Nesse artigo, quero trazer um pouco da minha visão e experiência, sobre um assunto que é complexo e muito desafiador. Ainda existe uma divisão entre o negócio da organização e a TI. Muitas vezes isso ocorre por falta da clareza do que a TI está apta a entregar para a organização.

Alinhamento entre TI e negócio

TI

hnz-consultoria-e-treinamento-blog-linhamento-entre-ti-e-negocio-e-possivel

Muitos colaboradores da organização acham que o papel da TI é apenas manter tudo funcionando e caso ocorra uma indisponibilidade, o mesmo deve ser resolvido imediatamente. Essa divisão, pode até ser normal, pelo fato de as áreas serem distintas.

Porém, isso deve mudar, hoje a TI é requisito básico dentro de uma organização e qualquer empresa deve reconhecer a importância do alinhamento entre TI e o seu negócio.

Profissionais que não são da área de TI acham a área muito técnica para entender, e por isso acabam não reconhecendo que a TI participa de atividades centrais que geram receitas, inovação, melhoria em processos que acabam aumentando a satisfação e entrega de valor para seus clientes.

Essa divisão, ou mal entendimento da área de tecnologia da informação TI pode acabar prejudicando a organização com investimentos caros, baixo ROI, desperdícios, obstáculos entre processos e soluções, comunicação e suporte deficiente e principalmente gargalos que dificultam a entrega de serviços.

Mas e aí, como alinhar a TI ao negócio?

É um trabalho difícil, mas não impossível. Vou trazer algumas sugestões de acordo com a experiencia que tenho na gestão de serviços de TI.

Temos vários fatores que distanciam as áreas dentro da organização e um deles é cultura organizacional. Porem, atacar somente a cultura, não será o suficiente.

Precisamos realizar um alinhamento estratégico e dar clareza na capacidade atual da TI alinhando com a demanda do negócio.

O negócio e a TI precisam juntos buscar algo que o Lean manufacturing nos ensina, que veio do chão de fábrica e hoje está adaptado para TI (Lean IT).

TAKT Time

Vamos lá, o tempo de Takt é o ritmo da batida na qual o negócio demanda e a TI entrega, aumentando a eficiência e reduzindo os desperdícios.

Ou seja, entregar na quantidade e no momento certo, eliminando desperdícios, variabilidade e mantendo o nível de qualidade exigido pelo negócio e principalmente para os clientes finais, conhecidos como cliente externo.

Antes de você partir para cálculo de Takt Time, precisamos levantar algumas informações da TI é do negócio. E aí que o nosso bom e velho ITIL – Information Technology Infrastructure Library nos ajuda.

ITIL

TI

hnz-consultoria-e-treinamento-blog-linhamento-entre-ti-e-negocio-e-possivel-itil

Na minha opinião, o primeiro passo para TI se organizar e buscar o alinhamento com o negócio é dar clareza em tudo o que a TI está sendo demandada, quais são os projetos, iniciativas de melhoria que a TI está conduzindo ou participando.

E aí que entra o catálogo de serviços de TI.

Catálogo de serviços

Isso mesmo, catalogar todos os serviços, elaborar uma espécie de “cardápio de restaurante” só que para TI.

Construir um catálogo de serviços junto com a área de negócio dando clareza no que a TI está apta e qual é a sua capacidade de entrega é essencial para alcançarmos esse alinhamento e darmos o entendimento as áreas sobre o papel da TI.

Posteriormente, com todos os serviços catalogados e com acordo de serviço definido, você pode então partir para o cálculo de Tak Time e buscar o ritmo perfeito entre a demanda de negócio e a capacidade da TI.

Para ficar mais claro, listo alguns benefícios do catálogo de serviços de TI e do tempo de Takt Time.

  • Alinhamento de expectativas
  • Transparência na prestação de serviços
  • Aumento na comunicação entre o negócio e a TI
  • Aumento da credibilidade da TI
  • Maior controle e gestão de custos e recursos tecnológicos.

Conclusão

O alinhamento entre TI e negócios é um grande desafio e deve ser prioridade dentro das empresas. O catálogo de serviços e tempo de Takt, podem ser um bom ponto de partida para alcançar a clareza, entendimento das áreas, aproximação da TI com o negócio aumentando a eficiência reduzindo desperdícios e variabilidade.

Artigos relacionados:

O poder da VOZ do cliente ou VoC dentro da TI

Como criar engajamento entre Dev e Ops?

Conheça nosso canal no Youtube

Leave a Reply