Empresas de todos os portes e atuações se beneficiam da tecnologia em seus processos. Ela é responsável por elevar sua mobilidade e a capacidade de entregar serviços com alto valor agregado. Na gestão de TI, é comum se deparar com alguns desafios, e você sabia que o DevOps pode ser a melhor forma de solucioná-los?
Um dos maiores entraves para os gestores de TI é conseguir promover um ambiente digital confiável e seguro. Isso porque há, cada vez mais, novas ameaças modernas, bem como produtos e sistemas. Tudo isso contribui para um cenário mais complexo, que dificulta a manutenção da governança de TI.
Quer entender os principais desafios da gestão de TI e como o DevOps pode ajudar a resolvê-los? Veja, a seguir, as nossas dicas!
Principais desafios enfrentados na gestão de TI
Gestão de TI
Entre os principais desafios enfrentados pelos gestores de TI estão:
1. Questões de armazenamento
As empresas têm lidado com demandas por espaço mutáveis. Isso porque, em um dia, é preciso ter alta capacidade para rodar aplicações complexas, ao passo que, no dia seguinte, já não existe mais essa necessidade.
É fundamental ter escalabilidade para controlar seus recursos de memória e manter um controle maior sobre os gastos.
2. Volume de dados
O fluxo de dados gerados pelos usuários também cresce em um ritmo acelerado. Muitas empresas têm grande dificuldade em coletar e analisar todas essas informações e torná-las úteis aos negócios.
Com uma análise de dados eficiente, é possível transformar esses conteúdos em informações estratégicas e garantir que todo esse volume esteja seguro.
3. Novas tecnologias
As demandas de serviço das empresas são cada vez maiores, exigindo mais rapidez da equipe para serem executadas. Ferramentas e tecnologias específicas ajudam a gerenciar as integrações necessárias entre as aplicações, mantendo o ambiente funcionando e sem interrupções.
Esse problema pode ser combatido com o investimento na qualificação da equipe interna de TI, além de treinamentos e cursos regulares.
4. Formar e manter uma equipe técnica de alto nível
Encontrar e manter pessoal qualificado dentro das equipes de TI é um desafio constante. Para reter esses talentos na empresa, é essencial desenvolver ações para estimular uma cultura de aprendizagem contínua.
Profissionais da área de TI gostam de desafios. Dessa forma, muitos deles se sentem incomodados de se prenderem a tarefas puramente operacionais, como a realização de backups constantes ou o monitoramento de atualizações.
Como o DevOps pode ajudar a superar os desafios de TI
Quando uma empresa investe em DevOps, ela busca se adaptar à transformação digital e garantir que a companhia funcione da melhor forma possível.
Com a aquisição de novas tecnologias ou o desenvolvimento de outras, o DevOps ajuda a inserir em produtos e serviços aspectos tecnológicos ou adaptar toda a estrutura da empresa para trazer metodologias ágeis e tecnologias digitais.
Diante das dificuldades enfrentadas por gestores de TI, o DevOps pode, sim, ser visto com um grande aliado, uma vez que:
- Envolve foco na velocidade e qualidade na entrega de valor;
- Uso extensivo de automação para construção e testes;
- Redução dos períodos de downtimes;
- Redução do ruído entre os desenvolvedores e a operação;
- Diminuição de falhas e riscos.
Existem boas práticas para implementar o DevOps em uma organização. As principais são:
- Criar o monitoramento e alerta configuráveis pela equipe que realiza o serviço;
- Padrões de implantação de desenvolvimento devem ser reutilizáveis;
- Criar equipes multifuncionais conjuntas em prol de melhorias;
- Criar padrões de teste para criar aplicativos ou serviços reutilizáveis e entre equipes;
- Usar ferramenta própria para gerenciar as configurações;
- Garantir agilidade, modernizando continuamente os processos;
- Ter métodos de segurança para reduzir problemas e riscos.
Como certificar o sucesso da implementação do DevOps?
Gestão de TI
Em toda boa gestão de TI é fundamental medir e monitorar os processos. Por isso, é ideal estabelecer metas quanto à velocidade de resposta e frequência para, então, definir os indicadores de desempenho da equipe.
Não existem métricas específicas a serem medidas no DevOps. O ideal é que o gestor analise e escolha as que julgar mais importantes ao negócio. Em geral, as mais consideradas são:
- Taxas de erros;
- Número de incidentes por release;
- Percentual de sucesso de mudanças;
- Velocidade de construção de uma entrega, após um commit;
- Ciclo de vida do desenvolvimento;
- Velocidade e frequência do deploy;
- Velocidade de teste de software.
Com todos esses dados, é possível fazer um diagnóstico da performance da metodologia implementada e descobrir se os times estão atuando com máxima eficiência, se há gargalos produtivos ou falhas na comunicação.
O DevOps é uma das melhores respostas de TI para atender às crescentes demandas do mercado, pois inova o próprio jeito de trabalhar para seguir com a produtividade atualizada. Vale a pena investir nessa abordagem!
Se inscreva na nossa newsletter e receba toda semana conteúdos sensacionais sobre DevOps! Clique aqui!