Certificações são fundamentais para empresas e profissionais que desejam aprimorar suas capacidades em melhorias de processos, serviços e produtos oferecidos. Na área de TI, a certificação Exin é uma proposta sólida e reconhecida para quem trabalha no segmento e quer se destacar nacional ou internacionalmente.

Entender o que é mito e o que é verdade quando se fala de certificação Exin é importante para conhecer a fundo esse reconhecimento e entender se ele é o melhor para você.

A seguir, falamos sobre o que é Exin, por que ele é importante para você e quais são os mitos e verdades relacionados a essa certificação. Confira!

O que é Exin e qual é a importância da certificação?

Exin é o nome de uma empresa holandesa que tem uma proposta de desenvolver habilidades e capacidades em profissionais de TI em todo o mundo. A instituição é, ainda, responsável por credenciar organizações que atuem na área de treinamento em TIC. Hoje em dia, sua atuação se estende a mais de 165 países, incluindo o Brasil.

A Exin foi criada em 1984, em Amsterdã, e oferece certificações desde os níveis básicos até os especialistas. Um dos destaques de sua atuação foi nos anos 90, quando trabalhou com um grupo de organizações de TI para desenvolver o projeto Frameworks.

Alguns programas de certificação da Exin reconhecidos são PDI e ISPL. Outro reconhecimento do Exin  foi umas das empresas parceiras responsáveis pela fundação, desenvolvimento e disseminação do LeanIT, que é um conjunto de boas práticas de gerenciamento de serviços de TI de maneira muito eficaz, abrangendo todo o ciclo de vida do serviço, destacando a eliminação do desperdício, diminuição dos custos, a real entrega de valor, em um fluxo enxuto e continuo, sendo estas as bases do DevOps.

Alguns certificados reconhecidos pela Exin são:

  • IT Practical Diploma;
  • ISO 20.000;
  • PRINCE2;
  • ISPL;
  • DevOps;
  • Agile Scrum;
  • Information Security;
  • SIAM.

No momento de procurar uma certificação Exin, é importante que o profissional entenda suas características e necessidades para fazer a escolha certa. Por isso, vale a pena entender alguns mitos e verdades sobre a certificação.

Mitos e verdades sobre a certificação Exin

Certificação Exin

hnz-consultoria-e-treinamentos-blog-certificacao-exin-mitos-verdades-imagem-interna

Há inúmeros mitos e confusões sobre certificações de TI. Quando o assunto é a certificação Exin, é preciso esclarecer algumas informações erradas e que podem confundir a cabeça do profissional na hora de escolher a certificação ideal para evoluir na carreira.

A seguir, listamos os principais. Acompanhe!

Não existe certificação Exin online

MITO. É possível, sim, fazer o Exin online. Para isso, existe o Exin Anywhere, um serviço criado pela empresa em parceria com a Software Secure Solutions, que oferece o software para fazer as provas no lugar em que o candidato estiver.

Por meio desse sistema, o candidato pode adquirir o exame de forma online e fazer a prova em até 21 dias após a compra. O exame para obter a certificação pode ser feito em qualquer lugar, horário e dia. É extremamente seguro e confiável, permitindo um acompanhamento do candidato para a realização de um exame que valida e verifica os conhecimentos e experiencia do assunto, com o uso de câmeras e áudio.

Certificações como a Exin são essenciais para um profissional

VERDADE. Certificações são muito importantes para instituições ou profissionais que desejam melhorar processos, produtos e serviços, além de ganhar destaque na área em que trabalham.

Grande parte das instituições buscam funcionários com certificações Exin. Isso serve como régua para medir sua qualificação e garantir os requisitos necessários para vagas que exijam maior especialização. A seriedade no conteúdo, confiabilidade na execução do exame como o reconhecimento da instituição, serve como referencia para garantir que o candidato preparado para os desafios do dia a dia.

As certificações Exin são uma das mais importantes em TI

VERDADE. O mercado de trabalho na área de Tecnologia da Informação envolve muito dinamismo e, por isso, são introduzidas novas tecnologias a todo momento. Por isso, é importante conseguir as melhores, como a Exin, que desenvolve as habilidades práticas dos profissionais por meio dos certificados.

 

Obviamente, há certificações muito importantes que não são oferecidas pela Exin, mas, de forma geral, as mais relevantes são:

 

EXIN Certified Digital Transformation Officer

EXIN Certified Data Protection Officer

EXIN Certified Information Security Officer

EXIN Certified Agile Service Manage

EXIN Certified Integrator in Secure Cloud Services

EXIN Certified Integrator in Agile Service Projects

EXIN Agile Scrum Master e EXIN Agile Scrum Product Owner

EXIN Agile Business Professional

EXIN Agile Coach

EXIN DevOps Master e EXIN DevOps Professional

Information Security Management Professional based on ISO/IEC 27001

Information Security Management Expert based on ISO/IEC 27001

EXIN Blockchain Foundation

EXIN BCS Artificial Intelligence Foundation

EXIN Privacy and Data Protection Foundation

EXIN SIAM™ Professional

VeriSM™ Foundation

EXIN IT Service Management Foundation based on ISO/IEC 20000:2018

EXIN BCS Foundation Certificate in Organisational Behaviour

Certified Data Centre Specialist

O ciclo de vida das certificações é curto

MITO. Muitas vezes, os fornecedores de certificações, como a Exin, podem rever, reformar ou refazer uma certificação. Entretanto, esse é um ponto positivo, já que a iniciativa mantém as certificações da indústria sempre atualizadas e com as melhores tecnologias.

