No artigo de hoje vamos falar sobre as principais certificações associadas a esse universo do DevOps. Confira-as a seguir!
EXIN
Certificação DevOps
A primeira delas que vou comentar tem relação com a Exin, que vocês conhecem muito bem, é uma entidade sem fins lucrativos que fica com sede na Holanda que tem uma série de certificações da área de TI e dentre elas, temos as mais variadas. Tem de Scrum, agilidade, business, Lean, ISO etc. Dentro destas séries de certificações, ela possui 3 certificações principais para trabalhar com o DevOps.
EXIN DEVOPS FOUNDATION
A primeira delas é o EXIN DevOps Foundation. O objetivo principal dela é trazer o vocabulário, glossário das principais práticas, quais são os valores, princípios e apresentar o aluno ao universo DevOps. Então é uma certificação que está sustentado o curso de 16h que visa justamente trazer uma equação. Equacionar o conhecimento da organização para se preparar na adoção do DevOps. Para conhecer mais sobre a certificação Exin DevOps Foundation, clique aqui.
EXIN DEVOPS PROFESSIONAL
A segunda certificação EXIN DevOps Professional, aqui intermediária, é para os praticantes pessoas que estão executando, exercendo atividades dentro do DevOps, e os prepara para executar essas atividades. Sabemos que precisamos preparar desenvolvedores, analistas, arquitetos, pessoas que trabalham com infraestrutura, segurança, com operação. Então ele traz as melhores práticas de mercado para preparar esses profissionais nesse mundo DevOps. Como é uma certificação intermediária visa então trazer um conhecimento mais refinado do que no caso da Fundamentos. Para conhecer mais sobre a certificação EXIN DevOps Professional, clique aqui.
EXIN DEVOPS MASTER
E a terceira certificação, a Exin DevOps Master, está focada em preparar líderes que vão trabalhar na adoção do DevOps. Então a partir daí é uma certificação muito mais rigorosa se pensar a uma necessidade de demonstrar habilidades e capacidades a partir da própria aplicabilidade dos termos devido ao cenário. Então, sendo ela avançada, é uma certificação que exige bastante esforço. Ela prepara o profissional para liderar a adoção e eventualmente refletir no meio em que está precisando através da materialização de sintomas e mudar a maneira de trabalhar. Essa foi curiosamente a primeira certificação em DevOps que foi lançada pela Exin, então ela exige um curso por uma empresa homologada pela própria Exin para poder finalmente fazer o exame. Para conhecer mais sobre a certificação EXIN DevOps Master, clique aqui!
A Exin coloca aqui 3 certificações do ponto de vista genérico. A primeira serve para o pessoal que está precisando entender o que irá mudar na organização, a segunda para aquele que está sendo engajado dentro desse processo e a terceira e principal delas prepara os profissionais para a adoção do DevOps, inclusive nessa demanda de mercado para contratar profissionais. Chamam a essa certificação ou quem ocupa esse espaço de DevOps coach ou líder DevOps.
EXIN DEVSECOPS MANAGER
Como um adicional, a Exin também conta com uma trilha de certificações que compõe o EXIN DevSecOps Manager. A Carreira EXIN DevSecOps Manager visa equipar os profissionais com o conhecimento e as habilidades adequadas para gerenciar e integrar DevOps com foco em Segurança em sua organização. Com o cenário digital em constante mudança, a adaptação a um processo mais eficiente, ágil e seguro pode melhorar o tempo de colocação no mercado, a satisfação do cliente e a colaboração entre as equipes.
Para o aluno conseguir essa certificação, ele necessita adquirir as seguintes certificações do portfólio da EXIN:
EXIN Agile Scrum Foundation, ou EXIN Lean IT Foundation, ou EXIN DevOps Foundation
EXIN DevOps Professional
EXIN Information Security Management (ISO/IEC 27001) Professional
INSTITUTE DEVOPS
Certificação DevOps
Vamos agora a uma segunda entidade de certificação que é o DevOps institute. Ele somente trabalha com certificações relacionadas ao DevOps, o que já à diferencia em relação a EXIN.
DevOps Foundation
DevOps fundamentos tem como objetivo equacionar o conhecimento básico, glossários, práticas, e fundamentos do DevOps.
DevOps Leader
Temos o líder DevOps similar ao EXIN DevOps Master, aquele que está olhando para o futuro olhando para cenários e fazendo a transformação necessária para trabalhar a adoção do DevOps.
DevSecOps Foundation
Eles disponibilizam o DevOps com segurança que seria DevSecOps no nível de fundamentos, ou seja, vai dar uma base também para o pessoal de segurança conseguir adotar DevOps na organização integrando práticas que são trabalhadas do ponto de vista de trazer uma melhor blindagem frente a vulnerabilidades.
Continous Testing Foundation
Essa certificação ocupa um espaço de testes, ou seja, a uma necessidade de olhar como vou automatizar os testes, que tipo de testes vou aplicar qual será o grau de abrangência, como tratarei por exemplo sistemas legados, então ele prepara o profissional para evoluir em processos automatizados.
Agile Service Master
Essa certificação de agilidade e gerenciamento de serviços vida também olhar diferente dos modelos tradicionais, tanto modelo cascata quanto o modelo da agilidade, visa integrar produto e serviço numa gestão única e íntegra da evolução dos produtos e serviços. Então há uma diferença aqui que prepara o profissional a lidar com o serviço frente ao modelo tradicional e é super necessário quando estamos trabalhando num catálogo, num conjunto de serviços, no qual as equipes são constituídas para tratar uma composição orientada a serviços, como nós temos equipes muito funcionais atendendo serviços específicos.
Continuos Delivery Ecosystem Foundation
Esta é uma certificação que trata talvez de uma das principais disciplinas do DevOps que é a entrega continua. Ela mostra como consigo homologar uma condição de um serviço integrando uma série de profissionais. Então aqui há uma liderança associada a isso e claramente é perceptível que todas estão focadas ainda em fundamentos, principalmente nós (Brasil) estamos ainda num mercado bastante iniciante. Apesar de que o DevOps já tem 12 anos, nós ainda estamos aprendendo a trabalhar com esse mundo.
Sre Foundation e Praticioner
Por último aqui temos duas certificações associadas ao SRE do ponto de vista de fundamentos e praticantes que é aquele profissional que cuida de um serviço que está em operação e demandas flutuantes com uma necessidade de orquestrar isso de maneira estável e resiliente, que mantém os patamares de qualidade então essa talvez seja uma das áreas de conhecimento mais consolidadas junto com a liderança.
O DevOps institute foca especialmente em certificações especialistas em DevOps e aparecem papéis claramente definidos dentro desse universo.
DASA
Temos mais uma entidade que é a DASA, que trata sobre skills de agilidade em DevOps. Ele também da sua visão do ponto de vista de competências e disponibiliza uma série de certificações que atuam na base de fundamentos e como o devops institute, ela possui certificações que foca nos papéis de um devops na organização
Algumas das certificações da DASA como o DevOps coach, o DevOps líder e o DevOps Product owner são similares a àquela que nós vimos no DevOps institute que fala sobre serviços.
Com isso temos as principais certificações do mercado. Esperamos que a partir daí isso nos traga uma luz em relação a quais são os papéis dos profissionais que passam a trabalhar dentro desse contexto DevOps na visão dos especialistas. Visão da Exin, do DevOps institute e da DASA que visa desenvolver competências específicas especialmente quando se fala que DevOps tem uma parte cultural importante, tem que trabalhar em equipe, ter coragem para mudar, ter que refletir e na verdade ocupar um espaço que não ocupava anteriormente no profissional e as certificações nos ajudam a ocupar esse espaço com uma maior capacidade de gerir, tratar e evoluir essa condição nova que é esse universo DevOps.
Você sabia que a HNZ é uma empresa focada em DevOps? Conheça nossos cursos e venha se especializar conosco!
Newsletter HNZ
Fique por dentro de nossos conteúdos se cadastrando na nossa newsletter semanal! Clique aqui!