A revisão do sprint (Sprint Review) é o momento em que a equipe do Scrum convida seus stakeholders a dar feedback sobre o produto em si. Lembre-se que durante o planejamento de sprint, a equipe planejou o trabalho. Durante a execução do sprint, a equipe fez o trabalho. E agora, na Sprint Review, a equipe inspeciona o resultado do trabalho – o incremento de produto potencialmente utilizável.

Timing

Sprint Review

hnz consultoria e treinamentos blog saiba como fazer uma sprint review timing

A revisão do sprint ocorre perto do final do sprint, logo após a execução do sprint e pouco antes da retrospectiva do sprint. Na maioria dos casos, uma Sprint Review não deve levar mais que quatro horas. Muitas equipes consideram a regra de uma hora por semana útil.

Em outras palavras, para um sprint de duas semanas, a equipe deve limitar a revisão a não mais do que duas horas; para um sprint de quatro semanas, não mais do que quatro horas.

Participantes

Sprint Review

hnz consultoria e treinamentos blog saiba como fazer uma sprint review participantes

A Sprint Review é uma excelente oportunidade para a equipe do Scrum obter feedback de pessoas que normalmente não estão disponíveis diariamente durante a execução do sprint.

Para esses indivíduos, é a primeira oportunidade de ver e discutir o trabalho que foi produzido durante o sprint. A lista de convites para o sprint, portanto, deve incluir todas as partes interessadas.

Toda a equipe Scrum (equipe de desenvolvimento, Scrum Master e PO) deve comparecer. Outros participantes em potencial incluem partes interessadas internas (usuários internos ou especialistas no assunto), outras equipes internas (marketing ou suporte) e até mesmo clientes externos.

Pré-trabalho

Embora as revisões de sprint sejam informais, as equipes devem fazer um trabalho mínimo de preparação. A equipe deve determinar quem convidar (a lista provavelmente variará de sprint a sprint, dependendo do trabalho realizado durante o sprint).

  • Agendamento. Deve ser programada em torno da disponibilidade de alguns stakeholders obrigatórios.
  • Confirmação. A equipe só pode apresentar trabalhos concluídos na revisão, portanto, em algum momento antes da revisão do sprint, a equipe deve garantir que o trabalho seja realmente feito.
  • Preparação para demonstração, como todo o trabalho é feito e potencialmente pronto para ser enviado, a equipe não precisa fazer muito para se preparar para demonstrá-lo.
  • Determinação de Função. A equipe precisa decidir quem na equipe do Scrum vai facilitar a revisão (geralmente, mas nem sempre, o Scrum Master) e quem vai demonstrar o trabalho concluído. Se fizer sentido no seu contexto, tente rotacionar o papel do demonstrador de sprint para sprint.

Abordagem

As entradas para a revisão de sprint são a meta de sprint de backlog e / ou sprint e o incremento de produto potencialmente entregável que a equipe realmente produziu durante a sprint. As saídas são um backlog de produto preparado e um plano de liberação atualizado. Uma abordagem comum para conduzir a revisão de sprint é a seguinte: Resumir, Demonstrar, Discutir e Adaptar.

RESUMIR

A revisão do sprint começa com um membro da equipe Scrum (geralmente o PO) apresentando:

  • a meta do sprint,
  • os itens do backlog do produto associados a esse objetivo (geralmente o backlog do sprint)
  • uma visão geral do incremento do produto que a equipe obteve durante o sprint.

Essas informações fornecem um resumo ou sinopse de como os resultados da sprint se comparam com a meta da sprint. Se os resultados não corresponderem ao objetivo, a equipe deve fornecer uma explicação. Mas é importante ter em mente que uma revisão de sprint é um ambiente livre de culpa. O objetivo da revisão é descrever o que foi realizado e depois usar as informações para determinar o melhor curso de ação para avançar.

DEMONSTRAR

Embora uma demonstração seja frequentemente uma parte bastante útil de uma revisão de sprint, não é o objetivo da revisão. O aspecto mais importante da revisão do sprint é a conversa em profundidade e a colaboração entre os participantes. Através dessas interações, a equipe Scrum trabalha e explora adaptações produtivas. A demonstração é apenas uma maneira de iniciar a conversa em torno de algo concreto.

DISCUTIR

Todas as revisões de sprint devem suscitar discussões vigorosas. Os participantes que não estão no time Scrum devem fazer perguntas, entender o estado atual do produto e ajudar a orientar o direcionamento do produto com seus comentários. A equipe do Scrum deve sair com uma apreciação mais profunda do lado comercial e de marketing de seu produto e obter feedback sobre a convergência do produto para clientes ou usuários satisfeitos. A revisão de sprint é o lugar perfeito para discutir observações, comentários e feedback sobre o produto e sua trajetória atual. Não é, no entanto, o melhor local para resolver problemas profundos; esse tipo de trabalho deve ser adiado para outra reunião.

DISCUTIR E ADAPTAR

Através de demonstração e discussão, a equipe do Scrum é capaz de perguntar e responder as seguintes questões:

  • As partes interessadas gostam do que veem?
  • Eles querem ver mudanças?
  • O que estamos construindo ainda é uma boa ideia no mercado ou para nossos clientes internos?
  • Estamos sentindo falta de um recurso importante?
  • Estamos super desenvolvendo/investindo em um recurso onde não precisamos?

Responder a essas perguntas fornece informações sobre como adaptar os planos de produtos e de lançamento do produto. A revisão do sprint dá às equipes uma oportunidade de identificar maneiras de se adaptar, de responder à mudança, quando ainda é possível fazê-lo – no final de cada sprint.

Problemas

Sprint Review

hnz consultoria e treinamentos blog saiba como fazer uma sprint review problemas

Algumas organizações sofrem de comparecimento esporádico nas revisões de sprint.

Uma das causas mais comuns é que as partes interessadas estão escolhendo outros compromissos de “maior prioridade”. A melhor maneira de resolver esse problema é, na verdade, criar um incremento de produto valioso e potencialmente comercial, a cada sprint.

Quando as equipes fazem isso, a maioria das pessoas percebe que a avaliação frequente realmente vale seu tempo.

Se você tem um grande esforço de desenvolvimento com várias equipes Scrum, pode ser que considere fazer uma revisão conjunta da sprint. Revisões conjuntas têm vários benefícios.

Primeiro, as partes interessadas devem participar de apenas a uma revisão de sprint em vez de várias. Segundo, se o trabalho deveria ser integrado, a revisão pode se concentrar no trabalho integrado em vez de em uma coleção de incrementos independentes.

Leave a Reply