Obviamente, um profissional que se candidatar a uma vaga de trabalho e tiver um certificado emitido há cinco anos terá desvantagens em relação a outro concorrente, já que os avanços tecnológicos são constantes e, por isso, é importante reciclar os conhecimentos sempre. Mas ainda assim, a certificação Exin não expira.

A Exin não trabalha com certificações DevOps

MITO. A Exin fornece três certificações DevOps baseadas em três fontes diferentes e que tem objetivos distintos. A mais reconhecida atualmente, que visa a formar líderes DevOps, é a certificação Exin DevOps Master.

A seguir segue a lista de quais são as certificações em DevOps da Exin e quais são os seus objetivos:

  • Exin DevOps Foundation: É uma certificação que visa avaliar um conjunto de conceitos, bases, princípios e práticas que focam a formar um profissional iniciante em DevOps. A certificação trás também um glossário de termos e conceitos enriquecidos para conseguir uniformizar uma série de termos fundamentais para conseguir adotar DevOps na organização. Além disso ela trás importantes reflexões em cima da mudança cultura que é necessária para conseguir mudar e adaptar as práticas tradicionais dentro do contexto DevOps. Ela habilita o profissional a entrar no universo DevOps, e aportar dentro da organização elementos fundamentais para a adoção do DevOps.

Para conhecer um pouco mais sobre a certificação, cliquei aqui!

  • Exin DevOps Professional: É uma certificação que visa trazer as boas práticas vindas de duas fontes riquíssimas do DevOps. De um lado é o Projeto Fênix, um livro consolidado de como mudar uma cultura para ser orientada ao DevOps. E a segunda é o Manual DevOps, também dos mesmos autores Gene Kim e Patrick Debois, duas grandes refêrencias do DevOps. Eles conseguiram através de um trabalho de cinco anos consolidar os desafios do DevOps de ponta a ponta. O foco da certificação, por ser intermediária, visa trazer uma riqueza conceitual em cada uma das disciplinas da cadeia de valor. A proposta da certificação é estruturar ele em modelos evolutivos, em três maneiras propostas pelos autores. A primeira maneira, que visa trazer de forma rápida uma implantação do trabalho, do serviço, que estamos acostumados a trabalhar em forma cascata. A segunda maneira, visa conseguir trazer o feedback do cliente para conseguirmos nos posicionar em cima do verdadeiro valor. E a Terceira maneira visa conseguir transformar a organização em uma verdadeira organização de aprendizado.

Para conhecer um pouco mais sobre a certificação, cliquei aqui!

  • Exin DevOps Master: A certificação tem uma proposta de entrar em um mercado que está carente de profissionais que tenham uma liderança na adoção e evolução do DevOps. O mercado tem muitos profissionais especialistas, mas que estão precisando entender a visão do todo, e dar soluções que sejam coerentes e consistentes na hora de evoluí-las para conseguir resultados ágeis e com alta qualidade. O objetivo do treinamento associado à certificação é desenvolver competências para avaliar, mensurar as diversas práticas atuais da TI, seus sintomas e causas raiz, para determinar ações que aumentem a eficácia dos processos e aderências de disciplinas.

Desenvolver competências para avaliar que cuidados e necessidades culturais precisam ser integrados, bem como que características tornam as equipes altamente produtivas em um ambiente mutante, e o que anula o trabalho ágil nas práticas DevOps.

Investigar que práticas convencionais, como ITSM, Agile, atividades de desenvolvimento e gerenciamento de projetos, precisam de adaptações para o DevOps funcionar eficazmente.

Influenciar a organização com boas práticas do DevOps, orientar e desenvolver planos de melhorias baseado nos principais sintomas da organização.

Para conhecer um pouco mais sobre a certificação, cliquei aqui!

Quem trabalha com LGPD precisa de certificados Exin

VERDADE. Quem trabalha com proteção de dados pessoais dos cidadãos brasileiros deve ser um profissional Data Protection Officer, chamado de DPO.

A Exin tem algumas certificações para referendar essa profissão. São três, com destaque para duas, em especial, chamadas de EXIN Privacy and Data Protection Foundation, conhecida como PDPF, e Privacy and Data Protection Practitioner, ou PDPP.

A primeira é pré-requisito para que o profissional possa realizar a segunda. A terceira é a Information Security Foundation, ou ISFS. Com as três certificações em mãos, o profissional recebe o título de DPO.

HNZ

HNZ

Leave a Reply