Um dos principais desafios para os gestores de equipes de TI é mexer nas operações. Por isso, a tarefa de elevar a agilidade no desenvolvimento de software muitas vezes pode ser algo difícil de se conseguir – graças às práticas DevOps, esse processo tem ficado mais simples e eficiente.

Você precisa aumentar a agilidade no desenvolvimento de software? As práticas DevOps, dentro deste ciclo, propõem uma transformação profunda e têm trazido resultados expressivos às organizações.

Prova disso é que o relatório de DevOps do banco de dados de 2021 da Redgate Software aponta que 74% dos entrevistados estão usando uma abordagem DevOps para o desenvolvimento. Quase metade afirmou usar três ou mais bancos de dados, em comparação com 30% que usam apenas uma plataforma de banco de dados.

Se você quer (e precisa) saber como elevar a agilidade no desenvolvimento de software, veja, a seguir, as nossas dicas sobre aplicação de DevOps e melhoria de resultados!

Minha empresa necessita mesmo de DevOps?

Desenvolvimento de Software

Quando o assunto é aumento da agilidade no desenvolvimento de software e surge a necessidade de adotar o DevOps, é comum que gestores questionem a real necessidade dessa prática.

De forma resumida, as práticas DevOps confrontam modelos tradicionais de trabalho como o de cascata, em que há pouca conexão entre os times, e ainda a agilidade, que para na metade do caminho no fluxo. Gigantes foram pioneiras em adoção, incluindo Amazon, Adobe, Netflix ou Walmart.

O DevOps, como é estruturado com base nas práticas Agile, é uma forma de ajudar os times a trabalharem juntos em direção aos seus objetivos. Ele mescla colaboração, comunicação e melhorias operacionais contínuas.

Sua implementação, no entanto, não é algo simples e envolve uma evolução cuidadosa. Porém, quando bem feita, gera resultados impressionantes no desenvolvimento de software.

Como o DevOps é um modo de trabalhar que melhora e integra práticas, processos e sistemas, acreditamos, sim, que sua empresa (e boa parte das outras) necessite adotá-lo.

O grande questionamento na sua adoção é alinhado as necessidades que não foram atendidos pelos métodos tradicionais e em relação aos principais sintomas e problemas materializados na distancia de atingir resultados.

Como o DevOps aumenta a agilidade nos processos de desenvolvimento de software

Desenvolvimento de Software

A cultura DevOps engloba uma série de princípios, que permitem às equipes de desenvolvimento e operações de software trabalharem em conjunto. Essa, por si só, já é uma característica extremamente benéfica para qualquer organização, que consegue entregar produtos de qualidade com mais rapidez.

O DevOps se sustenta sobre alguns princípios, que devem ser adotados pelas empresas. São eles:

1. Foco total no cliente

Todas as atividades de construção de produtos e serviços de TI devem estar pautadas na satisfação do cliente. O DevOps prevê ciclos de feedback com o usuário final, proporcionando às equipes de desenvolvimento e operações um trabalho muito mais eficiente e coeso.

2. Objetivo comum

Modelos em cascata e orientados a processos precisam ser adaptados. O DevOps prevê que os times de desenvolvimento, infraestrutura, operações e negocios pensem no trabalho como um todo e não apenas em suas funções específicas.

3. Responsabilidade de ponta a ponta

Produtos ou serviços de TI criados e fornecidos por equipes DevOps permanecem sob a responsabilidade desses grupos, desde o conceito até o fim. Com isso, há maior nível de responsabilidade sobre as entregas e a qualidade dos produtos/serviços planejados.

4. Equipes multifuncionais

Os times DevOps são horizontais e totalmente independentes durante o processo de desenvolvimento e operações dos softwares. Para que isso aconteça, é fundamental ter um conjunto equilibrado de habilidades, além de membros da equipe com perfis mais generalistas.

5. Melhoria contínua

O foco do DevOps é sempre a melhoria contínua dos processos, reduzindo o desperdício, otimizando a velocidade e os custos da entrega.

Por isso mesmo, a experimentação é uma atividade importante para desenvolver uma forma de aprender com as falhas.

6. Automação dos processos

Todo o cenário da infraestrutura deve ser automatizado, garantindo uma renovação na forma como a equipe DevOps presta seus serviços.

Implementando o Ciclo DevOps

Desenvolvimento de Software

hnz-consultoria-e-treinamentos-blog-conheca-as-3-maneiras-devops-terceira-maneira

O DevOps reúne ferramentas, práticas e princípios que integram os times para diminuir o ciclo de desenvolvimento. Com isso, os problemas são mais facilmente vistos, o tempo de correção é menor e o resultado final é muito melhor.

Implementar o ciclo de vida DevOps é parte do processo para aumentar a agilidade no desenvolvimento de softwares. Ele compreende os seguintes pontos:

  • Plano: planejamento sobre o tipo de aplicativo que se precisa desenvolver;
  • Código: codificação do aplicativo de acordo com os requisitos do cliente;
  • Construção:  processo de construção do aplicativo realizando a integração dos códigos da etapa anterior.;
  • Teste: experimentação do aplicativo;
  • Versões:  lançamento do aplicativo;
  • Implementação: processo de implementação do código em um ambiente de nuvem para uso posterior;
  • Operação: execução da operação no código, se houver;
  • Monitoramento: monitoramento do desempenho do aplicativo de acordo com os requisitos do cliente.

Algumas práticas DevOps que podem ser implementadas neste processo de ajudar os times a desenvolver produtos e softwares de forma ágil são:

  • Gestão visual: Value Stream Map
  • Integração contínua (CI)
  • Distribuição contínua (CD):
  • Microsserviços
  • Monitoramento contínuo

Tornar o desenvolvimento de software mais ágil é um processo de ajuste cultural e de processos que afeta toda a organização. Parte disso envolve a criação de uma Cultura DevOps, com foco na inovação contínua. Vale a pena experimentar!

HNZ

HNZ

Leave a Reply