Há bem pouco tempo, muitos profissionais (incluindo gerentes e diretores de empresas) viam a TI como uma área importante para a empresa funcionar. Entretanto, aos poucos, ficou cada vez mais claro que a TI é determinante para o sucesso e crescimento das companhias. Como, então, fazer um bom gerenciamento dos serviços de TI?
Quando se contrata um serviço de TI, espera-se que ele seja de qualidade, certo? Entretanto, ele precisa ir muito além, estando alinhado às necessidades do negócio e na busca por redução de custos. O GSTI (Gerenciamento de Serviços de TI, Gestão de Serviços de Informática ou Gerenciamento de TI) é muito importante nessas horas.
Quando uma empresa não investe no gerenciamento dos serviços de TI, há diversos efeitos negativos sobre a operação. Os principais são:
- Produção com custos mais elevados (maior investimento em estrutura e mão de obra);
- Menor competitividade, já que os custos são repassados para o valor final do produto/ serviço;
- Maior tempo de desenvolvimento.
É claro que esses são alguns dos problemas trazidos pelo mau gerenciamento dos serviços de TI. Quando, no entanto, uma organização percebe seu valor e investe nisso, os resultados são muito positivos.
Dicas para um bom gerenciamento de TI
Gerenciamento TI
Quando uma empresa investe em frameworks e soluções de gerenciamento de TI, fica muito mais simples e eficiente mensurar os resultados e controlar as despesas.
Entre as vantagens de um gerenciamento de TI eficiente, estão:
1. Controle do budget
Quando se investe em estratégias de gerenciamento de serviço de TI, o custo fixo é transformado em custo variável, ou seja, você paga apenas pelo que usa. Assim, o capital investido em algo que não teria uso pode ser direcionado a melhorias de infraestrutura, produção, desenvolvimento, etc.
2. Custos com profissionais
Na busca por profissionais qualificados, existem alguns temporários que não atenderam às expectativas. Contratar profissionais, treiná-los e arcar com os custos trabalhistas podem ser fatores que limitam o potencial de crescimento de uma organização.
3. Mais especialistas com experiência
Isso vale para áreas que não incluem apenas a TI. Todos queremos ser atendidos por profissionais especialistas e com experiência, certo? Quando se investe no gerenciamento de TI, é possível ter qualidade, confiabilidade e experiência sem ultrapassar o limite do orçamento.
4. Maior competitividade
É preciso alocar tempo e outros recursos para a TI funcionar de maneira correta e eficiente. Um negócio pode ser fortalecido caso esses recursos, em vez de serem investidos em uma TI interna, forem destinados ao desenvolvimento de produto ou serviço, qualidade de matéria-prima ou qualquer outro fator importante para o desenvolvimento de um negócio.
5. Acompanhamento e implementação de novidades e tendências
Projetos antigos e novos têm maior chance de sucesso se acompanhados por mecanismos e recursos que trazem mais produtividade e eficiência. Para isso, é importante acompanhar quais são as tendências e novidades tecnológicas, avaliando quais devem ser implementadas por especialistas experientes.
6. Menos obstáculos
Com o foco no core business da organização, toda a cadeia de produção ou prestação de serviço fica melhor. Um bom gerenciamento de TI evita que a organização sofra qualquer tipo de perda, melhorando o processo de tomada de decisões e estratégias que exigem expertise e know-how.
7. Redução de riscos, aumento de segurança
Firewall e antivírus não são suficientes para a segurança de uma rede e de seus dados. Há uma série de fatores como nobreak, storage e datacenter que são fundamentais para a segurança preventiva. A segurança levava à esquerda com DevSecOps, segurança by design, nos ajuda a construir soluções segura e menos vulneráveis.
Principais modelos de Gerenciamento de Serviços de TI
Gerenciamento TI
Há diversas formas de gerenciar serviços de TI. Os principais serviços disponíveis são:
ITIL
O Information Technology Infrastructure Library é um dos modelos de gerenciamento mais conhecidos e utilizados. Ele traz uma coletânea das melhores práticas para o alinhamento da TI com as necessidades da organização, de forma que a gestão dos serviços prestados seja otimizada da melhor forma e com redução de custo.
COBIT
O Control Objectives for Information and Related Technology é um framework de governança que difunde diferentes conceitos e práticas de TI. O foco nesse modelo de gerenciamento é em investimentos dentro das necessidades da empresa.
CMMI
O Capability Maturity Model Integration é uma ferramenta de gestão que proporciona melhoria de processos, produtos e serviços. Seu foco é na aplicação em desenvolvimento de softwares e tem cinco estágios por onde os processos passarão.
PMBOK
O Project Management Book of Knowledge é referência quando se trata de gerenciamento de projetos que são aplicadas em outros segmentos além de TI. Sua metodologia divide projetos em cinco fases com atividades e escopos definidos.
ISO 20000
É o primeiro padrão internacional de gerenciamento de serviços de TI, definindo requisitos formais, mostrando políticas, objetivos e procedimentos que deverão ser adotados.
DevOps
Conjunto de boas praticas que transformam os processo de construção e entrega em processos contínuos, ágeis e adaptáveis, levando a estabilidade em todo o fluxo.
DevSecOps
Práticas de segurança no processo continuo do DevOps, permite automatizar e levar a segurança como código.
Um gerenciamento de TI bem feito só traz vantagens. Que tal investir nisso e encontrar as melhores ferramentas para o seu negócio?
Newsletter HNZ
Fique por dentro de nossos conteúdos se cadastrando na nossa newsletter semanal! Clique aqui!