A área de Tecnologia da Informação de uma companhia está diretamente ligada às áreas estratégicas da empresa. Hoje em dia, o TI tem papel fundamental no sucesso dos resultados e contribui para a entrega de valor dos projetos, elevando a confiança das entregas de software.

Se hoje a TI moderna tem esse papel indispensável nas organizações, antes ela não era tão protagonista assim, sendo vista como um simples suporte operacional. Atualmente, ela precisa oferecer a capacidade de entregar softwares confiáveis de maneira contínua e oferecer experiências incríveis aos clientes.

Que tal entender melhor como a TI tradicional deu lugar à moderna? Acompanhe a seguir!

Como funcionam a TI tradicional e a TI moderna

TI

hnz-consultoria-e-treinamentos-blog-como-funcionam-a-ti-tradicional-e-a-ti-moderna

Na TI moderna, as equipes responsáveis por entregar aplicações têm um papel de protagonismo, pois contribuem diretamente para a melhoria da estratégia da empresa.

Toda companhia que deseja se manter competitiva deve integrar a TI moderna aos seus processos, já que a TI tradicional tem práticas e modelos de gestão que não têm foco principal na qualidade e na rapidez das entregas.

Alinhada ao método ágil e à cultura DevOps, a TI moderna implementa conceitos e ferramentas que exigem adaptação dos times para apresentarem entregas contínuas e sempre com valor agregado.

Quer saber de um dado interessante? Olha só:

TI tradicional foi concebida com o objetivo de buscar estabilidade e disponibilidade pelo represamento de mudanças. Isso significa altos gastos com manutenção, já que o budget da área é quase todo destinado a isso.

Como grande parte das pessoas já sabe, este modelo de TI está em questionamento já que em muitas situações não atende mais aos interesses de uma empresa que deseja crescer de forma exponencial e oferecer experiências incríveis ao cliente.

Já a TI moderna (ou TI Cloud-Native) tem a função de trazer fluidez aos processos de desenvolvimento, garantindo que as organizações se mantenham competitivas.

Algumas estratégias adotadas pela TI moderna incluem a adoção dos microsserviços e do DevOps. Eles despontam como uma solução para as empresas aumentarem a velocidade de lançamento de novas funcionalidades. Assim, há mais qualidade, eficiência, escalabilidade e menos desperdícios e menos custos.

Equipes modernas de TI têm muita autonomia e controle, podendo lidar com garantias de qualidade e tarefas de liberação. Isso não acontece na TI tradicional.

Algumas mudanças trazidas pelo DevOps à TI moderna incluem:

  • Nova visão sobre as metodologias de entrega;
  • Novos processos, ferramentas e ambientes de desenvolvimento/ teste/ aceitação/produção (DTAP);
  • Premissa de entrega contínua em software e negócios.

Práticas contínuas em DevOps desenvolvidas para a TI moderna

Algumas práticas foram desenvolvidas exatamente com o objetivo de otimizar o processo de desenvolvimento e a entrega de softwares. Assim, é possível obter mais qualidade de código e entregas mais rápidas.

As principais são:

1. Integração contínua (CI)

A Integração Contínua (CI) em DevOps permite que erros localizados sejam encontrados e analisados de maneira mais rápida, melhorando a qualidade do software. Há, ainda, menor tempo de validação e lançamento de novas atualizações do sistema.

Este recurso evita que desenvolvedores realizem a mesma tarefa, eleva o controle da produção de cada profissional e facilita a correção de bugs com rapidez e frequência. A Integração faz a construção da solução em forma rápida, compilando, testando e verificando a solução que o desenvolvedor contribuiu em forma frequente e focada.

2. Entrega contínua (CD)

A Entrega Contínua automatiza o lançamento do código validado a partir do repositório de código, homologando a solução de maneira integra. Por meio dela, o desenvolvedor pode verificar o comportamento de novas funcionalidades em forma sistêmica, sem precisar se preocupar em enviar ao usuário final um feature indesejado.

Esta prática garante entregas eficazes e objetivas. Pequenas atualizações e correções são feitas quase que diariamente, elevando o fluxo de entregas – algo que não existia na TI tradicional.

3. Implantação Automatizada e Contínua

Diferentemente da integração contínua, que automatiza o lançamento de compilações prontas para produção em um repositório de códigos, e a entrega continua que homologa a solução, a implantação contínua automatiza o lançamento de uma aplicação para a produção.

Ela prevê que a aplicação seja entregue ao usuário final de maneira automática e é indicada especialmente ao desenvolvimento de aplicações para web, mas amplificada para qualquer tipo de solução.

Desafios de migrar da TI tradicional para a TI moderna

TI

hnz-consultoria-e-treinamentos-blog-praticas-continuas-em-devops-desenvolvidas-para-ti-moderna

Uma empresa que precisa migrar da TI tradicional para a moderna precisa saber, antes de tudo, que está partindo de um desenvolvimento manual para algo totalmente automatizado. Por isso, o ideal é que este movimento seja gradual e otimizado a partir de uma revisitação das maneiras de executar as atividades em forma tradicional.

Podem ser necessários algumas semanas para demostrar resultados nesta transição e, por isso, é importante saber como a entrega e a integração contínua serão adotadas. O processo é uma jornada, tem inicio e a otimização e melhorias será também continuo.

As abordagens de transformação gradual, passando por cada projeto e time, têm custo bem menor e resultados melhores em geral.

Vale a pena destacar que esse desafio inclui uma mudança cultural e isso não acontece do dia para a noite. É preciso pensar em aspectos como:

  • Nova distribuição de papéis;
  • Nova composição de times;
  • Maior autonomia dos times;
  • Implantação gradual de ferramentas e ações DevOps, entre outros.

De forma geral, a TI moderna, com suas entregas contínuas, oferece melhores experiências de trabalho para as equipes e traz resultados consistentes para as empresas, com evolução contínua, consertos rápidos de falhas e garantia de qualidade. Isto possibilita a inovação, experimentação, maior fidelidade de clientes e funcionários, maior engajamento de todos, se sentindo produtivos, crescendo e se adaptando para as demandas sempre cambiantes do mercado.

Vale a pena saber mais sobre ela e as vantagens de sua implantação!

HNZ

HNZ