Em um cenário de rápidas e grandes mudanças, é primordial que as empresas de TI invistam em métodos ágeis de produção e entrega contínua de sistemas. Neste cenário, a prática DevOps contribui – e muito – para o processo de inovação dentro das organizações.
Com essa abordagem, empresas que antes investiam em um sistema linear de desenvolvimento de software, com etapas a serem percorridas, agora é possível ter uma estrutura ágil, com entregas contínuas. Afinal de contas, o foco atual é na entrega rápida de novos recursos, permitindo, também, uma gestão mais dinâmica dos projetos de TI.
Aliados aos métodos como Scrum, eXtreme Programming e Kanban, como outros do mercado, o DevOps tem grande valor para as empresas e ajuda a trazer inovação contínua.
Quer saber como isso acontece? Acompanhe as nossas dicas a seguir!
DevOps e Scrum: com eles beneficiam as equipes de TI
DevOps
O surgimento das metodologias ágeis nos últimos anos ajudou as empresas de tecnologia a viabilizarem as entregas de software de forma mais rápida. Entretanto, nem todas elas conversavam entre si, o que gerou dúvidas sobre a eficiência do DevOps e sua parceria com o Scrum, por exemplo.
É possível, sim, mesclar DevOps e Scrum para gerar valor às empresas e trazer inovação contínua. Veja como fazer isso!
DevOps
A cultura DevOps mantém o foco na entrega ágil de produtos e de serviços de TI. Ema emprega práticas enxutas e ágeis, dentro de uma abordagem orientada ao serviço.
Nela, as equipes de desenvolvedores e operadores atuam em conjunto, utilizando ferramentas de automação que podem alavancar uma infraestrutura cada vez mais programável e dinâmica da perspectiva do ciclo de vida.
Scrum
O modelo Scrum implementa uma série de sprints para que os projetos evoluam. Segundo o framework ágil, os sprints são armazenados em períodos de tempo com duração inferior a um mês – geralmente duas semanas.
O Scrum tem equipes multifuncionais e auto organizadas, pois não há um líder geral do time que delegue tarefas.
De forma resumida, há dois papeis que direcionam todo o trabalho no Scrum: o Scrum Master (que ajuda a equipe a usar a metodologia no mais alto nível), e o Product Owner, que representa o negócio, clientes ou usuários, orientando a equipe na construção correta do produto.
Por que vale a pena integrar DevOps e Scrum?
Mesclar culturas e metodologias é algo bastante comum nas organizações, já que permite unir “o melhor dos mundos” para ter mais agilidade e qualidade nas entregas.
As equipes Scrum que adotam o DevOps têm uma forma diferente de trabalhar e acabam ganhando vantagens com isso.
Isso porque a cultura DevOps oferece mais transparência no conteúdo discutido durante os sprints, haja vista que todos os registros são acessados por todos membros de TI e de operações, em todas as fases de um projeto.
Outra vantagem dessa integração é que ela promove uma maior organização do Product Backlog, enfatizando as ações prioritárias dentro do projeto.
Como a cultura DevOps impacta na inovação das empresas?
DevOps
Nas metodologias mais tradicionais, a função do time de desenvolvimento era a de converter requisitos em programas. A equipe de operações instalava e mantinha os softwares rodando em uma infraestrutura já existente.
Cada grupo trabalhava em uma única etapa e não pelo projeto como um todo. Com isso, havia conflitos, retrabalhos e falhas na comunicação.
A cultura DevOps surgiu para superar esses limites e redefinir a forma de pensar a TI, trazendo processos automatizados e postura no desenvolvimento, além de reduzir a frequência de problemas técnicos em softwares e programas.
A Cloud Computing, por exemplo, foi bastante beneficiada com a disseminação do DevOps. Isso porque o DevOps permite que a organização divulgue os dados com mais rapidez, por meio da automação dos processos.
Com o DevOps, os empreendimentos têm a chance de trabalhar com mais agilidade na implementação de mudanças nos softwares. Isso traz inovação e permite que o negócio se antecipe às tendências do mercado.
Entre as principais vantagens de implementar a cultura DevOps em uma empresa, estão:
- Automação: ao eliminar o retrabalho, as equipes têm mais tempo para focar em melhoria e inovações, além de ter maior disponibilidade em casos de imprevistos;
- Escalabilidade: integrar as operações pode impulsionar uma evolução mais ágil, tanto de softwares quanto de serviços;
- Integração: as equipes atuam de forma integrada, incentivando a comunicação entre todas as pessoas envolvidas no negócio. Os colaboradores de TI, por exemplo, podem ampliar sua atuação e participar das fases de implantação e operacionalização, encurtando consideravelmente o tempo de execução das tarefas.
E aí? Convencido(a) de que o DevOps ajuda a trazer mais inovação para as empresas? Que tal investir nisso?
Newsletter HNZ
Fique por dentro de nossos conteúdos se cadastrando na nossa newsletter semanal! Clique aqui!
Artigos relacionados: