Aplicado em todo o mundo, o Lean é uma metodologia que surgiu a partir da fabricante automotiva Toyota e foi sendo aprimorado ao longo dos anos. Seu objetivo é gerar o máximo de valor ao cliente, investindo o mínimo de recursos e enfatizando a eficiência dos processos de produção.
O Lean IT, no entanto, ainda gera muitas dúvidas. Que tal conhecer melhor essa abordagem, que tem foco no desenvolvimento e gestão de produtos e serviços de TI?
Conheça as 5 dúvidas mais frequentes sobre o Lean IT e conheça suas vantagens para as empresas!
O que é Lean IT
Lean IT
Como já mencionamos acima, o Lean é uma abordagem que surgiu no Japão e já é utilizada em todo o mundo. O Lean IT nada mais é do que um desdobramento do Lean Manufacturing, focado no desenvolvimento e na gestão de produtos e serviços de TI.
Ele pode ser aplicado em dois cenários, basicamente: nas empresas de TI ou em companhias que utilizem TI como suporte de suas operações e serviços.
De forma geral, o foco do Lean IT é:
- Aproximar as pessoas de TI aos responsáveis pelos negócios;
- Quebrar burocracias que prejudicam as entregas de valor aos clientes;
- Mudar a forma de executar as tarefas no dia a dia;
- Fazer com que os profissionais enxerguem a perspectiva do cliente;
- Mudar a cultura geral da empresa.
Com foco em melhorar continuamente os processos, o Lean IT requer que a organização entenda do que os consumidores precisam e o que desejam e, então, adicionar atributos que valorizem o produto ou serviço.
O mantra do Lean IT é: o que não agrega valor direta ou indiretamente deve ser eliminado.
Para se chegar a essa conclusão, é importante considerar se a solução:
- Resolve um problema completamente;
- Não desperdiça tempo nem esforço;
- Fornece exatamente o que o cliente necessita;
- Reduz o número de decisões tomadas para solucionar problemas.
Dúvidas mais comuns sobre o Lean IT
Lean IT
Quando se fala de Lean IT, as dúvidas que aparecem são as seguintes:
1. Qual é a diferença entre o Lean IT e os métodos tradicionais?
Há diferenças consideráveis entre o Lean IT e o método tradicional. Isso porque, no método tradicional, os processos acontecem mais lentamente acumulando esforços. Isso porque o objetivo é evitar instabilidades e interrupções nas atividades da empresa. Por isso, a aprovação de mudanças é feita de uma só vez, em reuniões de planejamento.
No Lean IT há correções e melhorias sempre que forem identificadas oportunidades. Os profissionais também devem ter conhecimentos gerais, para que possam atuar sem diferentes áreas do negócio. Com fluxo contínuo e um sistema puxado, as entregas são menores, rápidas, mais eficientes e com riscos mais controlados. Um movimento que materializa este modelo é o DevOps.
2. Como aplicar o Lean IT em uma empresa?
Para implementar o Lean IT em uma companhia, é preciso seguir quatro etapas, que são:
- Identificar os processos da empresa;
- Desenvolver um líder;
Mapear e otimizar processos; - Fazer estudos e análises.
O gestor é um aspecto muito importante neste momento. Por isso, deve-se escolher um líder que seja capaz de seguir as etapas de análise e planejamento Lean e ajudar no treinamento e mentoria dos colaboradores para disseminar esta cultura.
3. Como identificar os processos da empresa para aplicar o Lean IT?
O primeiro passo para a aplicação do Lean IT é a identificação dos processos da empresa. Eles precisam ser executados de maneira efetiva para que não haja problemas em sua implementação.
É importante que os processos fluam sem grandes problemas – e é nesse momento que o líder entra em cena, garantindo que isso aconteça. Deve-se mapear e identificar fragilidades, desperdícios e pontos de melhoria que possam comprometer tanto a qualidade quanto os resultados.
Depois, é hora de utilizar sistemas de produção focados nos clientes, em suas necessidades e desejos.
4. Como desenvolver um líder em Lean IT?
O gestor Lean é muito importante no momento de implementar o Lean IT em uma empresa. Ele precisa ser comprometido com a abordagem de atuação da empresa e sua melhoria constante.
Suas atribuições são, de forma resumida:
- Analisar criteriosamente os processos produtivos da empresa,
- Conhecer as falhas e fragilidades,
- Encontrar os desperdícios presentes na cadeia de produção.
5. Como é feito o mapeamento estratégico antes de implantar o Lean IT?
O mapeamento estratégico também é uma etapa importante no momento de implementar o Lean IT. Aqui, é preciso identificar todos os processos, analisando-os em sua totalidade, desde a chegada de um determinado produto/serviço até a sua finalização.
Deve-se considerar:
- Stakeholders;
- Gargalos;
- Pontos de melhoria;
- Pontos a serem excluídos.
Nessa etapa de implementação do Lean, é necessário inserir todos os dados em um mapa do processo, contemplando horários, atrasos e qualquer outro tipo de informação relevante.
Entendeu melhor o Lean IT? Que tal fazer uso desse recurso valioso para as empresas? Você pode começar conhecendo melhor o DevOps e suas vantagens!
Newsletter HNZ
Fique por dentro de nossos conteúdos se cadastrando na nossa newsletter semanal! Clique aqui!
Eu sou um bloco de texto. Clique no botão Editar (Lápis) para alterar o conteúdo deste elemento.