Você já ouviu falar sobre os quatro pilares devops? Patrick Debois disse que DevOps é um problema humano, implicando que cada organização terá uma cultura DevOps que é exclusivo para os seres humanos dentro dele.

Embora não haja uma maneira “verdadeira” de fazer DevOps que sejam idênticos para cada organização, identificamos quatro pilares comuns que qualquer equipe ou organização que desejam implementar DevOps precisará gastar tempo e recursos. Tomados em conjunto, os quatro pilares de eficácia DevOps permitirá que você resolva problemas culturais e técnicos que podem afetar o desenvolvimento de software.

Os 4 pilares DevOps

DevOps

1: Colaboração

Colaboração é o processo de construção em direção a um resultado específico através do apoio a interações e a entrada de várias pessoas.  Um princípio orientador que moldou o movimento DevOps foi a cooperação de desenvolvimento de software e equipes de operações.

Antes que uma equipe possa trabalhar com sucesso com outra equipe que tem um foco diferente, os indivíduos em uma equipe precisam ser capazes de trabalhar uns com os outros.  Equipes que não funcionam bem em um nível individual têm poucas possibilidades de trabalhar bem no nível entre times.

É importante reconhecer o valor e a finalidade de diferentes formas de colaboração. Algum trabalho colaborativo é feito em coordenação com outros, com um único indivíduo responsável por alguma parte do trabalho coletivo e focado em realizar sua parte em direção ao objetivo mútuo. Outro trabalho colaborativo é feito continuamente, com dois ou mais indivíduos trabalhando juntos para realizar um objetivo. Estas abordagens colaborativas são a escolha certa dependendo do trabalho e do contexto envolvente.

Objetivo resumido: Visa um resultado específico através de interações de apoio e a entrada de várias pessoas.

2: Afinidade

Afinidade é o processo de construção de relacionamentos nas equipes, almejando diferentes metas ou métricas, mantendo em mente as metas organizacionais compartilhadas, e fomentando a empatia e aprendizagem entre os diferentes grupos de pessoas.

A afinidade pode ser aplicada entre as organizações também, permitindo que as empresas compartilhem histórias e aprendam uns com os outros à medida que se constrói um corpo coletivo de conhecimento cultural e técnico dentro da organização. Ela é a medida da força de relacionamento entre indivíduos, equipes, unidades de negócios e até mesmo empresas. É incrivelmente difícil de medir com precisão.

Objetivo resumido: Visa a adoção de objetivos organizacionais compartilhados, empatia e aprendizagem entre diferentes grupos de pessoas.

3: Ferramentas

As ferramentas são aceleradores que ajudam a conduzir a mudança baseada na cultura e na direção atuais.  As escolhas de ferramentas podem ser percebidas como ganhos rápidos. Entender por que eles são ganhos rápidos, e seu impacto sobre as estruturas existentes, é importante para evitar obscurecer questões em equipes e organizações.

A incapacidade de examinar os problemas com valores, normas e estrutura organizacional leva a condições de fracasso invisíveis à medida que a dívida cultural se acumula. Se ferramentas, ou a falta dela, ficam no caminho de indivíduos ou equipes que trabalham bem em conjunto, suas iniciativas não terá êxito. Se o custo da colaboração é alto, não investir em ferramentas (ou pior, investir em ferramentas pobres) aumenta esse custo.

Objetivo resumido: Um acelerador e economizador de custos, mas deve se encaixar com os métodos de trabalho.

4: Dimensionamento

Como as empresas mudam ao longo do tempo, quer seja uma startup que cresce de tamanho ou uma organização empresarial dividida em dois. Dimensionamento é sobre a evolução, crescimento e avanço da organização como um todo ao longo de todo o seu ciclo de vida.

Organizações bem-sucedidas devem saber como dimensionar – isto é, crescer ou encolher conforme necessário. Dimensionar pode significar coisas diferentes para pessoas diferentes, dependendo do contexto. Por exemplo, dimensionamento pode significar: Expansão da base de clientes; Receita crescente; Expansão de um projeto ou equipe para atender à demanda; manter ou melhorar uma proporção de pessoas para sistemas ou dinheiro gasto; Crescer mais rápido que os concorrentes, entre outras.

Objetivo resumido: Entender como DevOps pode ser aplicado em diferentes organizações à medida que crescem, amadurecem e até se encolhem

Clicando aqui você acessa um artigo que escrevemos para falar especificamente sobre dimensionamento de uma organização DevOps.

É importante não passar por cima dos dois primeiros pilares, que cobrem as normas e valores de nossas culturas e interações interpessoais, em favor de pular direto para a leitura sobre ferramentas.

O uso efetivo da ferramenta é necessário para uma transformação DevOps bem-sucedida, mas não suficiente – se fosse esse o caso, poderíamos apenas fornecer uma lista de melhores práticas para executar.  No entanto, resolver os conflitos interpessoais e inter-equipes que surgem dentro das organizações é fundamental para promover os relacionamentos duradouros que, em última análise, tornam um ambiente de DevOps.

Gostou do artigo e quer aprender mais sobre como aplicar uma cultura devops na sua organização? Conheça nosso treinamento EXIN DevOps Master ou entre em contato conosco, podemos te ajudar nesse processo de transformação DevOps.

Newsletter HNZ

Fique por dentro de nossos conteúdos se cadastrando na nossa newsletter semanal! Clique aqui!

HNZ

HNZ

Leave a Reply