A gestão compartilhada de TI traz inúmeros benefícios às empresas, sabia? Isso porque esse modelo de trabalho, denominado também de TI colaborativa, melhora a gestão do negócio a partir de uma equipe terceirizada. Cada vez mais valorizada pelas organizações, essa abordagem evita que a companhia precise contratar e formar uma grande equipe de TI.
Com a gestão compartilhada de TI, as empresas obtêm alta tecnologia, recursos humanos altamente especializados e modelos inteligentes de gerenciamento. E o melhor disso é que todos do time estão devidamente alinhados à estrutura de TI e à cultura organizacional da empresa.
Você sabia, por exemplo, que uma pesquisa da consultoria Gartner indica que implementar serviços compartilhados está entre as dez técnicas de otimização de custos de TI?
Quer saber quais são as vantagens da gestão compartilhada de TI e como ela funciona? Acompanhe as nossas dicas!
O que é gestão compartilhada de TI?
Gestão compartilhada de TI
São muitas as empresas que conseguem economias e reduções de custos com a gestão compartilhada de TI. Para se ter uma ideia, em termos de números, no prazo de 18 a 36 meses, essa economia pode chegar a até 20% dos custos de serviço.
É indicado, então, que alguns CIOs deem mais atenção aos serviços compartilhados de TI entre unidades de negócios para impulsionar economias de escala.
Para quem ainda não entendeu muito bem o que é gestão compartilhada de TI, vale explicar: ela basicamente funciona descomplicando as operações, pois é um modelo de trabalho é totalmente adaptado à empresa, que passa a ter, à sua disposição, todas as competências necessárias para uma eficiente gestão de TI, capaz de inovar e propor soluções que vão transformar o negócio.
Na gestão compartilhada de TI, o gestor acompanha o profissional de TI estabelecendo metas e objetivos que o ajudam a evoluir como pessoa e também na carreira.
Esse mesmo gestor tem o dever de repassar o feedback dele e da empresa, coletando também o feedback do profissional sobre a empresa.
Como os pilares de uma boa gestão incluem redução de custo, otimização do tempo, aumento da produtividade e retorno financeiro, esse novo modelo de TI chega para trazer vantagens às empresas e reduzir gastos – algo cada vez mais necessário.
Vantagens da gestão compartilhada de TI
Existem inúmeras vantagens de se investir na gestão compartilhada de TI. Entre as principais, listamos:
- Redução de custos: esse modelo de trabalho dispensa uma equipe própria de TI. Com isso, os custos com encargos trabalhistas e capacitação são reduzidos.
- Aumento da produtividade: como o time da gestão compartilhada de TI identifica, de maneira rápida e assertiva, o que compromete o desempenho do seu negócio, há uma estrutura de tecnologia capaz de elevar a produtividade de todas as áreas da empresa.
- Otimização de processos: capacitada para atender a diferentes demandas, a equipe externa de TI consegue otimizar os processos e concluí-los de maneira ágil.
- Assistência especializada: a empresa poderá dedicar muito mais tempo à sua atividade-fim, por contar com uma equipe focada em melhorar todos os serviços de TI.
Quando uma organização investe na gestão compartilhada de TI, tem mais garantias de contar com profissionais altamente capacitados para executar o trabalho. Assim, há muito mais benefícios para a empresa, que vão desde o aumento da produtividade da equipe até a redução de custos operacionais.
Newsletter HNZ
Fique por dentro de nossos conteúdos se cadastrando na nossa newsletter semanal! Clique aqui!