Testes são indispensáveis no processo de desenvolvimento de softwares. Eles informam a eficiência da aplicação em determinado contexto, além de mapear erros, defeitos e bugs. Com o surgimento das ferramentas para automação de testes de performance, o Selenium ganhou destaque.
Softwares complexos dificultam testes manuais de campos e funcionalidades das ferramentas e, então, analistas e desenvolvedores criaram ferramentas para obter, de forma automatizada, estimativas de desempenho.
Uma das principais ferramentas para testes de software é o Selenium, que funciona por meio da leitura de scripts de teste. Quer entender melhor o seu funcionamento e vantagens? Acompanhe as nossas dicas!
Para que serve a ferramenta Selenium?
Selenium
O Selenium é executado em Windows, Linux e macOS. É um software de código aberto lançado sob a licença Apache 2.0. No geral, o script é gerado em HTML, porém pode ser exportado e editado para testes em Java, C#, etc.
Um dos frameworks mais usados para fazer o processo automatizado de testes é o Selenium. Ele trata do Acceptance Testing (ou functional testing), fase do processo de teste em que um teste de caixa-preta é realizado num sistema antes de sua disponibilização.
O Selenium é um framework gratuito, voltado aos testes de aplicações web pelo browser de forma automatizada. Ele compacta os testes para as funcionalidades da aplicação web e sua compatibilidade entre browser e diferentes plataformas.
Trata-se de um conjunto de ferramentas e bibliotecas aplicadas na automatização de navegadores web tanto para fins de teste quanto para tarefas administrativas repetitivas em sites da internet.
Com isso, o Selenium se adapta a diversos tipos de necessidades em aplicativos web, realizando operações altamente flexíveis para localizar elementos da interface do usuário e comparar os resultados esperados e conquistados, tendo estimativas reais do comportamento da aplicação.
Sua coleção de funções está disponível para programação em Java, CSharp, Python, Ruby, Php, Perl e JavaScript. Outra vantagem é que o Selenium oferece suporte para execução de testes em várias plataformas de navegadores.
Vantagens de investir no Selenium
A utilização de um framework de testes automatizados como o Selenium traz vantagens aos engenheiros de software e programadores, incluindo:
- Redução de erros de teste pelo testador;
- Melhor utilização do tempo para o desenvolvedor/testador;
- Menor regressão por meio das características informadas nos testes, já que ele executa sempre os mesmos passos descritivos sequencialmente;
- Feedback rápido para desenvolvedores;
- Iterações virtualmente ilimitadas de execução de casos de teste;
- Suporte para metodologias ágeis e extremas de desenvolvimento;
- Documentação disciplinada de casos de teste;
- Relatório de defeitos personalizado.
Quais são as ferramentas e componentes do Selenium
Selenium
O Selenium disponibiliza algumas ferramentas para testes de software. Existem Selenium RC, Selenium IDE, Selenium WebDriver e Selenium Grid.
Selenium RC
O Selenium RC é um servidor escrito em Java. Ele recebe chamadas http e executa os testes. As chamadas vêm dos testes unitários.
Selenium IDE
O Selenium IDE funciona como um plugin do Firefox com um recorder e grava as ações do usuário, podendo ser transformadas em código em várias linguagens, entre elas Java. Estas ações podem, inclusive, ser exportadas para um script de teste em diversas linguagens de programação: Java, Python, Perl, JavaScript etc.
Selenium WebDriver
O Selenium WebDriver é uma ferramenta que oferece uma API, permitindo a escrita de forma mais produtiva e organizada de scripts de testes. Esta é a escolha natural quando se pretende escrever testes automatizados para aplicações web utilizando o Selenium.
Selenium Grid
O Selenium Grid é uma ferramenta de teste que permite executar testes em diferentes máquinas contra diferentes navegadores. É uma parte do Selenium Suite, especializada na execução de vários testes em diferentes navegadores, sistemas operacionais e máquinas.
E aí? Que tal conhecer melhor e passar a usar o Selenium? Se você já usa a ferramenta, conte pra nós o que está achando!