Automação em TI, tem se transformado em um sinônimo do DevOps para muitos no mercado. Sendo ele um dos pilares fundamentais, injustamente e visto como a transformação de atividades manuais em scripts automáticos, cujo foco tem sido prioridade quando precisamos minimizar custos, reduzir mão de obra ou até encurtar tempos na execução de atividades.
DevOps e a Automação
DevOps
DevOps para poder ser efetivo, precisa da automação, sendo seus objetivos muito além dos motivos expostos. Como diz Christopher Litte, a astronomia é para os telescópios assim como o DevOps para a automação. O que automatizar? Quais ferramentas? Quais prioridades e objetivos? Quem será o responsável? Quais processos ou rotinas precisam ser melhoradas antes da automação, são algumas decisões que precisamos estruturar para sua posterior implementação.
DevOps e Lean
DevOps
Sabemos que é necessário diminuir riscos, diminuir fragilidades, aumentar qualidade, diminuir tempos, evitar desperdícios e retrabalho, evitar dependências, minimizar debito técnico. Estes direcionamentos embasam as decisões da automação em uma visão abrangente que combinam mais um pilar do DevOps, que é o Lean. A tal da autonomização visa a elevar o grau de previsibilidade das atividades executadas e a rápida recuperação de falhas. O esforço da automação nos obriga a conhecer melhor o espaço que será delegado as ferramentas, com uma clara necessidade de adequar a sua implementação aos objetivos do fluxo de uma peça, a qual sustenta as disciplinas da entrega contínua.
Sendo assim, consequências da Colaboração, do Compartilhamento e da Mensuração (mais 3 pilares do DevOps: CALMS) a Automação é consequência necessária para sustentar os objetivos do DevOps que são trazer alta qualidade em um processo de entrega contínua altamente eficiente para conseguir entregar valor ao negócio eficazmente.
Conclusão
A automação para a permear toda atividades que em forma colaborativa é de responsabilidade dos especialistas engajados no processo de entrega. Então todos participam a ocupar o papel do Engenheiro DevOps que permite otimizar localmente alguma parte em prol do resultado alvo, da entrega de valor ao negócio em forma contínua e estável.