O monitoramento 24×7, também conhecido como telemetria, é o feedback em tempo real do funcionamento de serviços da internet, servidores, aplicativos, redes, monitoramento de nuvem pública e privada, monitoramento de usuários e gerenciamento de logs. Ele é muito importante para a equipe de DevOps, pois automatiza mecanismos de feedback, permitindo que tudo possa ser monitorado e medido. Permite nos preparar frente a possíveis problemas como também aprender frente aos comportamentos dos serviços e suas complexidades.
Com o auxílio do monitoramento 24×7, é possível identificar e resolver os problemas à medida que eles ocorrem. Esses dados, portanto, são altamente valiosos e úteis para técnicos e equipes que trabalham com DevOps.
Como o DevOps prevê um trabalho colaborativo por parte das equipes de desenvolvimento e operações de TI, o monitoramento 24×7 é um grande aliado na tarefa de entregar as melhores soluções e melhorar os processos da organização.
Qual é a importância do monitoramento 24×7?
Monitoramento 24x7
O monitoramento 24×7 ou telemetria ajuda a acompanhar as métricas – ponto fundamental para o sucesso da implementação da cultura DevOps.
Com a possibilidade de monitorar constantemente as métricas, bem como compartilhá-las e entendê-las rapidamente, fica mais fácil demonstrar o impacto das mudanças no desempenho da organização como um todo, além de identificar com precisão em quais pontos é preciso fazer mudanças ou otimizações.
Entre os principais benefícios de investir no monitoramento 24×7 estão:
- Melhora da satisfação do cliente;
- Monitoramento de como os clientes estão interagindo com o aplicativo;
- Manutenção da estabilidade e confiabilidade do sistema;
- Melhora da produtividade, integridade e desempenho de apps;
- Melhor consumo de memória, desempenho da CPU e tempo de resposta do banco de dados;
- Monitoramento de problemas de produção e interrupções para ver e resolver os problemas à medida que ocorrem;
- Monitoramento do comportamento do usuário para obter feedback do produto;
- Monitoramento de teste e implantação;
- Prevenção de erros futuros;
- Garantia de conformidade e menor risco de violações de segurança.
Como funciona o monitoramento 24×7
Monitoramento 24x7
O monitoramento pode coletar dados e ajudar a identificar problemas em diversas frentes. Confira:
Monitoramento de desempenho do site
Monitora o desempenho de serviços da Internet como HTTPS, servidor DNS, servidor FTP, certificado SSL / TLS, servidor SMTP, servidor POP, URLs, serviço da web SOAP.
Monitoramento de Servidor
Identifica interrupções e problemas do servidor com análise de causa raiz. Monitora Windows, Linux, FreeBSD, VMware e Docker.
Monitoramento de transações na Web
Grava e simula interações de usuário com várias etapas em um navegador real, otimizando formulários de login, carrinhos de compras e outros aplicativos.
Monitoramento de desempenho de aplicativos
Identifica servidores de aplicativos e componentes de aplicativos que estão gerando erros. Monitora plataformas Java, .NET, Ruby, Node.js, PHP, AWS e Azure.
Monitoramento de rede
Monitora dispositivos críticos de rede, como roteadores, switches e firewalls, trazendo visibilidade de desempenho necessária para gerenciar redes complexas.
Monitoramento de nuvem pública e privada
Monitora cargas de trabalho e soluciona problemas de desempenho de aplicativos em plataformas de nuvem e virtualização como Amazon Web Services, Azure e VMware.
Monitoramento de usuário real | RUM
Analisa e segmenta o desempenho por navegador, plataforma, geografia, ISP, etc.
Gerenciamento de logs da nuvem
Coleta e consolida problemas usando os logs do aplicativo nos servidores e sites do datacenter.
Atualmente, qualquer detalhe é extremamente importante no ambiente de negócios. Garantir o desempenho ideal de sites e aplicativos é fundamental e, por isso, o monitoramento 24×7 é um recurso de gerenciamento que vale a pena e traz benefícios dentro de uma estrutura DevOps.
Newsletter HNZ
Fique por dentro de nossos conteúdos se cadastrando na nossa newsletter semanal! Clique aqui!
Artigos relacionados: