Você já pensou em aprender DevOps utilizando Lego, cartões de maneira divertida? Já participou de algum Workshop DevOps com dinâmicas?

Nos dias atuais muitos gestores tentam encontrar um meio de capacitar os seus colaboradores em DevOps. A gamificação é uma ótima alternativa para ensinar de uma forma prática e divertida. Pensando em uma forma de integrar a gamificação com DevOps, foi criado um Workshop DevOps com Lego!

Você quer entender um pouco mais como funciona esse Workshop DevOps? Então neste artigo vamos te explicar o que é o workshop DevOps com lego!

Do que trata este Workshop DevOps

Workshop DevOps

Os processos clássicos de TI são basicamente divididos em projetos, ou desenvolvimento (DEV) de um lado, e operações e sustentação (OPS) por outro. Ou seja, as demandas são estruturadas, priorizadas e desenvolvidas, para depois entrarem em operação através de um processo de entrega. Se ha algum incidente ou falha, a equipe de operações tenta resolver até em ultima instancia, escalar à equipe de projeto ou desenvolvimento.

Esta sequência de passos é representada no workshop usando uma distribuição física de mesas onde os DEV usam scrum nas suas equipes e ITIL para as equipes de OPS. O grande desafio do workshop é mudar as configurações de trabalho aplicando boas práticas DevOps, para transformar a maneira de trabalhar e fazer dessas equipes especialista, uma grande equipe de alta performance.

Os objetivos do Workshop DevOps

Envolver todos os profissionais da organização em seus diversos níveis de ação para participar do fluxo de entrega de valor de um serviço de TI.  A partir de suas posições e papéis no escritório da empresa onde trabalham, o objetivo é criar oportunidades de reflexão e conscientização com claras referências ao seu real ambiente de trabalho de sua empresa.

Essa dinâmica, além de focar na detecção de oportunidades de melhoria de processos e disciplinas, também permite observar as diferentes posições subjetivas frente ao desperdício (hábitos, disciplinas, grau de envolvimento dos profissionais com a qualidade, cultura), desalinhamentos de contexto e objetivos, como modelos de comunicação, perdas e os impactos da falta de qualidade das atividades. Essa experiência é enriquecida com uma vasta base conceitual de Práticas de Agilidade, Lean, ITIL, DevOps com o objetivo de adaptá-los de forma simples para facilitar sua compreensão e aplicabilidade.

Evolução das práticas

Se realizam ciclos de trabalho e se avaliam os resultados. Em cada ciclo ou sprint, se faz uma parada de reflexão, uma retrospectiva altamente participativa, onde se utiliza o pensamento crítico para questionar a maneira de trabalhar e sugerir mudanças, melhorias, que o próprio time vá sugerindo através uma orientação em relação a qualidade e desperdícios, usando práticas Lean.

Dessa maneira, se realizam ajustes que permite incorporar praticas DevOps, sendo o objetivo chegar na Implantação Continua, nas ultimas sprints. Estes momentos de reflexão são fundamentais do workshop, em que se faz a relação do trabalho diário frente ao que pode ser melhorado.

Resultados esperados da dinâmica

Workshop DevOps

  • Entender os impactos da estratégia tradicional de desalinhamento de objetivos com grupos especializados que trabalham isoladamente.
  • Conhecer um pouco mais sobre os processos tradicionais de desenvolvimento, operação e governança da TI, juntamente com possibilidades de adaptação para DevOps. DevOps é no fundo, uma adaptação que visa trazer maior eficiência à maneira tradicional de fazer o trabalho de TI.
  • Aplicar Adaptações em Scrum e ITIL, experimentando os mecanismos de desacoplamento de Lançamentos em Sprints, minimizando tamanhos de lotes, aumentando a frequência de lançamentos, ampliando o loop de feedback e quebrando a entrega cíclica a um fluxo contínuo de valor.
  • Entender como expandir habilidades individuais dentro de uma equipe de desenvolvimento para estender a codificação e os testes, e trabalhar em conjunto com os membros de Operações, Segurança e Governança para causar impactos positivos na capacidade da organização, eliminando restrições de entrega e tentar melhorar o processo geral.
  • Conhecer os fundamentos do DevOps e as ações que podem ser adaptadas nos processos tradicionais para elevar a entrega do valor de TI.

Configuração do Workshop DevOps

A Dinâmica

Ciclo 1:

Uso do Scrum e ITIL tradicional, com construção de lançamentos de entrega por sprint. Foco em especialistas que trabalham em suas tarefas isoladamente. Equipes de Negocio, DEV, Testes, Infra, Sec, Ops.

Ciclo 2

Incidentes se materializam na produção, equipes de desenvolvedores têm que resolver suas entregas, treinamento de Testers para suportar o aumento da qualidade.

Ciclo 3

Testes automatizados garantem qualidade, minimizando falhas de produção. Disciplinas como Integração Contínua e Entrega Contínua são adotadas tornando a mudança rigorosa mais flexível.

Ciclo 4

Implantação Contínua está em ação, alta qualidade no trabalho, alta colaboração das equipes, controles automatizados. DevOps em pleno funcionamento. Frequência alta de entrega, equipes de alta performance funcionando.

Resultados esperados da dinâmica

Workshop DevOps

  • Introdução aos conceitos, valores, princípios e práticas DevOps
  • Análise crítica das razões para a criação de DevOpse necessidade de mudanças
  • Reflexões em cada final do ciclo para questionar maneiras tradicionais de trabalho em TI
  • Retrospectivas com foco em pontos de melhoria, colaboração e confiança (se usam técnicas que evitam a cultura da culpa)
  • Argumentos conceituais que justificam as adaptações incorporadas
  • Experiência das medidas adotadas para acompanhar reflexões
  • Promoção constante não direcionada a silos, para proporcionar discussões relacionadas ao estabelecimento do paralelo de sua realidade na empresa e da dinâmica apresentada.
  • Acolhimento de problemas e discussões para encontrar soluções com o grupo.

Se interessou? A HNZ ministra esse workshop de forma incompany! Clique aqui para saber mais informações sobre.

HNZ

HNZ

Leave a Reply