Muitos se perguntam o que é cultura devops. Em um artigo anterior já explicamos o que é, você pode conferir clicando aqui. Mas cultura pode ser como definido “um padrão de suposições táticas compartilhadas que foi aprendido por um grupo e resolveu seus problemas de adaptação externa e integração interna, que tem funcionado bem o suficiente para ser considerado válido e, portanto, ser ensinado a novos membros como a maneira certa de perceber, pensar e sentir em relação a esses problemas.” (Guia de Sobrevivência da Cultura Corporativa).
Agora a parte complicada é como implementar uma cultura em sua organização. Também em outro artigo listamos 24 passos para implementação do devops, e neste vamos listar 6 práticas para implementar uma cultura organizacional em sua empresa!
Cultura Organizacional
Cultura Organizacional

A cultura organizacional é uma medida perceptiva e, portanto, é melhor medida com métodos de pesquisa. As medições da pesquisa de Westrum são estatisticamente válidas e confiáveis.
- No meu computador, as informações são ativamente pesquisadas.
- Os comunicadores não são punidos quando entregam notícias de erros ou qualquer outro tipo de má notícia.
- Na minha equipe, as responsabilidades são compartilhadas.
- Na minha equipe, a colaboração entre os papéis é recomendada e recompensada.
- No meu computador, erros levantam questões.
- Na minha equipe, novas ideias são aceitas.
John Shook, fala sobre suas experiências em transformar a cultura: “Para mudar a cultura, a primeira coisa que deve ser mudada não é como as pessoas pensam, mas como elas se comportam”.
- Os recursos técnicos, de suporte e de gerenciamento de produtos influenciam a cultura. As equipes podem identificar práticas úteis que promovem o fluxo de informações e a confiança.
Os 6 pontos para implementar uma cultura organizacional tem como foco a análise dos seis aspectos do modelo de cultura organizacional de Westrum:
1) Alta colaboração
Criar equipes multifuncionais com representantes de cada área funcional do processo de entrega de software (analistas de negócios, desenvolvedores, engenheiros de qualidade, equipe de operações, segurança, etc.). Essa prática permite que todos compartilhem a responsabilidade pela construção, implantação e manutenção de um produto. Também é importante que haja uma boa colaboração dentro da equipe.
2) Mensageiros de trem
Queremos que as pessoas nos tragam más notícias para que possamos melhorar. Realize análises retrospectivas sem culpa. Quando a culpa é removida, o medo desaparece e, portanto, você permite que as equipes detectem problemas e os resolvam de forma mais eficaz. Além disso, um ambiente é criado e fomentado no qual é seguro assumir riscos inteligentes e falhar, para que qualquer pessoa possa detectar problemas a qualquer momento, mesmo sem a necessidade de fazer uma análise de responsabilidade.
3) Riscos compartilhados
Junto com isso, incentivar responsabilidades compartilhadas.
Qualidade, disponibilidade, confiabilidade e segurança fazem parte do trabalho de todos.
Uma maneira de melhorar a qualidade dos serviços é garantir que os desenvolvedores compartilhem a responsabilidade de manter seu código em produção.
Ao compartilhar a responsabilidade, a colaboração melhora e, portanto, inerentemente reduz o risco, à medida que quanto mais pessoas supervisionam o processo de entrega de software, mais erros serão evitados no processo ou planejamento. A automação também reduz o risco e, com a ferramenta certa, a colaboração pode ser empregada.
4) Incentiva a conciliação
Conecte sistemas isolados. Além de criar equipes multifuncionais, as técnicas de conexão de sistemas sile incluem cooperação entre as operações e equipes de desenvolvimento, incluindo operações de planejamento durante todo o ciclo de vida de entrega de software e implementação de ChatOps.
Outra sugestão é identificar alguém da organização cujo trabalho você não entende (ou gerar frustração, como provisionamento) e considerar convidar essa pessoa para um café ou almoço. Discussões informais ajudam a promover uma melhor comunicação e você pode entender por que elas se comportam assim, e juntas elas podem criar soluções criativas.
5) Permitir que erros gerem perguntas
Mais uma vez, realize análises retrospectivas sem culpa. A resposta ao fracasso determina a cultura de uma organização. Culpar as pessoas por falhas cria uma cultura negativa.
Se, por outro lado, as falhas o levarem a fazer perguntas sobre as causas e como você pode evitar que elas aconteçam novamente, você terá melhorado o sistema técnico, os processos e a cultura. Cuide das narrativas contra o factual.
6) Implementar a inovação
Incentive a experimentação.
Dar aos profissionais a liberdade de explorar novas ideias pode levar a grandes resultados.
- Algumas empresas dão tempo aos engenheiros toda semana para experimentar.
- Outros organizam dias internos de hack ou pequenas conferências para compartilhar ideias e colaborar.
Muitas novidades e produtos começaram assim. Quando você libera seus funcionários de rotas regulares e tarefas repetitivas, eles podem gerar grande valor para a organização. Não se esqueça que a novidade não se limita a novos produtos e recursos. Também incentiva e recompensa melhorias em processos e ideias que ajudam a fortalecer a colaboração.
Você tem muitos problemas para implementar uma cultura devops na sua organização? Entre em contato conosco e conheça a nossa consultoria!
Newsletter HNZ
Fique por dentro de nossos conteúdos se cadastrando na nossa newsletter semanal! Clique aqui!