final de um ciclo de desenvolvimento.

9. Organizações de alto desempenho gastam 50 por cento menos tempo de remediação de problemas de segurança do que os de baixo desempenho

Ao integrar melhor os objetivos de segurança da informação no trabalho diário, as equipes alcançam níveis mais elevados de desempenho de TI e criam sistemas mais seguros.

10. Tomar uma abordagem experimental para o desenvolvimento de produtos pode melhorar o seu desempenho de TI e organizacional:

O ciclo de desenvolvimento do produto começa muito antes de um desenvolvedor iniciar a codificação. A capacidade da sua equipe de produtos de decompor produtos e recursos em pequenos lotes; dar visibilidade ao fluxo de trabalho da ideia à produção; e reunir feedback do cliente para iterar e melhorar irá prever tanto o desempenho de TI e dor de implantação.

11. A realização de uma iniciativa de transformação tecnológica pode produzir economias de custos consideráveis para qualquer organização

Cada líder de tecnologia quer saber o retorno que esperar em investir em uma transformação tecnológica. Usando métricas chave deste relatório, bem como benchmarks da indústria, fornecemos fórmulas para ajudá-lo a quantificar suas possíveis economias de custo, usando métricas de sua própria organização. Também fornecemos sugestões para reinvestir essas economias para melhorar o desempenho da TI e da organização.

12. Experiência melhorada do cliente

Oferecer uma experiência de cliente melhorada (isto é, diferenciada e atraente) aumenta a fidelidade dos clientes e aumenta a participação no mercado. Para oferecer essa experiência, uma empresa precisa obter e responder continuamente aos comentários dos clientes, o que exige mecanismos para obter feedback rápido de todos os envolvidos no aplicativo que está sendo entregue: clientes, linhas de negócios, usuários, fornecedores, parceiros, e assim por diante. No mundo atual de sistemas de engajamento, essa capacidade de reagir e se adaptar de forma ágil leva à maior experiência e lealdade do cliente.

13. Aumenta a capacidade de inovação

As organizações modernas usam abordagens de pensamento enxuto para aumentar sua capacidade de inovar. Seus objetivos são reduzir o desperdício e retrabalho e transferir recursos para atividades de maior valor. Um exemplo de prática comum no pensamento enxuto é o teste A-B, no qual as organizações pedem a um pequeno grupo de usuários para testar e classificar dois ou mais conjuntos de softwares que têm capacidades diferentes.

Em seguida, o conjunto de melhor capacidade é lançado para todos os usuários e a versão sem êxito é revertida. Tal teste A-B é realista apenas com mecanismos eficientes e automatizados, como os que DevOps facilita.

14. Tempo de valorização mais rápido

Acelerar o tempo para o valor envolve o desenvolvimento de uma cultura, práticas e automação que permitam a entrega rápida, eficiente e confiável de software até a produção. DevOps, quando adotado como uma capacidade de negócios, fornece as ferramentas e a cultura necessárias para facilitar o planejamento, previsão e sucesso da liberação. A definição de valor varia de organização para organização e até mesmo de projeto para projeto, mas o objetivo de DevOps é entregar esse valor mais rápido e mais eficientemente.

Já pensou em adotar DevOps na sua organização? A HNZ traça um plano exclusivo para as organizações baseadas em uma análise prévia das suas necessidades. Conheça nossa consultoria e nossos treinamentos incompany!

Newsletter HNZ

Fique por dentro de nossos conteúdos se cadastrando na nossa newsletter semanal! Clique aqui!

HNZ

HNZ

Leave a Reply