Atualmente, todos os processos das empresas são baseados em tecnologia. Desde o chão de fábrica até a área comercial e diretoria, todos se beneficiam desse recurso. Por isso mesmo, é importante monitorar toda a infraestrutura de TI – e o Network Operations Center (NOC) é ideal para fazer isso.

Qualquer ambiente de Tecnologia da Informação (TI) exige cuidados constantes para que se mantenha rápido e eficiente. A tecnologia garante que a empresa continue competitiva e viável na economia global. Para evitar que um usuário final identifique um erro na infraestrutura de TI antes de a equipe responsável, é indicada a implantação de uma estrutura de NOC.

Esta central de operações de rede monitora toda a infraestrutura de TI para descobrir a existência de problemas no momento em que eles ocorrem. Assim, é possível agir o quanto antes para evitar que um erro de tecnologia gere perdas financeiras à organização.

A seguir, saiba o que é NOC, quando ele é indicado e por que ele é importante!

O que é um NOC?

NOC

O NOC, ou Centro de Operações de Rede em português, é uma estrutura de profissionais especializados que faz o monitoramento e a gestão dos eventos de TI.

Estes especialistas, que têm conhecimentos focados principalmente em administração de redes, fazem o monitoramento dos alertas gerados pelos ativos de TI. Seu objetivo é o de sempre manter o ambiente o mais estável possível.

Além de ajudar no monitoramento, o NOC também é responsável pela execução de scripts para estabilizar incidentes de maneira imediata. Isso gera, ainda, conhecimento a ser documentado para que a estrutura aprenda com o histórico de eventos, gerando um relatório de melhorias necessárias.

Como o objetivo sempre é o de evitar problemas futuros com conhecimento existente, os profissionais também podem fazer rotinas específicas para garantir a segurança das informações. Atividades de backup e atualização de licenças e softwares de segurança são exemplos.

NOC: terceirizado ou realizado internamente?

Um NOC pode funcionar tanto se for operado por equipes internas quanto de forma terceirizada.

Seja qual for o modelo escolhido, a equipe de NOC precisa se comprometer com a redução de downtimes para que os usuários internos e externos não sejam afetados por problemas de tecnologia.

Em geral, como as empresas têm recursos limitados, ter uma equipe terceirizada para acompanhar o comportamento da rede e a disponibilidade de todo ambiente de TI pode ser uma solução. Isso reduz custos com equipe interna e permite que a área de TI foque no core business da empresa.

Entretanto, se houver profissionais com experiência em monitoramento de infraestrutura de TI e redes, o trabalho pode ser realizado por uma equipe interna.

Como iniciar um projeto de NOC?

O primeiro passo para iniciar um projeto de NOC é buscar uma equipe qualificada. Diversas áreas de conhecimento em tecnologia podem ser aglutinadas em uma equipe.

O segundo passo é instalar ferramentas de coleta de dados em estações de trabalho, em servidores, na rede e no restante de toda a infraestrutura. Eles podem gerar relatórios de atividades que informam sobre falhas ocorridas.

Por fim, é preciso criar processos que auxiliem na prevenção e possibilitem uma detecção rápida dos problemas. Por isso, é importante descobrir as melhores práticas de TI e frameworks disponíveis para garantir isso.

Vantagens de adotar um NOC para monitorar o ambiente de TI

NOC

O NOC traz diversas vantagens ao ambiente de TI e promove mais segurança e confiabilidade aos processos. Entre as principais vantagens, estão:

1. Acompanhamento constante

Sabia que redes monitoradas têm resposta muito mais rápida e tempo de reparo bem menor em relação às que não são gerenciadas? Grande parte dos incidentes são causados por configuração ou erro humano e 75% das redes têm, pelo menos, uma vulnerabilidade de segurança.

Todas essas falhas refletem no resultado financeiro. Custa muito caro alocar diversos profissionais para resolver problemas que ainda não se sabe quais são.

2. Economia de tempo e aumento da eficiência

Com a economia de tempo e a redução de gastos, o aumento da eficiência é notório. Com isso, a organização poderá aplicar seus recursos em outras áreas, já que não precisará rastrear e compilar manualmente o inventário de ativos de TI da companhia.

Com o rastreamento automático, todos os equipamentos da rede são monitorados com informações em tempo real, poupando semanas de trabalho intensivo.

3. Coleta de dados automática

O gerenciamento e monitoramento remoto da infraestrutura fornece informações essenciais sobre a rede e as áreas que necessitam de melhorias. Isso economiza horas de trabalho ao administrador de TI e permite que os problemas sejam resolvidos rapidamente.

4. Manutenção ativa e detecção precoce

O processo de manutenção ativa permite que rotinas sejam realizadas para garantir maior estabilidade e segurança ao ambiente de TI.

Atualizações de software e definições de vírus, backups de informações críticas e manutenção dos principais sistemas podem ser automatizados por meio de scripts e ferramentas de automação.

Com o NOC, o monitoramento remoto pode ser feito 24h por dia e sete dias por semana. Sempre que houver uma irregularidade na rede, um alerta é enviado e o erro pode ser resolvido imediatamente.

5. Redução de interrupções

Períodos de inatividade custam caro para a organização e geram insatisfação dos seus clientes. Portanto, o monitoramento remoto e contínuo ajuda a melhorar o atendimento ao cliente.

Embora as falhas possam vir de várias formas, quando a rede é monitorada regularmente, até o menor problema é detectado e corrigido imediatamente.

Newsletter HNZ

Fique por dentro de nossos conteúdos se cadastrando na nossa newsletter semanal! Clique aqui!

HNZ

HNZ

Leave a Reply