Como explicado no artigo “papéis do scrum”, no scrum existem 3 papéis e um deles é o Scrum Master. Neste artigo vamos te explicar melhor quem pode ser e o que faz um Scrum Master!
O Scrum Master é um dos três papéis que compõem cada equipe Scrum.
Enquanto o Product Owner está focado em construir o produto certo e a equipe de desenvolvimento está focada em construir o produto certo, o Scrum Master está focado em ajudar todos a entender e abraçar os valores, princípios e práticas do Scrum.
Os Scrum Masters atuam como treinadores para a equipe de desenvolvimento e para o proprietário do produto.
Eles também fornecem liderança de processo, ajudando a equipe do Scrum e o resto da organização a desenvolver sua própria abordagem de alto desempenho e específica da organização para o Scrum.
Principais responsabilidades
Scrum Master
Treinador
Observa o comportamento da equipe e do proprietário do produto, procurando maneiras de melhorar o desempenho.
Líder servo
Ele em primeiro lugar um servo da equipe Scrum, garantindo que suas necessidades de maior prioridade sejam atendidas para que possa ser mais eficaz.
Autoridade de processo
Tem o poder de garantir que a equipe Scrum promulgue e adote os valores, princípios e práticas do Scrum, juntamente com as abordagens específicas da equipe Scrum, a fim de maximizar o valor dos negócios entregues.
Escudo de Interferência
Protege a equipe contra interferências externas, de modo que ela possa permanecer focada em fornecer valor comercial a cada sprint.
Removedor de Impedimentos
Remove obstáculos que inibem a produtividade da equipe.
Agente de mudança
Um bom Scrum Master abre o caminho para o sucesso da equipe Scrum, permitindo mudanças em toda a organização
Características e habilidades
- Bem informado: Os melhores Scrum Masters têm um profundo conhecimento do Scrum, um nível razoável de conhecimento técnico e um conhecimento prático do domínio do negócio.
- Questionando: Grandes Scrum Masters fazem grandes perguntas para ajudar a descobrir insights.
- Paciente. Os bons Scrum Masters dão tempo às equipes para chegarem às respostas apropriadas por conta própria.
- Colaborativo. Para ser eficaz, o Scrum Master deve ser capaz de trabalhar bem com uma grande variedade de pessoas, desde a equipe até o proprietário do produto, até as principais partes interessadas, até aquelas que não estão diretamente envolvidas no Scrum.
- Protetor. Protege a equipe dentro do contexto maior de tomar decisões de negócios economicamente sólidas.
- Transparente. Se comunica de forma transparente e incentiva a comunicação transparente entre a equipe e o resto da organização.
Quem deve ser o Scrum Master
O Scrum Master pode vir de várias funções não relacionadas ao Scrum, incluindo gerente de produto, gerente de produto, desenvolvedor, testador e assim por diante. Desde que o indivíduo tenha as características mencionadas anteriormente e esteja disposto a assumir as responsabilidades do papel, qualquer um pode ser um Scrum Master eficaz.
Seja cauteloso ao supor que a tecnologia existente ou Lideres técnicos devem ser automaticamente os Scrum Masters. O fato é que eles estão na liderança técnica por uma razão: eles são tecnicamente muito bons no que fazem.
Os Scrum Masters precisam ser tecnicamente competentes, mas não precisam ser especialistas. Na verdade, eles não terão muitas ocasiões para aplicar conhecimentos técnicos ao papel do Scrum Master.
É o Scrum Master um trabalho full-time?
Scrum Master
Todo time Scrum tem um Scrum Master, mas o Scrum Master é um papel em tempo integral?
Não necessariamente. Algumas equipes de alto desempenho precisam apenas de treinamento mínimo de um Scrum Master. Nesses casos, o Scrum Master pode se concentrar em impactos organizacionais mais amplos e ser um agente de mudança em toda a cadeia de valor da organização.
Ser um ótimo Scrum Master requer um compromisso significativo de tempo. Nos raros casos em que não é um compromisso em tempo integral, pode ocorrer uma combinação de papéis.
Scrum Master combinado com outras funções
Os bons Scrum Masters investem tempo e treinamento na aquisição de um valioso conjunto de habilidades não tão comuns.
Embora um Scrum Master possa preencher o trabalho em equipe, ele configura o Scrum Master para potenciais conflitos de interesse e não é o melhor uso desse conjunto de habilidades especializadas. É por isso que a melhor maneira de preencher a capacidade disponível para um Scrum Master é fazer da pessoa um Scrum Master para mais de uma equipe.
Não tente fazer com que uma pessoa aja como um Scrum Master e um Product Owner. Não funciona.
Conclusão
Fique por dentro de nossos conteúdos se cadastrando na nossa newsletter semanal! Clique aqui!