Você já ouviu falar em Probely? Esse scanner de vulnerabilidade traz grandes benefícios aos engenheiros de segurança e desenvolvedores de software. Ele aumenta a velocidade da entrega de softwares, integrando os testes de segurança ao ciclo de desenvolvimento.
Com a sua ajuda e segurança, os engenheiros de segurança gastam menos tempo com trabalhos menos importantes e se concentram em ameaças críticas. Outra vantagem é tornar os desenvolvedores de software mais independentes, com instruções passo a passo sobre onde e como corrigir cada vulnerabilidade de acordo com a linguagem de programação.
Que tal entender melhor o Probely e quais são os benefícios de investir em um scanner de vulnerabilidade? Saiba tudo a seguir!
Quem usa o Probely?
O Probely é utilizado por engenheiros de segurança, desenvolvedores de software, equipes de segurança, equipes de desenvolvimento, equipes do Agile, SaaS (software como serviço) e qualquer empresa com ativos de aplicativos da Internet.
O que é um scanner de vulnerabilidade?
Probely
Um scanner de vulnerabilidades, como o Probely, é um software que identifica e reporta os problemas de segurança, ou seja, que elevam a vulnerabilidade a ataques.
Com base em seus resultados, é possível implementar soluções para corrigir o sistema, tornando-o mais seguro. Isso porque o scanner de vulnerabilidades, como o Probely, pode aplicar milhares de testes para encontrar falhas e coletar informações sobre potenciais riscos e problemas.
Esses testes encontram gaps na sua segurança, que podem ser explorados por hackers para acessar dados não autorizados, roubá-los, vendê-los ou comprometer o negócio de uma companhia.
Probely: vantagens de usar um scanner de vulnerabilidade
O principal benefício do scanner de vulnerabilidade é que ele é automático e está em operação constante, operando com custo menor do que o teste de penetração – mais voltado para o manual, sendo mais lento e caro.
Ao contrário do teste de penetração, que “tira uma foto” dos sistemas em um único momento, mas não patrulha os sistemas todos os dias. Já o scanner de vulnerabilidade, como o Probely, cuida do dia a dia e está em constante monitoramento.
1. Foco em DevOps
Desenvolvedores e DevOps valorizam testes de segurança independentes. O Probely fornece orientações precisas sobre como corrigir vulnerabilidades, bem como uma API completa e bem documentada.
2. Descobertas Relevantes
O tempo dos engenheiros é valioso e, por isso, esse scanner ajusta automaticamente o risco de gravidade da vulnerabilidade com base em seu contexto e fornece evidências para provar a legitimidade.
3. Verificação de vulnerabilidade de API
O Probely faz a varredura dos aplicativos ricos da web e APIs, incluindo quaisquer microsserviços e APIs independentes, que são baseados em uma Especificação OpenAPI (Swagger) ou Coleção Postman.
4. Integração CI / CD
Ele permite automatizar totalmente um aplicativo da web e fazer testes de segurança de API integrando o Probely aos pipelines de CI / CD. É possível, ainda, automatizar a sincronização bidirecional com uma plataforma de rastreamento de problemas preferida.
5. Conformidade
O Probely é um grande aliado para demonstrar a conformidade com os padrões PCI-DSS, OWASP TOP 10, ISO27001, HIPAA e GDPR, usando uma série de relatórios de gerenciamento detalhados com listas de verificação de requisitos e resumos.
Como o Probely funciona
Probely
O Problely faz uma varredura completa dos sistemas para encontrar vulnerabilidades. Então, trabalha com um framework de quatro partes para gerenciá-los, incluindo identificação das vulnerabilidades, avaliação do risco das vulnerabilidades, tratamento das vulnerabilidades e relatório dessas vulnerabilidades.
Identificando vulnerabilidades
As vulnerabilidades são identificadas pelo Probely localizando dispositivos, softwares e portas abertas. Isso porque ele é conectado a um banco de dados de vulnerabilidade, que se mantém em constante contato de atualização.
Uma vantagem do Probely é que ele pode ser mais ou menos agressivo, de acordo com as necessidades do usuário. Quanto mais agressivo ele for, maior será o peso sobre o sistema, podendo até causar lentidão.
Para evitar que isso aconteça, scanners de vulnerabilidade podem ser executados fora do expediente (apesar da possibilidade de que alguns dispositivos não estejam conectados ao sistema durante essas horas).
Avaliação de risco
O Probely pode gerar uma lista grande de vulnerabilidades identificadas, o que pode sobrecarregar o departamento de TI. Por isso, é recomendável que o scanner faça a triagem dessas identificações, determinando o nível de perigo da vulnerabilidade e qual impacto ela teria caso fosse explorada.
Ele pode também determinar quais medidas de segurança existentes podem combater a vulnerabilidade. Com base nesses dados, a equipe de TI avalia os melhores passos para eliminar o problema.
Tratamento de vulnerabilidades identificadas
O Probely identifica e trata as vulnerabilidades detectadas no processo de scanning. Nem sempre há uma solução fácil ou um patch disponível imediatamente, então, o scanner notifica o departamento de segurança da TI para endereçar as vulnerabilidades manualmente.
O time pode examinar a vulnerabilidade, encontrar uma solução ou decidir que a vulnerabilidade traz pouco risco e não precisa de uma solução.
Que tal conhecer melhor e passar a usar Probely? Podemos te ajudar nisso!
Newsletter HNZ
Fique por dentro de nossos conteúdos se cadastrando na nossa newsletter semanal! Clique aqui!