Quer entender melhor o que são testes contínuos em DevOps e como eles funcionam? Você provavelmente já sabe que DevOps reúne uma série de práticas de integração contínua para melhorar a velocidade e a qualidade das entregas. Uma de suas premissas é a aplicação do CI (continuous integration), que exige testes contínuos.

Com o CI, desenvolvedores integram frequentemente o código em um repositório compartilhado, iniciando compilações automatizadas. Isso permite que as equipes detectem e corrijam problemas antecipadamente. Os testes contínuos são parte essencial neste processo e podem ser definidos como “todas as atividades de teste realizadas durante a operação em um ambiente de integração contínua”.

Como funcionam os testes contínuos?

Testes DevOps

Quais são as vantagens dos testes contínuos em DevOps

Os testes contínuos não são algo simples de se fazer, mas oferecem inúmeras vantagens para as equipes:

  • As atividades de teste se integram totalmente ao pipeline e facilitam o processo de desenvolvimento;
  • Há maior eficiência e a padronização;
  • Testadores possuem mais tempo para usar meios exploratórios e descobrir problemas ocultos;
  • Equipes se sentem mais confiantes sobre a qualidade do software antes da sua liberação e implementação.

Embora os testes contínuos possam ser altamente eficientes, há algumas ações que não devem ser feitas, como o não armazenamento de testes como código com um sistema de controle de versão (VCS). Essa estratégia, por exemplo, dificulta a manutenção de testes, sua reutilização e a pesquisa.

Como garantir o sucesso dos testes contínuos

Testes DevOps

Há algumas formas de garantir o sucesso dos testes contínuos em DevOps. São elas:

Tenha uma base completa para automatização de testes

Uma plataforma de CI sólida é fundamental. Com ela, desenvolvedores podem gravar testes de unidade que são executados automaticamente, ver testes que passaram e falharam. Além disso, o sistema executa todas as ações para criar uma compilação totalmente funcional do software após os testes terem passado.

Considere o uso de BDD (desenvolvimento orientado a comportamento)

O teste contínuo se alinha perfeitamente ao desenvolvimento orientado pelo comportamento, o (BDD – Behavior-driven development), que incentiva a colaboração contínua entre proprietários de produtos (product owners), desenvolvedores e testadores.

Aqui, os recursos geralmente são armazenados com código, o que facilita a integração com os sistemas de CI.

Capacite as equipes de Controle de Qualidade

O controle de qualidade pode criar, editar e executar a maioria das atividades de testes. Em DevOps, a influência desta área é maior do que isso, pois garante que cada membro da equipe realize tarefas de testes contínuos durante todo o ciclo de vida da aplicação.

Se os desenvolvedores não estiverem automatizando os testes no nível de unidade, o Controle de Qualidade tem o direito de falar em nome da equipe. É possível, ainda, orientar as equipes na estratégia de testes, o que inclui determinar a combinação certa de testes manuais e automatizados, bem como quando encontrar um equilíbrio entre os diferentes tipos de testes.

Com uma estratégia detalhada, ampla reflexão sobre ferramentas, funções e processos para suportar testes contínuos, é possível organizar e motivar os membros da equipe. Vale a pena conhecer melhor o DevOps e suas possibilidades, não acha?

Newsletter HNZ

Fique por dentro de nossos conteúdos se cadastrando na nossa newsletter semanal! Clique aqui!

HNZ

HNZ

Leave a Reply