Dimensionamento é sobre a evolução, crescimento e avanço da organização como um todo ao longo de todo o seu ciclo de vida.

Compreendendo a Dimensionamento

DevOps

hnz-consultoria-e-treinamentos-blog-equipes-de-seguranca

Em uma equipe, departamento ou organização, nem sempre é fácil saber quando uma mudança é necessária ou em que direção. Embora receber conselhos sobre essas transições com antecedência pode ser útil, a mudança ainda pode se sentir incrivelmente contra intuitivo.

Quando vemos nosso progresso como parte de um panorama em evolução que pode ajudar ou dificultar nossos esforços futuros, pode nos ajudar a planejar, executar e ajustar a posição com intenção deliberada com base em nosso estado atual – se os movimentos são lentos e controlados, ou saltos dinâmicos. Através da experiência aprendemos quando e como mudar as direções, e para abordar diferentes ambientes com diferentes estratégias.

Pesquisadores descobriram que os princípios culturais dos DevOps poderiam ser aplicados a organizações de qualquer tamanho, e que os princípios técnicos, como entrega contínua e melhoria dos processos de implantação, poderiam ser aplicados a qualquer projeto de software bem estruturado e arquitetado, até mesmo código legado em mainframes.

Organizações bem-sucedidas devem saber como dimensionar – isto é, crescer ou encolher conforme necessário. Dimensionar pode significar coisas diferentes para pessoas diferentes, dependendo do contexto. Desta forma, o dimensionamento é outro exemplo de um modelo popular e, a fim de efetivamente discuti-lo dentro de sua organização ou com outros, você precisará esclarecer que tipo de escala que você está falando. Por exemplo:

  • Expandir a base de clientes
  • Aumentar a receita
  • Expandir um projeto ou equipe para atender à demanda
  • Manter ou melhorar uma proporção de pessoas para sistemas ou dinheiro gasto
  • Crescimento mais rápido do que os concorrentes

É perigoso assumir o conhecimento sobre sistemas baseados em visões parciais e individuais do sistema ou somente em nossas próprias experiências. Construir, gerenciar e usar os sistemas produz um conjunto rico e complexo de respostas dos próprios sistemas. Os sistemas complexos não têm falhas lineares ou simplistas onde uma causa raiz singular pode ser identificada facilmente. Há muitos fatores, e especialmente as interações entre eles, que precisamos levar em conta ao projetar e dimensionar sistemas.

Como exemplo, um servidor de banco de dados único com 50 leituras simultâneas dos mesmos dados responderá de forma diferente de 50 leituras simultâneas para dados diferentes, dependendo do software usado e como ele é configurado. Quando o banco de dados agora é distribuído, não mais em um único servidor, as características e comportamentos serão alterados novamente.

Não assuma que o comportamento passado irá prever comportamentos futuros. A experiência de gerenciar este servidor de banco de dados provavelmente dará aos indivíduos conhecimento e experiência que podem usar para ajudar a outras pessoas de forma mais eficaz, no crescimento das equipes e a reduzir pontos únicos de conhecimento. Além disso, a simplificação de como os indivíduos devem gerenciar o sistema de forma consistente e repetitiva é fundamental para reduzir a complexidade. O processo de simplificação não é fácil. O que funciona em um ambiente pode estar completamente errado em outro.

Planejamento para Dimensionamento

Reconhecer como seu sistema deve se comportar, e o que é relevante na visão maior da situação atual, permite que você construa um conjunto de sistemas priorizados para o seu ambiente existente. Entender seus objetivos é vital. Trata-se de um exercício de aprendizagem? Você está respondendo a uma interrupção? Você está se recuperando de uma violação de segurança e tentando restabelecer a confiança?

As histórias em torno da arquitetura de software enquadram nossas escolhas, muitas vezes nos impedindo de olhar para o software de maneiras inteiramente novas. Não é que as estruturas de software monolíticas sejam ruins, ou piores do que os microserviços. Examinar tecnologia, processo e conflito das estratégias garante que tomamos decisões conscientes sobre a flexibilidade e inflexibilidade dentro de nossos ambientes. Tomar decisões intencionais sobre articulações flexíveis dentro de nossa organização nos permite abordar a mudança futura mais deliberadamente, com respostas estáticas ou dinâmicas, sabendo que temos uma base sólida com flexibilidade adequada.

Ciclo de vida Organizacional

Podemos examinar o ciclo de vida de uma organização através de duas lentes principais:

  • Pressão interna e externa e Crescimento e declínio das organizações

Há uma quantidade razoável de variedades dentro de ciclos de vida organizacionais, como novos modelos de negócios e métodos de financiamento oferecem maneiras para as empresas a mudar, crescer e prosseguir o sucesso.

A pressão interna em uma fase de crescimento assume a forma de uma organização que está crescendo naturalmente, contratando funcionários para oferecer mais produtos, desenvolver mais recursos, trabalhar mais rápido e servir mais clientes. Pode haver contratação preventiva em antecipação do crescimento futuro, ou contratação reativa como as pessoas começam a perceber que o pessoal atual é esticado muito fino.

Em uma fase de declínio, a pressão interna pode surgir quando uma empresa percebe que não está fazendo tão bem como quer e voluntariamente começa a reduzir ou consolidar. Quando efetivamente aborda esse tipo de mudança pode existir um grande impacto em suas perspectivas futuras.

A pressão externa na fase de declínio pode surgir devido a economia nacional ou global, mudanças na vantagem competitiva, ou uma empresa adquirida por razões tais como seu produto ou carteiras de patentes ou sendo dividida e vendida em pedaços para outras organizações. Mais uma vez, quão eficaz e rapidamente uma organização pode reagir a tais eventos que podem afetar positivamente no futuro e se ele é capaz de se recuperar de tal declínio.

Fique ligado que no próximo artigo iremos falar sobre estratégias de crescimento de equipe em uma organização devops! Se cadastre na nossa newsletter e não perca nada.

Newsletter HNZ

Fique por dentro de nossos conteúdos se cadastrando na nossa newsletter semanal! Clique aqui!

HNZ

HNZ

Leave a Reply